Crescer
dentro de uma empresa requer uma série de pequenos detalhes. Entre eles estão
questões comportamentais, relacionamento com colegas e clientes, ótimo
desempenho e excelentes resultados. O desafio, na verdade, é identificar quando
se está superando as expectativas da sua liderança.
Alexandre
Slivnik, especialista em recursos
humanos, diretor da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento
(ABTD) e especialista em excelência em atendimento pela Universidade de Harvard, diz que para ter mais chance de alcançar uma boa posição no seu
trabalho é importante ter um bom entendimento dos objetivos da organização que
atua. “Além do relacionamento com a equipe e os líderes, é preciso ajudar a
empresa a prosperar de todas as maneiras, seja ajudando os colegas em processos mais difíceis, sugerindo mudanças que podem
ser positivas e realmente ter ações que se conectem com o propósito da
empresa”, aconselha.
No entanto,
além da boa vontade e alta produtividade, é essencial buscar a opinião dos
chefes para que eles possam apontar qualidades
e defeitos que possam ser desenvolvidos e, dessa forma, criar ainda mais
oportunidades de subir de cargo ou até mesmo ganhar um aumento.
Slivnik
reforça que em uma empresa, o colaborador é
parte de uma equipe e por isso, não há como vencer sem que o time todo vença.
“E isso serve para todas as profissões e
cargos. As pessoas necessitam canalizar suas energias e esforços para o sucesso coletivo. Para isso,
é necessário solicitar o feedback dos líderes e até para outros
colegas, que podem dizer como o trabalho desempenhado vem contribuindo para o dia a dia do cumprimento das tarefas e metas.
Nós evoluímos quando ouvimos as pessoas que estão ao nosso redor, por essa
razão é importantíssimo solicitar opiniões e buscar conversar com as pessoas e
não apenas esperar que elas cheguem até você”, aponta Alexandre.
O especialista explica que não existe uma hora certa para fazer isso e pode ser de maneira informal, durante um
café ou após uma reunião. “O ideal é ter uma conversa esclarecedora sobre os
pontos que podem ser melhorados e também os aspectos em que
o colaborador está indo bem”, indica o especialista.
E uma das
principais funções do líder, segundo Alexandre, é justamente identificar as
forças dos funcionários para que eles possam
desenvolvê-las ainda mais para realizar
trabalhos excepcionais. Já para o colaborador,
é necessário saber ouvir e aplicar as dicas para conseguir boas chances de crescimento dentro em um ambiente corporativo. Ter autonomia é um grande
diferencial: executar as tarefas de antemão, sem que seja solicitado é algo
notável.
As principais dicas de Slivnik são estar sempre disponível para aprender e encontrar formas de se diferenciar. “Saber
quais são os objetivos da empresa em que
trabalha, as ações que levam a esses propósitos de maneira mais rápida, e
ajudar as pessoas que estão ao redor para que
elas também alcancem esses metas irão colaborar para impulsionar
a carreira dentro da empresa e conquistar a tão
sonhada promoção”, finaliza.
Alexandre
Slivnik é reconhecido oficialmente pelo governo norte
americano como um profissional com habilidades extraordinárias (EB1). É autor
de diversos livros, entre eles do best-seller O Poder da Atitude. É diretor
executivo do IBEX – Institute for Business Excellence, sediado em Orlando / FL (EUA). É vice-presidente da Associação
Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e diretor geral do Congresso
Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD). É membro da Society for Human Resource
Management (SHRM) e da Association for Talent Development (ATD). Palestrante
e profissional com 19 anos de experiência na área de RH e Treinamento. É
atualmente um dos maiores especialistas em excelência em serviços no Brasil. Palestrante Internacional com
experiência nos EUA, ÁFRICA e JAPÃO, tendo feito especialização na Universidade
de HARVARD (Graduate School of Education - Boston/ EUA). www.slivnik.com.br
Foto: Reprodução/divulgação Fonte: Assessoria de Imprensa
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