O BRASIL QUE GRITA TEM VOZ DE MULHER


Quem consegue definir o Brasil? Em Encontro de Marésescrito pela baiana radicada na Alemanha Manuela Marques Tchoe e publicado pela Editora Pendragono leitor irá se emocionar com a história de mulheres brasileiras negras e fortes cujas vidas foram impactadas pelos horrores, as belezas e a magia que só esse país sabe conciliar.
Encontro de Marés é um romance que conta a história de mãe e filha separadas por circunstâncias cruéis da vida. A obra é ambientada em cenários nacionais, como Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Ouro Preto (MG), Chapada Diamantina (BA) e Blumenau (SC), e se passa ao longo de quase três décadas. A pobreza, a violência e a prostituição infantil – tema controverso muitas vezes omitido quando se retrata o país – estão presentes no livro ao lado da música, da gastronomia e do misticismo próprios do Brasil
Na trama, Rosa é uma criança inocente que vive com sua carinhosa avó Dalva na Salvador dos anos de 1980. Aos 12 anos, ela tem a infância interrompida quando seu pai, Benedito, a sequestra e a obriga a se prostituir.
“Depois daquela noite maldita vieram tantos que eu perdi a conta. A dor do corpo foi embora, meus movimentos se tornaram automáticos. A tortura que eu sentia era na alma… era como se um maremoto passasse por cima dela, as ondas gigantes deixando minha pobre alma num coma profundo. Mesmo com meu espírito em petição de miséria, eu tentava agradar os clientes. Tinha medo, simples assim. E se alguém reclamasse da minha falta de putice?” (Encontro de Marés, pág. 52)
Anos mais tarde, Mariana chega ao Rio de Janeiro a contragosto, obrigada a trabalhar em um projeto na favela da Rocinha – e encarar o passado de uma vez por todas. Quando criança, fora deixada em um orfanato e adotada por um casal de alemães. Para tentar esquecer traumas, ela nega suas origens.
Aos poucos, Mariana reconecta-se com o Brasil, decide buscar respostas sobre o passado e descobre que sua vida está entrelaçada à de Rosa. Nessa trajetória, ela terá a companhia de Eduardo, com quem trabalha na filial de uma ONG alemã na favela da Rocinha e por quem se apaixona.
“Confusa com todos falando sem interrupção, Mariana mal disfarçava seu desespero, indecisa. Na Alemanha provavelmente ninguém daria bola às suas origens estrangeiras, porém aqui era a atriz principal dessa novela de quinta categoria, objeto de fascinação justamente no palco de momentos negros que agora precisavam ser ignorados, postos de lado. Tudo em prol de convencer seus supervisores de que (...) poderia se reconciliar com a nação que há tanto tempo lhe havia dado as costas.” (Encontro de Marés, pág. 26)
Manuela Marques Tchoe colocou nessa obra uma rica experiência de vida. Nascida em Salvador, ela mora em Munique, na Alemanha, desde 2005 e trabalha como executiva de marketing. Ao escrever esse que é seu segundo livro, a autora também reviveu suas origens, transformando o Brasil quase em um personagem em si.
Encontro de Marés é uma obra linda como as culturas que expressa, tem a força das mulheres que retrata e grita como as meninas sexualmente exploradas deveriam poder gritar. Um livro para dar orgulho a qualquer brasileiro.
Ficha técnica:
Título: 
Encontro de Marés
Autora:
 Manuela Marques Tchoe
Editora: Editora Pendragon
ISBN-10: 6580199075
ISBN-13: 978-6580199075
Dimensões: 
14 x 21,6 cm
Páginas: 
294
Preço34,90
Sinópse: Na mística Salvador, Rosa cresce na casa de sua carinhosa avó Dalva, sem ideia das circunstâncias que a impediram de ter pai e mãe presentes em sua vida. Sua infância feliz é interrompida quando seu pai reaparece e a rapta, transformando sua vida para sempre. Tempos depois, Mariana aterrissa no Rio de Janeiro, amaldiçoando sua vinda para o país que um dia lhe deu as costas. Quando criança, ela fora abandonada por sua mãe num orfanato, sem nunca entender por que fora deixada para trás. Adotada por um casal de alemães, tudo o que Mariana mais desejava era esquecer seus traumas e apagar traços de sua origem. Mas o horror de um tiroteio na favela da Rocinha desperta o seu desejo mais intrínseco: buscar respostas sobre o seu passado. Com suas vidas entrelaçadas, Rosa e Mariana são confrontadas com decisões impossíveis e desencontros. E lutam contra o tempo – até seus caminhos se cruzarem novamente.
Sobre a autora: Manuela Marques Tchoe é uma escritora baiana que vive desde 2005 na Alemanha, onde trabalha como executiva de marketing. É casada com um alemão de ascendência coreana e tem um filho. É autora de “Ventos Nômades”, uma coleção de contos que cruzam continentes e exploram o desejo de viajar e a vida de imigrante. “Encontro de Marés” é seu segundo livro. 
Fonte/Foto-reprodução-divulgação: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem