O planejamento deste novo tipo de evento, que se
tornou usual durante a Pandemia do #COVID19, e que passará a compor o cardápio
do “Novo Normal” no nosso cotidiano, requer um protocolo mínimo para a sua
exitosa e operosa realização.
Alerto que o planejamento de uma reunião ou evento
remoto, deve começar pela cuidadosa escolha do aplicativo que vai ser usado por
parte do(a) anfitrião(ã).
Esta escolha deve ser feita, priorizando a
segurança, de que não haverá roubo de dados dos seus participantes durante e
depois da sua realização.
O aplicativo ou plataforma escolhido deve ser de
fácil manuseio e preferencialmente, desenvolvido como um Software
Livre, e que cujo protocolo não seja exigido que os (as) convidados e
convidadas, façam a sua instalação no seu aparelho de celular ou no computador
– (pois em geral estes, partir da instalação, se tornam um robô espião, e
captador permanente dos dados do usurário.
O aplicativo a ser escolhido deve também
possibilitar: gratuidade, fácil manuseio, uso da sessão por tempo ilimitado,
participação de grande número de pessoas, gravação da reunião-evento
e/ou transmissão para outras plataformas.
Tal
cuidado por parte do O(a)anfitrião(ã) se justifica porque este terá que ter o
aplicativo-plataforma instalada para originar os links. E se tornou
fundamental evitar o roubo de dados dos participantes da
reunião-evento, principalmente pelos precedentes históricos já
existentes, do roubo de dados de milhões de contas
conhecido como o Escândalo de dados do
Facebook–Cambridge Analytica (https://pt.wikipedia.org/wiki/Esc%C3%A2ndalo_de_dados_Facebook%E2%80%93Cambridge_Analytica),
que possibilitou o uso manipulatório, indutor e
ilegal dos dados das pessoas enquanto eleitores e
consumidores, o que fez com que, mesmo contra os amplos
interesses da maioria da coletividade, houvesse a vitória
eleitoral nas campanhas de Trump e Bolsonaro entre outras
realizadas na África, Eurásia e Oceania; bem como a saída da Inglaterra da
Comunidade Européia na campanha do Brexit; só para citar as mais
divulgadas pela mídia e pelo filme “Privacidade Hackeada” – (https://www.netflix.com/br/title/80117542 ).
Correspondendo a essa diretiva, recomendamos
preferencialmente o uso do aplicativo Jitsi meet que até aqui vem preenchendo
todos esses requisitos. (https://jitsi.br.uptodown.com/windows/download)
Sugerimos a quem quer realizar uma operativa e
exitosa Reunião Remoto (RR), adaptar as dicas deste Tutorial ao tipo específico
de sua reunião, e quando for enviar o link com o convite de entrada na sala,
deletar o texto que lá se encontra e copiar e colar o seu texto tomando como
paradigma o que apresento a seguir:
“Olá Seja bem-vindo(a)! Por favor, solicitamos que
ao entrar na sala desligue imediatamente os microfones, para evitar que o som
do seu ambiente não seja transferido p/ a sala de reunião.
Informamos que a reunião seguirá o seguinte
roteiro:
1. O(a)anfitrião(ã) fará o acolhimento aos(as)
participantes lhes dando boas vindas.
2.Após 10 minutos de tolerância da hora marcada,
será iniciada a reunião com o início da 1ª Rodada, com as apresentações de
todos e todas por ordem alfabética em 1 minuto. (Devendo o(a) participante
ligar o microfone e após a sua apresentação desligá-lo).
3. Em seguida o(a)anfitrião(ã) solicitará que todas
e todos desliguem os microfones e câmera - (Para garantir a equalização e
rapidez da transmissão da sala, porque entre as pessoas presentes haverá uso de
diferentes capacidades e velocidades de transmissão na internet).
4. O(a)anfitrião(ã) fará a apresentação da Pauta em
1 (um) Minuto e controlará o tempo de fala de cada participante.
5. O(a)anfitrião(ã) apresentará a Relatoria dos
trabalhos p/ elaborar a lista de inscritos e a Memória da Reunião.
6. O(a)anfitrião(ã) apresentará a regra que para
cada ponto de pauta o inscrito para falar, poderá dispor do tempo de 2+1
minuto. (2 (dois) minutos para o desenvolvimento e 1 (um) minuto para a
conclusão do pensamento. Quando a fala chegar aos 2 min. o(a)anfitrião(ã)
avisará ou dará um sinal ao inscrito que esta tem apenas 1 Minuto para concluir
o raciocínio.)
7.Após vencidos os debates das pautas
O(a)anfitrião(ã) dará a palavra para a Relatoria que fará a apresentação das
propostas havidas na reunião.
8. O(a)anfitrião(ã) retoma a palavra e pergunta se
há aditivos às propostas apresentadas ou inclusão de novas propostas, que devem
ser preferencialmente apresentadas no chat.
9. O(a)anfitrião(ã) porá em votação as propostas
apresentadas e consensuadas, “solicitando que quem concorda permaneça como
está “sendo estas transformadas em decisões e encaminhamentos.
10. O(a)anfitrião(ã) fará indicativo de data para
próxima reunião. (Se for um grupo permanente, é bom que seja preparado antes,
para ser apresentado e aprovado na reunião, um calendário trimestral ou
semestral das próximas reuniões.)
11. Na finalização dos trabalhos, o(a)anfitrião(ã)
por ordem alfabética, concede a fala p/ cada presente para suas considerações
finais e despedidas, com tempo de 1(um) minuto.
12. O(a)anfitrião(ã) encerrará a reunião com uma
atividade cultural. (com um vídeo, música, ou uma frase, pensamento, provérbio,
poema –(curto).
13. Final: O(a)anfitrião(ã) pedirá aos presentes
que abram os seus microfones e câmeras para a fotografia do evento e o
inté!.
Fonte Artigo: ALEXANDRE GUEDES ADVOGADO
- OAB/PB 5546
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- João Pessoa, Paraíba, Brasil. - CEP 58.000-00
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Foto/crédito: Formatto
Victor Hugo
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