sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

FELIPE NETO E PABLO JAMILK CRIAM POLÊMICA NAS REDES SOCIAIS

 

Recentemente Felipe Neto, criticou escolas que forçam adolescentes a leituras complexas, como Alvares de Azevedo e Machado de Assis. Na opinião do influencer, esses não são autores adequados para adolescentes, e forçar a leitura dessas obras faz com que os jovens achem a literatura um saco. O post causou revolta em muitas pessoas nas redes sociais.  

No meio de toda polêmica o Doutor em letras Pablo Jamilk, saiu em defesa de Felipe Neto, o professor alega que é quase um crime iniciar a vida literária de um aluno no ensino médio pedindo para que ele leia livros complexos como por exemplo “O Auto da Barca do Inferno”, de Gil Vicente.  

Para o professor há uma grande hipocrisia por parte de quem defende o ensino desse tipo de literatura aos adolescentes, pois a grande maioria dessas pessoas não leem esse tipo de literatura ou leem com uma certa dificuldade.  

Pablo, explica que existem diversas questões que criam um abismo entre o estudante e a leitura desses clássicos, dentre elas: A linguagem, a trama, a época de que se fala, o arcabouço cultural do autor e o propósito da leitura, além de questões sociais

Por exemplo, jovens que vão à escola apenas para comer a merenda, pois não possuem comida em casa, os que passam o dia assistindo TV, jogando na internet, no Youtube, os que fazem aula de judô, inglês, empreendedorismo e violão não conseguem interpretar tranquilamente esses textos.  

“Empurrar um Casmurro goela abaixo de um aluno do ensino médio é uma batalha de Davi contra Golias, em que Davi não tem braços, atiradeira; está vendado e meio bêbado”... Pablo Jamilk 

Segundo o professor a culpa de tudo isso está na própria língua que sofre mudanças drásticas a cada ciclo de 10 anos (novo léxico, nova forma), o fato de não haver espaço para literatura na TV, o fato de a leitura ser base para questões de prova, não para fruição.  

Outro motivo é que os professores de literatura vivem em um mundo afastado daquilo que o aluno vive ou lê.  

É responsabilidade do professor atualizar-se e "traduzir" a obra, mas poucos o fazem de forma digna. Deve-se parar com a mania de cobrar literatura em vestibular, porque o aluno só "vai ler aquele texto", porque cai em uma prova e ele precisa da nota. Sabe o que ele busca, então? 

Ele busca resumo de livro, afinal, isso permite ler tudo aquilo em menos tempo. Depois, nunca mais vai querer saber daquele texto. A literatura brasileira (de cânone) é extremamente complexa, multifacetada e profunda. Muitos professores formados em Letras que não se aventuram. 

Sobre Pablo Jamilk

Atuante no mercado digital desde 2010, o professor Pablo Jamilk, leciona para alunos do país inteiro, que por meio de suas aulas online, cursos e palestras, buscam alcançar bons resultados no Enem em concursos e vestibulares. 

Nascido e criado na cidade de Cascavel no ParanáPablo Jamilk, desde sempre demonstrou interesse pela educação. Aos 15 anos, assumiu o posto de professor de iniciação à filosofia, dando aulas para alunos do ensino médio, na escola onde estudava. Pablo também foi bibliotecário e professor de língua inglesa para crianças de 3 a 5 anos, nesse período desenvolveu uma metodologia lúdica para o ensino da língua estrangeira.  

Apaixonado pela educação, o jovem cursou letras, a fim de seguir adiante em seu sonho de ser professor, essa foi a melhor escolha que Pablo poderia fazer. Com muita dedicação, se formou mestre e doutor em letras. Escreveu mais de 10 livros voltados para os concurseiros, vestibulandos e os aficionados pela língua portuguesa.  

Com números que impressionam, o professor vem se destacando na internet, seus inscritos no YouTube somam mais de 350 mil que acompanham suas videoaulas com dicas sobre verbos, uso da vírgula, modelos de redação entre outros. 

No InstagramPablo faz lives semanais com conteúdo diversos da língua portuguesa, para seus mais de 400 mil seguidores.

Confira toda a reflexão do professor Pablo Jamilk, no link: https://twitter.com/Pjamilk/status/1353679169062924289?s=08

Redes Sociais  

Instagram: https://www.instagram.com/pablojamilk  

YouTube: https://www.youtube.com/pablojamilkoficial  

Site: https://www.pablojamilk.com.br/  

Foto/crédito: Renata Abegg/Consultório da Fama Assessoria 

Fonte: Assessoria de Imprensa


Nenhum comentário:

Postar um comentário