LIONEL MESSI É O NOVO EMBAIXADOR DA ORCAM TECHNOLOGIES PARA DEFENDER ACESSIBILIDADE E PROMOÇÃO DE QUALIDADE DE VIDA A CEGOS E DEFICIENTES VISUAIS

 

A OrCam Technologies, startup israelense líder em inovações pessoais baseadas em IA e tecnologia vestível para ajudar pessoas com deficiência visual, anuncia que Lionel Messi, lenda global do futebol, é seu novo Embaixador. Com a tarefa de ampliar a conscientização da população sobre os desafios enfrentados pela comunidade cega e com deficiência visual em todo o mundo, o projeto com o jogador foi desenvolvido também para tornar as soluções tecnológicas assistivas mais acessíveis às pessoas com deficiência.

Para evidenciar o projeto, a OrCam promoveu um encontro surpresa de Messi com dezenas de deficientes visuais de diversas partes do mundo. A escolha dos participantes aconteceu por meio de suas histórias de vida - contadas em vídeo e enviadas para todas as unidades da OrCam. Até chegar ao local do encontro, realizado em Barcelona, os convidados não sabiam que, além de realizar o sonho de conhecer o ícone do futebol pessoalmente, seriam presenteados, pelas mãos do próprio jogador, com o dispositivo OrCam MyEye 2, uma solução revolucionária de tecnologia assistiva que amplia sua independência. Essa ação se repetirá anualmente, quando pessoas cegas ou com deficiência visual que tenham histórias inspiradoras serão presenteadas pelo jogador com o OrCam MyEye 2. Cada um desses eleitos se tornará membro do “OrCam Dream Team”, liderado por Messi.

A primeira dessas reuniões ocorreu pouco antes de a pandemia do coronavírus sacudir o mundo. O encontro foi particularmente marcante para Messi, que disse: "Foi muito emocionante, um momento mágico e inspirador, conhecer e encontrar este incrível grupo de pessoas de todo o mundo. Testemunhar cada um dos membros do 'Dream Team' experimentando os recursos do OrCam MyEye deixou claro que este é um dispositivo de mudança de vida para cada um deles. Tenho orgulho de ser um Embaixador OrCam e realmente atuar buscando fazer a diferença para tantos".

Mizael Conrado, presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro, foi um dos escolhidos. Premiado em 1998 com a Bola de Ouro de melhor jogador do mundo no futebol de 5 (a mesma que Messi recebeu seis vezes), Conrado realizou o sonho de conhecer a lenda do futebol mundial, bateu bola com o ídolo e foi presenteado com o Orcam MyEye. O currículo de Mizael na seleção é extenso: foi tricampeão da Copa América (1997, 2001 e 2003), campeão mundial sub-25 (2002), bicampeão mundial (1988 e 2000) e bicampeão paraolímpico (2004 e 2008). "Foi muito emocionante conhecer o Messi, pessoa humilde e acolhedora. Fiquei muito feliz. O OrCam MyEye é um equipamento que contribui efetivamente para melhorar o dia a dia de uma pessoa cega", afirma Conrado.

Aproximadamente 300 milhões de pessoas sofrem de cegueira ou de algum grau de deficiência visual em todo o mundo. O OrCam MyEye 2 auxilia numa melhora expressiva em sua qualidade de vida. 

"Este é um momento particularmente emocionante para mim e para a OrCam. A história da fundação da OrCam é, antes de mais nada, uma história de pessoas - pessoas que lutam com problemas e desafios reais em suas vidas. Nosso objetivo é, com IA, ajudar as pessoas com deficiência em tempo real, no mundo real”, explicou o professor Amnon Shashua, cofundador e co-CEO da OrCam. “No desempenho das atividades diárias, o dispositivo oferece independência, fornece aos usuários um apoio crítico para uma melhor integração na sociedade, especialmente em ambientes de emprego e educacionais, auxilia os usuários a amplificar seu potencial inerente. Estamos convencidos de que esta colaboração com Messi - que é a personificação da maximização do potencial e uma pessoa admirada em todo o mundo - nos permitirá chegar a muito mais pessoas", complementa Shashua.

