Com as aulas remotas, os estudantes perderam um período
de integração e interação uns com os outros muito valioso: o intervalo. Isso é
o que relatou uma das estudantes da Escola Concept ao contar sua
experiência com o Clube Minecraft. Ao ter como objetivo incentivar os
estudantes a recriarem os prédios das unidades escolares das cidades de São
Paulo (SP), Ribeirão Preto (SP) e Salvador (BA) a partir
do Minecraft for Education, a Escola conseguiu devolver aos seus
estudantes este tempo de convívio mútuo e divertido, mesmo em horário de aula e
à distância.
O projeto foi criado em julho deste ano após tentativas
de criação de, mais do que uma escola, uma comunidade virtual, intitulada de
“Virtual School”, na qual estudantes e educadores podiam verificar todos os
detalhes de aulas e atividades. No entanto, de acordo com Graziella Matarazzo,
coordenadora de tecnologia da Escola Concept, a intenção era de realmente
criar um ambiente de encontro e dinâmico. “Queríamos criar um campus virtual,
proporcionar um momento de interação social em um lugar no qual os estudantes
pudessem se encontrar. Isso foi possível a partir do projeto com o jogo que
contou com participação de professores voluntários e de mais de 80 estudantes
do Ensino Fundamental”, comenta.
Ainda de acordo com a escola, o Minecraft se
mostrou uma poderosa ferramenta de colaboração, um dos pilares da
escola Concept, ao trazer uma maneira lúdica de aprendizado, que já faz
parte do universo das crianças e que pode ser administrada e adequada pelas
escolas a partir de suas intenções de ensino.
Para desenhar o projeto e entender como viabilizar este
clube, os educadores trocaram experiências com escolas no Japão e nos Estados
Unidos a fim de aprender com eles como viabilizar a atividade no
Brasil. Ao todo, doze educadores participaram inicialmente do projeto,
sendo eles das disciplinas de artes, tecnologia, história, dentre
outros. Estes educadores voluntários se superaram indo além de suas áreas
de especialidade ao buscar informações sobre a planta da escola e estudando o
jogo para entender como tornar a experiência dos estudantes ainda mais real.
Segundo relato da educadora da escola Alexandra Sawada, os educadores e os
estudantes desvendaram juntos o novo mundo com base
no Minecraft.
Com o apoio do time educacional, os estudantes foram
convidados a participar do Clube Minecraft, cujas reuniões semanais via
Microsoft Teams, plataforma de colaboração e comunicação, têm como
objetivo organizar um espaço da Escola. “Nosso foco eram os estudantes do Ensino
Fundamental I, que têm idade entre 7 e 10 anos, mas tivemos também aderência de
alguns estudantes mais velhos, alguns que apresentaram, inclusive, perfis de
liderança para conduzir os times”, diz Matarazzo.
Os estudantes e educadores são divididos em três grupos
que se reúnem semanalmente, com encontros específicos para as crianças menores
ou de acordo com os objetivos. Atualmente, o Clube está finalizando os campi de
São Paulo e Ribeirão Preto, e vão dar início à construção do prédio de Salvador
nas próximas semanas.
De acordo com a Escola Concept, após a finalização
das reconstruções, os estudantes já demonstraram interesse em fazer construções
lúdicas com as quais os estudantes poderão usar a criatividade e a imaginação.
Além disso, os educadores estão estudando maneiras de inserir o jogo no
aprendizado de suas matérias como forma de engajar o público infantil.
“Construir o campus em uma plataforma virtual, em meio a uma pandemia, foi algo
muito simbólico. Foi uma forma de nos conectarmos não só com nosso prédio mas
com nossos colegas em um momento lúdico e prazeroso para todos os envolvidos.
No mundo Minecraft podemos visitar as outras unidades apenas ao
atravessarmos a rua, ou seja, eliminamos as barreiras de distância e
possibilitamos amizades entre os estudantes de cada estado”, finaliza a
coordenadora.
Sobre a Microsoft
A Microsoft habilita a transformação digital na era da
nuvem inteligente e da fronteira inteligente. Sua missão é empoderar cada
pessoa e cada organização no planeta a conquistar mais. A empresa está no
Brasil há 31 anos e é uma das 120 subsidiárias da Microsoft Corporation,
fundada em 1975. Em 2019, a empresa investiu mais de R$ 48,3 milhões, levando
tecnologia gratuitamente ou com baixo custo, para 2.038 ONGs no Brasil,
beneficiando vários projetos sociais. Entre 2011 e 2019, a Microsoft já apoiou
mais de 7.100 startups no Brasil, com investimento superior a US$ 205 milhões
em créditos em nuvem.
Fonte/Imagens-reprodução-divulgação: Assessoria de Imprensa - Microsoft
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