RECEITA PARA O DIA DAS MÃES: LASANHA DE PUPUNHA AO MOLHO DE COGUMELOS + CREME DE MACADÂMIA COM UVA ROSÉ E REDUÇÃO DE VINHO DO PORTO



chef Iracema Bertoco, do Centro Europeu (www.centroeuropeu.com.br), principal escola de gastronomia do Brasil, preparou duas receitas surpreendentes e deliciosas como sugestão para o Dia das Mães: Lasanha de Pupunha ao Molho de Cogumelos como prato principal e Creme de macadâmia com uva rosé e redução de vinho do Porto para a sobremesa. Confira:

Lasanha de Pupunha ao Molho de Cogumelos

Chef Iracema Bertoco – Centro Europeu

Ingredientes (rendimento 4 porções):

- 1 basal de pupunha (parte mais grossa)
- 1 talo de alho poró
- 6 tomates bem maduros sem pele e sem sementes picadinhos
- Folhas de manjericão fresco
- 1 dente de alho amassado
- ¼ de cebola picadinha
-  150g de cogumelos paris fresco cortados em juliene
- 100 g de cogumelos shitake cortados em juliene
- 120ml de creme de leite fresco
- 50g de parmesão
 - 30 ml de azeite
 - 1 pitada de Nós moscada
- Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

Cortar o palmito em lâminas finas, cozinhar em água fervente com uma pitada de sal por 3 minutinhos. Escorrer e reservar.

Molho de cogumelos:  Em uma panela refogar no azeite a cebola com o alho. Quando dourar, acrescente o tomate, mexer por dois minutos e acrescentar os cogumelos e deixar mais 1 minuto.

Acertar o sal e pimenta a gosto e finalizar com o manjericão.  Reservar.

Molho branco de alho poro: Refogar o alho poro por dois minutos com um fiozinho de azeite. Acrescentar o creme de leite fresco, temperar com sal, pimenta e nós moscada. Deixar no fogo baixo até engrossar um pouquinho e ficar cremoso.

Montagem: em um refratário ou assadeira, espalhe um pouquinho do molho de cogumelos, coloque as lâminas de lasanha e por cima o molho de alho poro. Repita mais uma vez as camadas e finalize com queijo parmesão. Leve ao forno pré aquecido 200 graus pra gratinar. Cerca de 15 minutos. Pode decorar com amêndoas laminadas tostadas.

Creme de macadâmia com uva rosé e redução de vinho do Porto

Chef Iracema Bertoco – Centro Europeu

Ingredientes (rendimento 4 porções):

- 200g de macadâmias cruas (pode substituir por castanha de caju crua)
- 100 ml de água de coco
- 15 ml de extrato de baunilha
- 50g ml de agave (ou outro adoçante)
- 200g de uva rosé (sem sementes)
- 300 ml de vinho do porto

Modo de preparo

Deixar as macadamias de molho em água por 4 horas. Descarte a água e bater as macadamias no liquidificador com a água de coco, e extrato de baunilha e o agave, até formar um creme. Leve pra gelar. Enquanto isso, leve o vinho do porto em fogo médio pra reduzir ¾. Deixar esfriar e acrescente as uvas roses cortadas ao meio. Deixe por 2 horas no mínimo pra concentrar o sabor. Servir o creme de macadâmia com a calda de uva por cima. 

Fonte/Fotos-reprodução-divulgação: Assessoria de Imprensa - Legenda: *Creme de macadâmia com uva rosé e redução de vinho do Porto *Lasanha de Pupunha ao Molho de Cogumelos

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem