Após o sucesso da primeira edição, o maior evento
exclusivamente dedicado à joalheria contemporânea da América Latina está sendo
realizado até o dia 22 de dezembro. A Brazil Jewelry Week reúne
artistas contemporâneos da região a fim de propagar, fortalecer e consagrar o
potencial criativo desses joalheiros, criando diálogos experimentais para
renovar e reinventar técnicas, conceitos e materiais. A segunda edição será
mais extensa, com 20 dias de duração, e realizada por meio de plataforma 100%
digital e interativa.
A Brazil Jewelry Week deve
receber milhares de visitantes nesta edição. Além de artistas do Brasil, que
conta com 29 representantes, marcam presença joalheiros contemporâneos da
Argentina (9), Chile (11), Colômbia (11) e México (5), além de artistas da
Espanha (1), Portugal (3) e Itália (1).
A feira acontece em um momento oportuno, já que o
mercado da arte está cada vez mais plural e diversificado, abrindo espaço para
a inclusão de uma técnica artística tão fascinante quanto as demais. Com mais
de 60 anos, a joalheria autoral conta com dezenas de feiras espalhadas pelo
mundo, espaço privilegiado na coleção dos melhores museus, além de mais de 200
galerias especializadas.
As vendas do varejo nacional de joias atingiram R﹩ 12,6 bilhões em 2018, número que pode chegar a R﹩ 13 bilhões até 2023. Foi o que apontou pesquisa do Instituto
Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) realizada, em 2018, pelo Núcleo
de Inteligência Competitiva (NIC) em parceria com a Secretaria de
Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São
Paulo. Mundialmente, segundo relatório da McKinsey Global Institute, as vendas
anuais do setor podem chegar a US﹩ 250 bilhões já ao
final de 2020.
Além da exposição de uma seleção especial de
joias contemporâneas, que poderão ser adquiridas, o evento reunirá
palestras, workshops e performances transmitidas ao vivo e
gratuitamente. Dentre as novidades está a possibilidade do público estreitar o
relacionamento com os artistas por meio de ferramenta que permite o contato
direto com cada joalheiro.
"A Brazil Jewelry Week nasceu
para inspirar novas experiências comportamentais e estéticas do ato de se
adornar, a joia arte é uma potência que adorna corpos por dentro e por
fora", destaca Chrissie Barban, joalheira brasileira e idealizadora do
evento. Além de colocar o Brasil no centro da joalheria contemporânea da
América Latina, a feira pretende aproximar o público desse segmento da arte que
dialoga por meio do corpo.
Desde o início, a Brazil Jewelry Week conta
com a curadoria de Miriam Mirna Korolkovas, um dos maiores nomes da joalheria
contemporânea nacional, que seleciona os melhores artistas brasileiros e
estrangeiros para exibir suas produções mais recentes no campo da joalheria
autoral, as chamadas wearable art, ou obras de arte vestíveis na
tradução livre. A próxima edição terá como tema "in-corporar a obra",
abordando a relação entre corpo e peça. "Artistas joalheiros alertam,
contestam, inventam por meio das suas joias, permitindo que suas expressões
surpreendam nesses tempos embaçados pelo que atravessamos", comenta
Miriam.
Ao lado dela está o mexicano Jorge Manilla, um
dos principais nomes da joalheria contemporânea mundial, que foi convidado para
ser o embaixador do evento. Atualmente na Noruega, onde desde 2017 é professor
na Academia Nacional de Arte de Oslo, Manilla tem peças espalhadas por diversos
museus, coleções e fundações privadas em todo o mundo.
A curadoria de ambos selecionou joalheiros que se
expressem de forma original e ao mesmo tempo pessoal, artistas preocupados em
desafiar contextos e ideias, muitas delas ligadas a conceitos ultrapassados que
não enquadram a joia como arte. Além de reunir e celebrar a joalheria
contemporânea, a Brazil Jewelry Week possibilita reconhecer os
artistas que constroem uma identidade e intensificar o relacionamento com suas
cadeias e com o consumidor, desenvolvendo ainda novos mercados, sobretudo
internacional.
Estudo do IBGM com a Ayr Consulting, divulgado em
2014, mostra que, dentre os seis perfis do consumidor de joias no Brasil, um
dos mais ativos é o chamado "renew", aquele de perfil
informal e descontraído que procura por joias versáteis, variadas e que
representem a sua própria individualidade.
"É cada vez maior a necessidade de expressão
individual em uma sociedade globalizada e padronizada, sobretudo pela moda
produzida em série. A joalheria contemporânea preconiza, antes de tudo, o
artista atento às verdades internas de suas concepções, o joalheiro que sonha
em profundidade, que mostra emoções contidas nas obras que desvela",
ressalta Chrissie. "Após uma pandemia como essa que vivenciamos, o consumo
deve ficar cada vez mais consciente, ampliando a demanda por produtos autorais
e elaborados a partir de técnicas e matérias-primas mais responsáveis sob os
aspectos ambiental e social", completa.
Ao final de cada edição, é lançado um livro
especial com o registro dos artistas e suas criações. O livro digital da edição
de 2019 será lançado durante o evento deste ano.
Sobre a Brasil Jewelry Week
Sediada no Brasil desde 2019, a Brazil
Jewelry Week foi criada para inspirar novas experiências
comportamentais e estéticas do ato de se adornar, como uma verdadeira imersão
cultural. A cada edição, reúne artistas contemporâneos da América Latina a fim
de propagar, fortalecer e consagrar o potencial criativo desses joalheiros,
criando diálogos experimentais para renovar e reinventar técnicas, conceitos e
materiais em torno da joia arte. Além de reunir os principais elos dessa
cadeia, o evento possibilita reconhecer os artistas e intensificar o
relacionamento com suas cadeias e com o consumidor, desenvolvendo ainda novos
mercados. Idealizado pela joalheira Chrissie Barban, conta com a curadoria de
Miriam Mirna Korolkovas, uma das pioneiras na joalheria contemporânea nacional,
e com o apoio do Núcleo Joalheria Contemporânea, organização que atua no país
para difundir a joalheria contemporânea.
Serviço:
Brazil Jewelry Week
Quando: de 03 a 22/12/2020
Onde: www.braziljewelryweek.com
Gratuito
Fonte/Foto-reprodução-divulgação: Assessoria de
Imprensa
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