FESTIVAL LITERÁRIO DIGITAL DEBATE AS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS A PARTIR DE HISTÓRIAS INFANTIS

 

De 28 a 30 de setembro, as Editoras Moderna e Salamandra realizarão o festival literário digital Literatura/21 que terá como tema central Habilidades sociemocionais a partir de histórias infantis, e contará com a participação de autores e especialistas internacionais. O objetivo é estimular a participação ativa dos profissionais da educação e das famílias que desejam desenvolver e aprender mais sobre o assunto, cada vez mais relevante para a educação no cenário atual.

O festival terá dois encontros diários, sempre às 16h e às 19h, além de duas oficinas experienciais ministradas pelo Território da Leitura, patrocinador do evento No primeiro dia, 28, o Literatura/21 terá as participações de Lenice Bueno, Lúcia Hiratsuka e de Cristiane Rocca para falar sobre "Como nomear e reconhecer emoções com a literatura infantil", às 16h. Yolanda Reyes, especialista colombiana licenciada em Ciências da Educação, com especialização em Filologia e Literatura, pesquisadora e autora de ensaios sobre leitura e literatura infantil e colunista do jornal El Tiempo, também conversará com a renomada autora Ana Maria Machado e Telma Pantano sobre a Leitura e literatura na primeira infância.

Já no dia 29, César Obeid, Maria José Nóbrega e a especialista Cristiana Rocca falarão sobre como a literatura pode acolher as crianças no pós-pandemia. No segundo painel, os autores Eva Furnari e Ilan Brenman abordarão a imaginação a partir de metáforas na literatura infantil, que contará também com a especialista Telma Pantano.

Já no dia 30 de setembro, o autor Pedro Bandeira conversará com a especialista Cristiana Rocca sobre os medos e traumas que influenciam na relação com a literatura. O autor e ilustrador inglês Benji Davies, conhecido por grandes obras infantis como Na Colina e A Ilha do Vovô, junto com os escritores Odilon Moraes, Alexandre Rampazzo e a especialista Telma Pantano, encerrará o festival com o painel sobre como a articulação entre texto e imagem na literatura estimula a criatividade. Daisy Carias, do blog A Cigarra e a Formiga, e Roberta Amendola serão as mediadoras das palestras durante os três dias da programação.

Para participar ao vivo do festival, é necessário fazer inscrição prévia e gratuita no site http://mod.lk/feslit21

O evento conta com certificado de participação, além de ações comerciais especiais com venda de livros com desconto de até 25% de desconto.

Sobre

Moderna

A Moderna na área de Literatura desenvolve conteúdos para que o aluno-leitor - desde a Educação Infantil até o Ensino Médio - ativa sua capacidade de compreender, analisar e refletir. Com obras de ficção, não ficção e arte, oferece recursos para que o professor tenha a sua disposição diferentes oportunidades de ensino, tais como: um plano leitor, apresentando os níveis de dificuldades de cada livro; um projeto de leitura, sugerindo atividades criadas por especialistas; e uma assessoria pedagógica específica para a necessidade da escola. Sempre em busca de novos caminhos para a excelência de suas publicações, em uma iniciativa inédita no mercado editorial brasileiro, trouxe com exclusividade para seu catálogo todas as obras do renomado autor Pedro Bandeira, criando assim um momento importante para a literatura brasileira infantil e juvenil. O sucesso desta ação foi repetido, com a escritora e ilustradora Eva Furnari, e com o autor Walcyr Carrasco, cronista, dramaturgo, roteirista, tradutor e adaptador de clássicos da literatura. (http://www.modernaliteratura.com.br)

 Salamandra

Com um catálogo formado por obras de autores brasileiros e estrangeiros, o principal foco da Salamandra é a valorização do livro como veículo de expressão de ideias, sentimentos e emoções desde a primeira infância até o início da adolescência. O selo publica obras que dialogam com o leitor, divertindo e provocando a reflexão sobre questões pessoais e do mundo, por meio de uma linha editorial ampla e diversificada para atender todos os gostos: livros tipo álbum para leitores iniciantes; e, para leitores mais fluentes, aventuras, histórias com temas do cotidiano. Tudo para fazer da leitura uma atividade prazerosa e significativa. Desde 2009, a Salamandra detém exclusividade sobre a obra literária de Ruth Rocha, uma das escritoras mais talentosas e queridas do Brasil, em uma iniciativa inédita no mercado de livros para crianças e jovens.

SERVIÇO

Evento: Literatura 21

Quando: 28 a 30 de setembro

Certificado de participação gratuito

Programação completa e inscrições gratuitas em http://mod.lk/feslit21

Fonte: Assessoria de Imprensa


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem