Entre
os dias 27 e 30 de outubro aconteceu a primeira Semana da
Hospitalidade Equipotel em versão
online na plataforma Equipotel Conexões. As
palestras, fóruns e workshops tiveram presença de importantes nomes da
hotelaria, hospitais e turismo durante os quatro dias que ocorreu, com mais
de 15 horas de conteúdo, 6 horas de transmissão em
estúdio e mais de 4 mil inscritos. No total
contabilizou-se 25 palestrantes, entre os quais, os ministros
Marcelo Álvaro Antônio, do Turismo; Tarcísio Gomes, da Infraestrutura e
Ricardo Salles, do Meio Ambiente.
A Arena do Saber iniciou a Semana da Hospitalidade Equipotel com moderação de Gabriela Otto, da GO
Consultoria. No painel “Bem-estar e o design para impulsionar os
negócios”, especialistas debateram o turismo de bem-estar e a
relevância do design para atrair novos clientes. “Turismo de bem-estar é um
mercado que ainda tem muito a ser explorado no Brasil. Com a pandemia veio
essa conscientização da qualidade de vida, trazendo aspectos de bem-estar
durante a viagem” comentou Talita Silvério, fundadora da Amman Consultoria
de SPAS, uma das convidadas.
O painel “Retomada do Turismo” contou com a presença de
Marco Navega, presidente da Federação de C&VB do Rio de Janeiro. O
executivo confirmou que as festas de Natal, Ano Novo e Carnaval na capital
fluminense foram canceladas. Segundo Gabriela Otto, “Estamos falando de 4
bilhões de reais e ocupação média de 75% na cidade do Rio de Janeiro. O
cancelamento desses eventos tem um impacto dramático no turismo não só do
estado, mas do Brasil”.
Confira a gravação da palestra em https://youtu.be/DfteGymCNjU
Em dois dias de CONOTEL – Congresso Nacional de Hotéis, a edição
especial digital, contabilizou 3.245 views nas plataformas de
transmissão. O Congresso é promovido pela Associação Brasileira da Indústria
de Hotéis Nacional. O primeiro dia teve abertura do Ministro do Turismo,
Marcelo Álvaro Antônio; Gilson Machado, presidente da Embratur e Ricardo
Salles, Ministro do Meio Ambiente. Marcelo: “O setor hoteleiro tem papel
fundamental na retomada. Esse momento é muito importante para construir o
melhor caminho para que a retomada seja de forma eficiente. Trabalhamos de
forma integrada e harmônica defendendo os interesses e o aumento do fluxo
turístico, tanto nacional quanto internacional. Em primeiro momento, nossa
pauta se tornou quase exclusivamente econômica, visando dar assistência e
socorro a todo o setor”, comentou o Ministro do Turismo.
A primeira palestra do CONOTEL contou com a presença do Raul Martins,
presidente da Hotelaria de Portugal, onde apresentou dados sobre a
hotelaria do país e contou que a expectativa é de recuperação apenas em
2022. Orlando de Souza, presidente do Fórum de Operadores Hoteleiros do
Brasil; Sérgio de Souza, presidente da Resorts Brasil e Manoel Linhares,
presidente da ABIH Nacional se reuniram para o debate “2021 – Ações
e Expectativas para o mercado hoteleiro em tempos do Novo Normal”.
O segundo dia de CONOTEL contou com o tema “Trabalhando o Novo
Normal – Hotelaria, Turismo, Agenciamento, Aviação e Eventos”, onde
os convidados trouxeram dados sobre a retomada do turismo em todos os
setores. “Nós estamos fechando outubro com 52% da malha aérea no ar, vamos
fechar novembro com 60% e dezembro 70%. Nossa expectativa é que no ano que
vem teremos o conjunto da malha no ar. 92% dos aeroportos já estão
reconectados, não com o mesmo número de voos, mas com oferta”, comentou
Eduardo Sanovciz, presidente da Associação Brasileira de Empresas Aéreas.
Participaram do debate Chieko Aoki, presidente da Blue Tree Hotels; Patrick
Mendes, CCO da Accor Global; Claiton Armelin, diretor executivo de Produto
Terrestre Nacional da CVC Corp; Alexis Pagliarini, presidente executivo da
AMPRO – Associação de Marketing Promocional e Toni Sando, presidente da
UNEDESTINOS.
Confira o primeiro dia de CONOTEL https://youtu.be/Dx-EQX2BAvw e o segundo https://youtu.be/ixInVvR0mrs
O Fórum HealthCare Hospitality, teve sua primeira edição
celebrada na Semana da Hospitalidade Equipotel em
parceria com o Grupo Mídia. Com dois painéis, os palestrantes debateram o
papel dos colaboradores na excelência dos serviços e no encantamento dos
clientes. “Em tempos de COVID-19, a importância da Hospitalidade Segura
e o papel dos colaboradores para a excelência dos serviços”, contou com
debate de Marconi Morais de Freitas, do Sabará Hospital Infantil e Abgair
Lima Honoré, do Hospital Christóvão da Gama. Mediado por Luis Fernando,
superintendente da FBH – Federação Brasileira de Hospitais.
“A hospitalidade influencia na jornada dos pacientes. O setor de hotelaria
e hospitalidade desempenha papel fundamental na recuperação e na
experiência do usuário em atendimento. São enormes as necessidades de
sistematização e organização de áreas como limpeza e higienização,
segurança, garantia da integridade física das pessoas, dos bens e
equipamentos, serviços e logística”, comenta Marconi. Onde apontou algumas
mudanças feitas no Sabará, como afastamento de alguns colaboradores,
higiene hospitalar e outros serviços.
No segundo painel “A Hospitalidade Hospitalar e a Experiência do
Paciente. Como engajar a equipe para conquistar encantamento do
cliente", Marcelo Boeger, especialista em hospitalidade
hospitalar, comenta que a hotelaria é fundamental em um hospital e para
engajar a equipe é necessário processos bem definidos “Para a hotelaria tem
a expectativa do cliente, tentando gerar o maior estado de bem estado
possível. Que não é algo comum a todos, é muito específico para cada
especialidade. Temos que ter programas de humanização na relação entre
colaborador e paciente, entre todos os pontos de contato. É preciso ter
processos definidos, descrições de funções claras, atribuições
compatíveis”. Participaram deste painel George Hebert, da Rede São Camilo;
Antonio João Meira Ceccon, do Hospital Sagrada Família e Vania Pereira, do
ICESP – Instituto do Câncer do Estado de São Paulo.
Confira o Fórum completo https://youtu.be/ZJJzS6tCgX8
O Workshop de Governança Hoteleira reuniu Maria José
Dantas, presidente da Associação Brasileira de Governantas, João Fonseca,
do InterContinental Lisboa e Andrea Vasconcelos, do Maceió Mar Hotel. No
painel os participantes debateram sobre a gestão dos hotéis durante a
pandemia e o papel da governança. “As empresas que já estavam nesse caminho
de profissionalização estão atravessando mais facilmente a pandemia. Quando
construímos os protocolos para a Governança quisemos que a hotelaria se
apropriasse deles”, comentou Maria José Dantas.
Confira o Workshop completo em https://youtu.be/PPkY-b57SMk
A última palestra da Semana da Hospitalidade Equipotel foi
o Hostel Hour organizado por Marina Moretti, fundadora do
Ô de Casa Hostel. Com participação de Federico Lavagna, Funder & CEO
Viajero Hostels e Diego Bonel, criador do site Brasil Hostel News, no
painel “Hostels: os próximos 3 anos no Brasil e América do Sul”. Marina
comenta que “80% dos hostels no país sobreviveram e cerca de 20% saíram,
mas com intenções de voltar. Tem um ponto positivo na pandemia que é a
oportunidade única de cativar de vez o mercado doméstico. Eu acho que essa
é a nossa missão”.
Confira a Hostel Hour completa https://youtu.be/j-ILbpAAS84
“A semana da hospitalidade veio para reforçar o quanto o setor enxerga
a Equipotel uma ferramenta de
oportunidades, tanto no físico quanto agora no formato digital. Em 4 dias
nosso objetivo era levar relevância ao setor e cumprimos. Agora estamos nos
preparando para a retomada em 2021”, finaliza Daniel Pereira, gerente de
produto da Equipotel.
A Equipotel São Paulo presencial irá
acontecer de 14 a 17 de setembro de 2021 no São Paulo Expo.
Sobre a Equipotel
Unindo tradição e inovação, a Equipotel atua há 58
anos com o objetivo de fomentar o setor de hospitalidade, através da promoção de
soluções, boas práticas e tendências
mundiais que inspirem a arte de receber bem.
É consagrada em toda a América Latina como ambiente ideal por
anualmente receber os principais players do setor de hospitalidade focados em
novas parcerias comerciais e recursos que
potencializem o dia a dia de trabalho.
A feira recebe, anualmente, profissionais de diferentes
setores com poder de decisão final e aqueles que
influenciam diretamente na compra. O público que visita a Equipotel é composto em
imensa maioria por empresários e executivos de
hotéis, pousadas, motéis, hostels, acampamentos, hospitais, spas, bares e restaurantes,
condomínios, shoppings, academias. Além de representantes comerciais,
jornalistas, influenciadores digitais, arquitetos e decoradores. Fonte/Foto-reprodução-divulgação: Assessoria de Imprensa |
Postar um comentário