OrCam MyEye 2 - Tecnologia inovadora, assistiva e vestível

Sem fio, leve e compacto - mede 7,6 cm por 2,1 cm -, o OrCam MyEye 2 é um dispositivo pioneiro de visão artificial capaz de detectar textos de qualquer superfície em tempo real e repassar a informação discretamente para o usuário por meio de um fone de ouvido. Jornais, livros, telas de computadores e smartphones, menus de restaurantes, etiquetas de produtos em supermercados e placas de rua tornam-se instantaneamente acessíveis. O OrCam MyEye 2 também reconhece rostos, pessoas e gêneros e identifica produtos, cores e notas de dinheiro.

Acoplado magneticamente na armação dos óculos do usuário e pesando apenas 22,5 gramas, o OrCam MyEye 2 foi desenvolvido pelos maiores especialistas em Inteligência Artificial para ser intuitivo e facilitar sua utilização por pessoas com deficiência visual. O dispositivo é a única tecnologia de visão artificial vestível e ativada pelo gesto de apontar o dedo ou pelo olhar do usuário - sem necessidade de usar as mãos - dispensando também utilização de smartphone ou Wi-Fi, e resultando na comunicação de áudio, em tempo real, com garantia da privacidade dos dados.

O OrCam MyEye 2 está disponível em 48 países e em 25 idiomas. O recurso mais recente agora disponível nos dispositivos OrCam é o Smart Reading, que foi lançado nos Estados Unidos em julho e estará disponível em outros idiomas até o final de 2020. O recurso interativo leva à plataforma OrCam MyEye a um nível mais alto de acessibilidade, permitindo que os usuários personalizem a experiência de leitura e acessem apenas as informações que desejam saber em um texto, utilizando comandos de voz intuitivos. O dispositivo também apresenta uma versão beta do novo recurso Orientação, que ajuda usuários na conscientização sobre o ambiente físico, incluindo portas, corredores, cadeiras e muito mais. Ambos os recursos foram apresentados pela primeira vez no 2020 Consumer Electronics Show (CES).

O dispositivo, que é o carro-chefe da OrCam, foi escolhido como a Melhor Invenção da Revista TIME em 2019.

Sobre

OrCam Technologies 

A OrCam foi fundada conjuntamente por Amnon Shashua, professor da Universidade de Jerusalém e pelo empreendedor Ziv Aviram, atual CEO da empresa. Em 1999, eles idealizaram um carro autônomo, que não causasse acidentes e garantisse segurança ao volante ao criarem a startup Mobileye. Referência no universo da inteligência artificial, a startup foi vendida no início de 2017 por 15,3 bilhões de dólares para a INTEL, valor mais alto já pago na história israelense para uma empresa de tecnologia.

Durante suas pesquisas, os sócios conseguiram desenvolver um algoritmo que possibilita a detecção de objetos no campo da visão de uma câmera. Em 2010, a tecnologia de inteligência artificial criada por eles foi aplicada para humanos com a criação da startup OrCam. A missão da OrCam é aproveitar o poder da visão artificial e da tecnologia vestível para ajudar pessoas com deficiência visual. O OrCam MyEye 2, principal dispositivo de tecnologia assistiva da empresa, foi selecionado para integrar a lista das Maiores Inovações Tecnológicas da Revista TIME em 2019.

Mais Autonomia

A Mais Autonomia Tecnologia Assistiva é a representante exclusiva da Orcam no Brasil. Focada em proporcionar mais independência às pessoas com deficiência visual, a empresa já vende também com exclusividade também a WeWalk, bengala inteligente que alerta o usuário sobre obstáculos, obstruções no caminho e via estruturais de ruas e calçadas. Ambos os produtos podem ser financiados em até 60 vezes pela linha de crédito do Governo Federal para tecnologias assistivas. www.maisautonomia.com.br

Foto: Messi-with-device

Fonte: Assessoria de Imprensa


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem