As
startups do setor de gamificação interessadas em participar do Pitch
for Change, sessões de pitching (apresentações
rápidas, executivas e vendedoras) que fazem parte do VII Festival Games for Change América Latina, precisam ficar atentas ao calendário. Termina
nesta sexta-feira, dia 15 de novembro, o prazo para
preencher o formulário de inscrição online. A rodada de pitching será
acompanhada e validada por investidores e patrocinadores com interesse em
associar suas marcas a projetos de inclusão e transformação.
Uma das atrações da São Paulo
Play Week – maior evento brasileiro voltado ao segmento de jogos
e games de impacto social, promovido pelo grupo
de pesquisa e extensão Cidade do Conhecimento da
USP, de 28 de novembro a 8 dezembro –, o VII Festival Games for Change América Latina tem como principal objetivo viabilizar a
aproximação de startups voltadas à criação de aplicativos, jogos e games de temáticas inclusivas com os fundos de venture
capital, fintechs e investidores-anjo em busca de parcerias com desenvolvedoras
de jogos.
O Festival, que vai
ocorrer entre 5 e 8 de dezembro, em São Paulo, é uma parceria com a renomada
aceleradora de startups G4C – Games for Change Accelerator, de Nova York,
e tem apoio da Abragames (Associação Brasileira das Empresas Desenvolvedoras de
Jogos Digitais) e das aceleradoras BNDES Garagem e Liga Ventures.
Motivos não faltam para investir no segmento
de games. O setor movimentou US$ 1,5 bilhão
(aproximadamente R$ 5,6 bilhões) no País em 2018, de acordo com a Newzoo,
principal empresa de pesquisa do ramo. O Brasil já é o principal mercado
da América Latina e
está em 13º no ranking mundial.
Inclusão
O Pitch for Change visa a dar visibilidade e legitimidade inéditas a jogos brasileiros que possam contribuir para campanhas mundiais como a MIL CLICKS e a Education for Justice da ONU. Alinhada com essa proposta, a Abragames concedeu ao evento o Selo de Apoio e Incentivo à Diversidade em suas três categorias: Diversidade de Gênero, Racial e LGBTQI+. Os Selos atestam que a organização do evento conta com pessoas que representam essas três minorias e que há interesse por parte da organização em fazer dele um evento com público diverso. Esse também é um incentivo para que as empresas adotem propostas de impacto social nos produtos a serem apresentados nos pitching, aumentando o interesse dos investidores.
O processo está organizado em três fases. A
primeira, que termina na sexta-feira dia 15 de novembro,
é de pré-inscrição. Basta preencher o formulário online e indicar as
características e objetivos básicos de cada projeto. Na segunda fase, serão
selecionadas as propostas mais consistentes com a agenda da rede mundial Games for Change.
As empresas poderão então confirmar seu interesse fazendo a inscrição
definitiva (será cobrada das empresas e projetos selecionados uma taxa de
inscrição de R$ 100). A partir desse momento, serão selecionadas as propostas
que poderão ser apresentadas durante o VII Festival Games for Change América Latina, nos dias 5 e 6 de dezembro.
A comissão julgadora terá a participação de
Margaret Wallace, gestora da G4C -- Games for Change Accelerator, e
especialistas em mercado de games da aceleradora
de Nova York. Os critérios para a seleção incluem startups que, além de
utilizar o conceito de gamificação, fomentem a economia criativa e causem
impacto social e pessoal transformadores. Um exemplo são propostas que utilizem
jogos, games ou brinquedos para criar um modelo
de negócios disruptivo, que promova a inclusão, a acessibilidade e a
diversidade.
“Do ponto de vista do investidor,
trata-se de entrar em mercados emergentes no campo do entretenimento com a
segurança de avaliações e apoios ao desenvolvimento que se alinham aos valores
de sustentabilidade, diversidade, acessibilidade e justiça, portanto, ampliação
do impacto e redução de riscos dos investimentos”, afirma Gilson Schwartz,
coordenador do grupo de pesquisa Cidade do Conhecimento da
USP, responsável pela realização da São Paulo Play Week.
No dia 8 de dezembro, no encerramento da São
Paulo Play Week, serão anunciados os vencedores, que terão vários
benefícios. Entre eles, apresentação dos projetos no Games for Change Festival, em Nova York, em
2020, e mentoria da equipe de pesquisadores, desenvolvedores e centros de
pesquisa associados, tais como a rede “Playable Cities” (Universidade de
Coventry), o laboratório ICCA (Universidade de Paris) e outros.
Os projetos vencedores também serão
encaminhados para a Abragames, tendo como objetivo a certificação com o selo
Diversidade --as propostas de jogo deverão contemplar impactos que atendam aos
requisitos de diversidade da Abragames ou aos valores de Acessibilidade,
Diversidade e Justiça da São Paulo Play Week. Além disso,
serão integrados à plataforma de criptomoedas da Cidade do Conhecimento, ou seja,
cada projeto poderá contar com o selo “Cidade do Conhecimento” e integrar uma
biblioteca global de jogos de impacto.
Fonte: Assessoria de imprensa
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