FUNDAÇÃO MARCOS AMARO INAUGURA FAMA CAMPO, UM ESPAÇO QUE UNE NATUREZA E ARTE


Caminhar por um espaço aberto, com 100 mil metros de área verde, tomado pela natureza, e se deparar com obras de arte, sem muitas orientações ou mediações. Essa é a proposta da FAMA Campo, extensão do museu FAMA - Fábrica de Arte Marcos Amaro, que inaugura em 30 de novembro em Mairinque, no interior de São Paulo.

O Espaço surge como um novo conceito entre a natureza, o tempo e as transformações inevitáveis dessa relação.

Com exposições a céu aberto, o FAMA Campo será um lugar onde artistas podem experimentar o conflito entre suas técnicas e, principalmente materiais, dentro da imprevisibilidade da natureza.

Para Ricardo Resende, diretor artístico da Instituição, o desejo do FAMA Campo é “andar e pensar a escultura a céu aberto de maneira a nos permitir o deslumbramento de um museu sem paredes, sem muros, sem proteção do sol, do vento, da chuva, do mato, dos insetos e dos bichos. Onde a arte esteja em total sintonia com as paisagens dada e modificada. Onde a escultura é transformadora e ao mesmo tempo é transformada pela natureza.”

A provocação aos artistas que terão suas obras no local é justamente a do perecível, do transitório e da potência entre materialidade da arte e da transformação do tempo, das condições, das mutações invariáveis da exposição dessas obras ao espaço aberto.

A primeira artista convidada a ocupar o terreno será Marcia Pastore, com a obra Transposição, 2019 -- um deslocamento e contenção de terra utilizando a técnica da taipa em que se usa o capim e um dado mais recente, o cimento, para garantir a estrutura das paredes, medindo 1,5 x 3 (alturas) x 20 x 40.

Serviço

Abertura da FAMA Campo

30 de novembro, sábado, a partir das 14h30

Endereço: FAMA Museu - Rua Padre Bartlomeu Tadei 09, Vila São Francisco, Itu, SP.

FAMA CAMPO -- Sítio Santa Clara, Bairro do Mato Dentro, município de Mairinque. CEP-18120-00

Como chegar:

Saída de São Paulo da Galeria Kogan Amaro (Alameda Franca, 1054, Jardins), às 14h30 Saída de Itu do FAMA Museu (Rua Padre Bartolomeu Tadei, 09, Vila São Francisco) com destino à FAMA Campo, às 15h

Transporte gratuito

Fonte: Assessoria de Imprensa - Legenda: Transposição (2019), de Márcia Pastore | Créditos: Hugo Curti

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem