Hoje (15), é comemorado o dia
mundial do consumidor, e assim como outras datas significativas para o
comércio, como a Black Friday, tem sua origem nos Estados Unidos da
América, em 1962, o então presidente John F. Kennedy, enviou uma mensagem ao
congresso com as suas preocupações a respeito dos direitos do consumidor.
No entanto, foi apenas em 1983 que o
ativista Anwar Fazal, que ocupava o cargo de chefe da Organização
Internacional dos Consumidores, decidiu transformar a data da carta de
Kennedy em um dia para celebração e compras.
De lá para cá, comerciantes do mundo
inteiro tem abraçado o dia 15 de março como dia do consumidor. Essa data é uma
ferramenta importante para impulsionar as compras, considerando que o primeiro
semestre tende a ser fraco para o varejo, tendo em vista a grande quantidade de
despesas referentes ao início do ano como por exemplo: (pagamento do IPTU, compra
de material escolar das crianças, renovações de seguros, dentre outros).
No Brasil, a data ainda é
relativamente nova, ganhando mais força a partir de 2014. Porém, pesquisas
demonstram que a cada ano mais e mais consumidores tomam conhecimento desse
dia. Segundo pesquisa de intenção de compra feita pela Social Miner e pela Opinion
Box, em 2019, apenas 46,9% das pessoas conheciam a data. Em 2020, esse número
subiu para 64% e tende a aumentar no futuro.
Neste ano, o dia do consumidor tem
uma cara diferente. Com muitas cidades decretando lockdowns e restrições ao
comércio de rua, os empresários estão precisando se adaptar para não passar
essa data no vermelho.
Mais do que nunca, o foco dos
consumidores está no e-commerce e suas variantes. Isso exige adaptação por
parte dos empresários, que precisam investir em divulgação online, com
marketing digital e focado nas redes sociais. Promoções exclusivas para a
internet, com descontos e/ou frete grátis também costumam ser bem assertivas.
Da mesma forma, os consumidores
também precisam se atentar aos seus direitos e tomar certos cuidados:
· Monitorar os preços
com antecedência, para evitar “falsas promoções” nas quais você acaba pagando
“a metade do dobro”;
· Não comprar por
impulso. É importante lembrar que ainda estamos passando por um período de
pandemia mundial e recessão econômica, então não gaste dinheiro com besteiras
que não precise, por melhor que seja a promoção;
· Busque comprar em
sites de confiança, procure a procedência da loja, de preferência buscando a
opinião de outros consumidores reais dessa empresa;
· Leia com cuidado
todas as condições da compra.
Prestando a atenção nesses detalhes,
é possível aproveitar esse Dia do Consumidor para conseguir
ótimos descontos e comprar sem medo de estourar o orçamento.
Sobre André
Charone:
André Charone é contador e
empresário, com formação internacional em Empreendedorismo em Economias
Emergentes pela universidade de Harvard (EUA).
Iniciou cedo na carreira da
contabilidade, filho de contador, o jovem sempre se espelhou na família e por
este motivo já sabia o caminho que iria trilhar.
Em 2010 com 21 anos apresentou na
Espanha um trabalho em um congresso de contabilidade, no mesmo ano passou a
atuar como professor universitário.
De lá para cá passaram mais de
10 anos, e hoje com toda essa bagagem o jovem, busca através das redes sociais
divulgar e ensinar de forma gratuita os princípios da contabilidade.
Graduado em Ciências Contábeis,
com MBA em Gestão Financeira. André, possui dezenas de artigos
e seis livros publicados, também é palestrante e apresentador, possui um
programa de TV chamado “Conexão Contábil”, no canal TVM em Belém.
Para mais
informações sobre André:
Instagram: https://www.instagram.com/andrecharone/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCzC-avxUpcO0t0UjHqBpFGg
Site: https://www.belconta.
Fonte/Foto-reprodução-divulgação: Assessoria de
Imprensa
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