quinta-feira, 19 de novembro de 2020

RAFAELA FERREIRA E ISABELLA MOREIRA ESTREIAM SIGO DE VOLTA, DE ANA PAULA ANDERSON, COM DIREÇÃO DE LETICIA CANNAVALE PELO YOUTUBE

 

Espetáculo para crianças e adolescentes, que vai acontecer de forma online e gratuita a partir do dia 20 de novembro de 2020, Sigo de Volta trata da relação dos jovens com as tecnologias de comunicação, em especial, as redes sociais. O texto é de Ana Paula Anderson com direção de Leticia Cannavale.

As atrizes Rafaela Ferreira e Isabella Moreira dão vida às personagens Úrsula e Giovana. Elas participaram de todo o processo de idealização e concepção da peça. A motivação para mergulhar nesse universo veio da relação que as duas têm com as redes sociais – juntas somam quase 5 milhões de seguidores no Instagram. Com o grande crescimento que experimentam nessas redes, elas alcançam esse grande público, entre outros motivos, pela participação no elenco da única novela infantil da rede aberta de televisão, As Aventuras de Poliana no SBT. 

“O projeto é uma oportunidade de dar voz às questões expressas por esse público fiel, majoritariamente jovem e feminino, incluindo as questões que nós temos em relação a autoimagem e autoestima”, contam Rafaela e Isabella. 

Sinopse 

Duas irmãs, diferentes mundos, um choque, faíscas: Giovana (Isabella Moreira) tem passado seus dias imersa num jogo de realidade virtual enquanto Úrsula (Rafaela Ferreira) está fazendo uma longa viagem de bicicleta. Quando elas se encontram virtualmente, após os embates iniciais, cada uma vai se deixando seduzir pelo universo da outra, o diálogo flui e as irmãs elaboram uma experiência em comum.

Sigo de Volta foi criado para estrear no palco, presencialmente. Essa ideia não foi descartada, mas, neste momento de pandemia, a equipe decidiu apresentar o espetáculo de maneira online. A dramaturga Ana Paula Anderson adaptou o texto, que segundo ela, é essencialmente sobre a habilidade de conversar.

“Passamos por outros temas, também: a performance de si no mundo virtual, o desejo por conexões genuínas com outras pessoas e com o próprio coração, a descoberta do corpo, as limitações impostas aos corpos femininos de experimentarem o mundo livremente. Mas na base de tudo está a necessidade de se aprender a correr os riscos de uma conversa não mediada por telas, onde não podemos controlar como aparecemos para o outro”, conta Ana Paula. 

A dramaturga cita, ainda, a psicóloga norte-americana Sherry Turkle, que pesquisa cultura digital há mais de 30 anos e tem um estudo sobre o poder da conversa para a formação dos jovens em termos de autoconhecimento, empatia, criatividade, capacidade cognitiva e valorização da democracia. “Parece óbvio afirmar que saber conversar é importante para cultivar tudo isso, mas aparentemente não é - e essa questão é ainda mais urgente desde que a pandemia exacerbou nossas interações no mundo virtual. Como os mais jovens podem se exercitar em conversas espontâneas, em debates ao vivo, em sustentar serem o que são se o tempo todo podem editar o que dizem e como aparecem?”, completa. 

Sobre a encenação, por Leticia Cannavale

“A peça fala sobre comunicação. São duas irmãs que vivenciam realidades objetivamente opostas, uma viajando o mundo de bicicleta e a outra viajando pelos ambientes que ela mesma cria dentro do mundo virtual. Será que a vida dentro da rede e os diálogos através de videochamadas e lives são capazes de reduzir as distâncias e ausências geradas pelo mundo contemporâneo? Sigo de Volta foi escrito pela Ana Paula para ser encenado no teatro onde seria acentuada a importância do encontro e da presença física para a comunicação completa acontecer. Com a pandemia tivemos o nosso processo interrompido e percebemos que podíamos falar da importância do encontro real a partir da impossibilidade de vivenciá-lo. O mundo passou por este desafio e o discurso ficou ainda mais potente depois do que vivenciamos coletivamente no período de isolamento social. Então decidimos montar o espetáculo virtual sob esse novo ponto de vista, mas ainda mantendo todos os temas do texto original. É um grande desafio dirigir um espetáculo nessa nova plataforma artística e procurei sempre manter a teatralidade dentro da virtualidade imposta por esse novo veículo.”

Com a utilização da tecnologia cada vez mais precoce e frequente e com crianças e jovens substituindo as amizades reais pelas virtuais preferindo se divertir aderindo ao mundo virtual através de jogos eletrônicos e redes sociais, Sigo de Volta se faz um espetáculo urgente e necessário. Com ingressos gratuitos e sendo transmitido pelo Youtube, a equipe pretende atingir um público diverso de diferentes lugares do Brasil. 

LETICIA CANNAVALE - DIREÇÃO 

Letícia Cannavale é atriz formada pela CAL e arte educadora formada em Licenciatura em Artes Cênicas pela UniRio, ambas na cidade do Rio de Janeiro. Coordenou o Ponto de Cultura Rede Moinho, entre 2008 e 2012, de onde saiu o CINEMA SEM FRONTEIRAS, frente artística que levou oficinas de cinema e de produção de curtas-metragens, feitos com equipamentos alternativos, para as escolas municipais e comunidades que ficam em área de grave risco no Município do Rio de Janeiro. Em 2014 idealizou e dirigiu, em parceria com Filipe Codeço, o solo performático PóS_Tudo, onde interpretava uma personagem que, inspirada nos livros de Zygmunt Bauman, tinha uma existência líquida e transitava entre o real e virtual através de projeções e videoarte performativas. Letícia tem 18 anos de carreira como atriz e trabalha como arte educadora há 14 anos oferecendo oficinas em diversos formatos buscando sempre um espaço onde a arte se comunique diretamente com o espírito humano. No teatro já trabalhou com nomes importantes como, João Fonseca, Jô Bilac, Alexandre Mello, Alexandre Elias, Roberto Bomtempo, Renato Farias e Renato Livera. Trabalha no cinema e na TV desde 2006 e recentemente esteve no ar em AS AVENTURAS DE POLIANA no SBT interpretando a atrapalhada personagem Claudia. 

ANA PAULA ANDERSON - DRAMATURGIA 

Formada em Letras pela USP. Roteirista do departamento de criação da MTV Brasil de 2004 a 2010, criando e escrevendo vinhetas, minisséries e campanhas sobre música, humor e cidadania para público jovem. Roteirista freelancer desde 2010, escrevendo programas, documentários e institucionais para TV, rádio e web como "Mundo Sem Mulheres" (Globo/GNT), "Café Filosófico" e "Invenção do Contemporâneo" (TV Cultura), "Minha Canção" (Rádio Eldorado), "Xingu, o rio que pulsa em nós" (Instituto Socioambiental), "Instagram América Latina" (Instagram), entre outros. Autora de livros e zines que circulam em feiras de publicação independente como Plana Festival, Tijuana, Miolos e NY Art Book Fair. Educadora de tecnologias e artes no SESC-SP desde 2017, criando e ministrando cursos e oficinas nas áreas de roteiro e produção audiovisual, literatura, desenho, editoração, história da internet, privacidade online e segurança digital. 

RAFAELA FERREIRA - ATRIZ 

Rafaela Ferreira é atriz e educadora. Graduada em Artes Dramáticas e especializada em Psicopedagogia. Na televisão, interpretou as personagens, Nanci em As aventuras de Poliana (SBT), Juju em Malhação ID (Globo), Penélope em Rebeldes (Record), e participou das produções: Adorável Psicose (Multishow), Dupla Identidade, Aquele Beijo e Zorra Total (Globo). No teatro, integra o elenco da peça "Se existe eu ainda não encontrei" de Nick Payne, com direção de Daniel Alvim. Atuou nas peças "A Diferença Selvagem" e "Leda Lingueta" de Lucio Manfredi, com direção de Monique Bernal e Anderson Oliveira, e Segura essa Marimba! de Oscar Saraiva. É educadora desde 2011, em projetos como: Piá - Programa de iniciação artística da SMC/SP, Mostra Antro Hilda Hilst, Olhares Cruzados na Diversidade de SP, Feira do Livro Infantil de Salvador, Festival CineAdapt, Cia. Ato Livre, entre outros. 

ISABELLA MOREIRA - ATRIZ 

Atriz e cantora, atua em teatro musical desde os 10 anos, tendo participado dos clássicos A Noviça Rebelde e Gypsy de Moeller & Botelho e O Rei e Eu de Jorge Takla, entre outros. Em 2016 participou de dois longas, É Fada e Eu Fico Loko. Na Televisão, fez AS AVENTURAS DE POLIANA no SBT.

FICHA TÉCNICA 

LETICIA CANNAVALE - DIREÇÃO ARTÍSTICA

ANA PAULA ANDERSON - DRAMATURGIA 

ERIK VESCH – DIREÇÃO DE VÍDEO

RAFAELA FERREIRA - ATRIZ 

ISABELLA MOREIRA - ATRIZ 

SAFIRA SANTOS – PARTICIPAÇÃO ESPECIAL

MARIANA ABASOLO – ILUSTRAÇÃO

JEYCE VALENTE - FIGURINO

ANIMAÇÃO: JOÃO MAIA

CÉSAR RAMOS E GUSTAVO SANNA – DIREÇÃO DE PRODUÇÃO

PRODUÇÃO:FABRIQUETA PRODUÇÕES

IDEALIZAÇÃO: RAFAELA FERREIRA

REALIZAÇÃO:COMPLEMENTAR PRODUÇÕES ARTÍSTICAS

SERVIÇO

Pelo página do Youtube do projeto SIGO DE VOLTA e da COMPLEMENTAR PRODUÇÕES

20 de novembro a 7 de dezembro de 2020, às 19h. 

Sessões: 

20, 21 e 22 de novembro 

27, 28 e 29 de novembro 

4, 5, 6 e 7 de dezembro 

Fotos/crédito: Erik Vesch

Fonte: Assessoria de Imprensa




Nenhum comentário:

Postar um comentário