HOTEL VILA NAIÁ REABRE EM SETEMBRO COM NOVO POSICIONAMENTO


Não se sabe ao certo a origem da expressão “art de vivre” - em tradução livre, arte de viver. Ninguém duvidaria, no entanto, se surgisse uma lenda que atribui sua criação a um francês encantado com Corumbau (longe de tudo na língua dos índios Pataxó), no Sul da Bahia.

E foi lá que os portugueses se apaixonaram pelo Brasil em 1500, com seu mar límpido e calmo, onde se avistam baleias, com a luz única do paralelo 17 e cores que fariam William Turner pintar sem parar.

Antes da categoria glamping (glamour + camping) se tornar tendência de hospedagem internacional, antes mesmo dela ter sido inventada para designar meios de hospedagens luxuosos e autênticos, isolados no mundo e em comunhão com a natureza exuberante, a empreendedora Renata Mellão chegava em Corumbau e construía seu Vila Naiá, com 4 suítes e 4 casas distribuídos em uma área de 50 mil m2 que reproduzem o encanto e o charme da vila local e valorizam as tradições da região, sem deixar de lado o requinte nos serviços, o sofisticado design de interiores e a excelência gastronômica.

No empreendimento eleito pelo Condé Nast Traveller UK como um dos melhores hotéis de praia do mundo, o charme baiano se encontra com tradições indígenas e vivências únicas. Nadar com planctons, jantar à luz do luar à beira mar, rituais de purificação da tribo Pataxó, avistamento de baleias e de estrelas cadentes, caminhadas até Caravíva ou pela mata tombada do próprio empreendimento (RPPN – Reserva Privada do Patrimônio Natural), mergulho com corais, passeios de canoa e caiaque pelo rio são algumas das experiências transformadoras à espera dos hóspedes do Vila Naiá.

Lá tudo é feito à mão e em fina sintonia com o meio ambiente, homenagem do arquiteto Renato Marquez e da idealizadora Renata Mellão não apenas à cultura de Corumbau, mas também aos artesãos de todos os lugares e épocas. As acomodações, um encontro particular entre luxo, originalidade e simplicidade, foram desenhadas para serem semelhantes à moradias dos pescadores, construídas com madeira redescoberta e cobertas com taubilhas produzidas de forma tradicional, além de janelas em pontos cardeais opostos para dar passagem à brisa que sopra do mar.

Longas passarelas de madeira que acompanham a ondulação da areia interligam os ambientes do espaço e o jardim naturalmente impactante, com solo todo desenhado por folhas secas e areia branca, além, claro, da vegetação nativa que reverencia a beleza da natureza própria do lugar.

A cozinha é resultado da contribuição de diversos chefes da alta gastronomia brasileira, entre eles Maria Alice Solimene, Rafael Rosa e Erick Zelazowski. Privilegia ingredientes da horta 100% orgânica do hotel, alimentos da estação, peixes e frutos do mar fornecidos pelos pescadores da Reserva Extrativista Marinha de Corumbau, e oferece pâtisserie produzida no local.

Sustentabilidade

Desde a sua criação, o Vila Naiá tem se pautado pela permanente utilização de práticas sustentáveis. O hotel possui um Centro de Educação Ambiental, integrado por um espaço dedicado a atividades com alunos e visitantes, um viveiro de mudas com espécies nativas e uma trilha ecológica, que possibilitam trabalhos com escolas da região.

Mais do que evitar impactos, o Vila Naiá contribuiu para a ampliação das Unidades de Conservação de Fauna e Flora da região, com a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural Fazenda Carroula, área privilegiada entre os parques nacionais do Descobrimento e Monte Pascoal, e tem sua orla marítima abrangida pela Reserva Extrativista Sustentável do Corumbau, destinada a proteger os meios de subsistência das comunidades costeiras locais. Sua intenção é reproduzir o ambiente de vila local de modo autêntico. Foram 12 anos de observação e interação com o local para que, hoje, o Vila Naiá proporcione uma experiência única a seus hóspedes.

Em 2007, o hotel iniciou o programa de compras verdes, priorizando a aquisição de produtos ambientalmente amigáveis, preservando a saúde de hóspedes, colaboradores e o meio ambiente. Além disso, o Vila Naiá se utiliza de fontes renováveis de energia, como a solar fotovoltaica e aquecimento de água com coletores solares e tem, ainda, um programa de gerenciamento de resíduos sólidos e tratamento de esgotos. Desta forma, evita que seus efluentes sejam lançados “in natura” nos rios ou no mar. Com o objetivo de aprimorar seus processos de gestão ambiental, o Vila Naiá iniciou a implantação de um Sistema de Gestão Ambiental baseado na norma ISO 14001:2004, tornando-se uma das primeiras organizações do setor a obter tal certificação.

Biossegurança

O empreendimento estava fechado desde abril, por conta do COVID-19, e volta a receber hóspedes reduzindo sua ocupação para 70% da capacidade total. Tal medida, que respeita as normas estabelecidas pelas autoridades sanitárias estaduais e municipais, faz parte de um conjunto de protocolos que garante a segurança de clientes, colaboradores e a comunidade local. No momento da reserva os hóspedes receberão uma carta com todas as medidas de segurança adotadas e os procedimentos que deverão ser respeitados durante a estada.

Uma série de modificações foram implantadas na estrutura do hotel, assim como a compra de EPIs para as equipes e novos métodos de higienização. Além da limpeza dos apartamentos e casas em duas fases, haverá um prazo de 72h entre a saída de um hóspede e chegada de outro.

As tendas nas praias obedecerão ao distanciamento social estipulado pelas normas de saúde e sempre serão as mesmas para cada suíte. Ainda que o restaurante tenha uma extensa área externa, será implantado o sistema de reservas nas refeições. Para garantir a segurança dos hóspedes e maior comodidade, o hotel volta a trabalhar com o conceito de pensão completa, ou seja, todas as refeições, exceto bebidas, estarão inclusas na diária.

“O Vila Naiá é uma excelente opção para quem busca segurança, sofisticação e isolamento. Em uma área de 50.000 m² atenderemos no máximo 14 pessoas ao mesmo tempo. Não existe melhor definição de exclusividade. A arquitetura, o design de interiores e os nossos serviços estão integrados perfeitamente à natureza, garantindo a sensação de liberdade e a descompressão dos nossos clientes. Trata-se de um hotel feito à mão, em todos os sentidos. Tudo é artesanal, sem perder a excelência” explica a proprietária Renata Mellão.

As reservas podem ser feitas através do site www.vilanaia.com.br ou com as agências de viagens.

Serviços:

Vila Naiá

Localização: Estrada Principal, Corumbau, Prado - BA

Hospedagens: +55 73 3573 1006 / 11 9 8237-0751

reservas@vilanaia.com.br 

Fonte/Fotos-reprodução-divulgação: Assessoria de Imprensa



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem