TIROLEZ DÁ SETE DICAS PARA PREPARAR UMA FONDUE DE QUEIJO PERFEITA


Criadas na Europa, as fondues já se tornaram hábito das famílias brasileiras. Além de muito prática, uma refeição que tenha no centro da mesa uma panela com queijo derretido fumegante sobre um réchaud (o pequeno fogareiro que a mantém aquecida) é sucesso na certa.

Veja sete dicas da Tirolez para sua fondue ficar ainda mais gostosa:

1. A fondue é uma especialidade dos Alpes Franceses e Suíços, composta por um ou mais queijos derretidos em vinho branco, em temperatura baixa, em uma panela especial: o caquelon. No Brasil, o utensílio é chamado simplesmente de aparelho para fondue e, geralmente, é composto por três partes: a panela com tampa, o suporte e um réchaud. As melhores panelas para fondue de queijo são as esmaltadas, que distribuem bem o calor e evitam que o queijo grude no fundo. O ideal é ter uma panela para cada grupo de 4 convidados.

2. Os melhores garfos para fondue têm cores diferentes ou são marcados por uma cor no cabo. Além de deixarem a mesa mais bonita, ajudam cada um a distinguir seu garfo dentro da panela. Há também aparelhos de fondue elétricos. Embora não tão charmosos quanto os que possuem um réchaud tradicional, em que se coloca líquido inflamável e fogo, têm a vantagem de facilitar o controle da temperatura.

3. A receita tradicional de fondue é uma mistura dos queijos Gruyère e Emmental, com vinho branco seco e algum tipo de bebida destilada. Mas, embora pareça simples, não é muito fácil conseguir o ponto ideal dos queijos derretidos na panela. Por isso, vale lançar mão das fondues A fondue Tirolez é uma mistura ideal de queijos, entre eles os da receita clássica, suavemente derretidos em vinho branco seco e conhaque brandy. Basta abrir a embalagem e seguir as instruções de preparo. Cada embalagem de 400 g serve de 3 a 4 pessoas.

4. O melhor momento para preparar a fondue é mesmo na hora de servir. Por isso, uma boa ideia é esperar os convidados chegarem, oferecer alguns aperitivos e só então ir à cozinha. Caso você decida fazer com muita antecedência, a mistura de queijos irá engrossar à medida em que esfria. Caso isso aconteça, acrescente um pouco de vinho branco seco para que volte a ter uma textura cremosa. A dica vale também depois que a fondue estiver servida: caso seja superaquecida e engrossar, basta acrescentar um pouco de vinho branco seco e misturar. O vinho branco seco, aliás, é a bebida ideal para harmonizar com o prato.

5. O acompanhamento mais tradicional para a fondue de queijo é o pão, que deve ser levado à mesa cortado em quadrados com mais ou menos 2 cm. Prefira pães de casca dura, como o italiano ou pão francês amanhecido, que ficam firmes no garfo quando são mergulhados no queijo. Pães moles ou folheados, como o pão de forma, brioche e croissant não são adequados, pois ficam ainda mais molengos dentro do queijo e acabam se soltando dentro da panela. Além de pães, você pode inovar servindo picles, como pepinos e cebolinhas em conserva ou optar pelos tradicionais tomates- cereja, cenouras, batatas bolinha, cogumelos paris e até goiabada, para os que gostam de queijo com combinações doces.

6. Mas se quiser sair totalmente do tradicional, vale acrescentar a cada pacote de 400 g da fondue já aquecida, 100 g de queijo tipo Gorgonzola Tirolez picadinho e deixar derreter. Uma ideia criativa é montar espetinhos coloridos com os acompanhamentos e deixar os convidados se deliciarem.

7. A fondue de queijo é também uma ótima base para o preparo de fondue de carne. Isso mesmo! Tempere com sal e pimenta cubinhos de um corte de carne bem macio e com pouca gordura, como alcatra ou filé mignon, e faça espetinhos com dois ou três cubinhos. Grelhe a carne e leve à mesa junto com a fondue, temperada com um pouco de páprica doce. Basta mergulhar os espetinhos de carne no queijo e se deliciar.

Sobre a Tirolez

Fundada há 39 anos, a Tirolez é uma das mais tradicionais marcas de laticínios do País. Com mais de 1.600 colaboradores, a empresa dispõe de seis fábricas e um Centro de Distribuição em São Paulo. Suas fábricas localizam-se em Minas Gerais (Tiros, Arapuá e Carmo do Paranaíba), em São Paulo (Monte Aprazível e Lins) e em Santa Catarina (Caxambu do Sul). Os produtos Tirolez possuem grande aceitação no mercado brasileiro em razão da elevada qualidade e tradição. Tais características decorrem, entre outras causas, da qualidade do leite, do cuidado e do carinho que dedica a seus produtos durante todas as etapas de produção. O portfólio da empresa é composto por mais de 40 tipos de produtos e mais de 100 SKUs, que podem ser encontrados em todo o Brasil.

Saiba mais curtindo as redes sociais da marca ou acesse o site www.tirolez.com.br

Fonte: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem