domingo, 7 de março de 2021

DIREITO DA MODA É TEMA DE LIVRO DA ADVOGADA VALQUÍRIA SABÓIA

A advogada Valquíria Sabóia lançou o livro “Direito da Moda, uma introdução ao Fashion Law”.

A obra almeja ser uma breve introdução à disciplina do Direito da Moda e se inicia com o tema da propriedade intelectual, passa pelo exame da carreira de modelo e sua relação com o direito de imagem e outros direitos que permitem o resguardo da pessoa da modelo e de sua personalidade e, finalmente, o grave problema do chamado trabalho escravo na indústria da moda.

A obra se dirige àqueles que têm necessidade de encontrar novos campos de trabalho, sejam advogados, estudantes, profissionais de moda ou até mesmo para os que, por si só, gostariam de investigar essa nova área. Vale ressaltar que o Direito da Moda, com sua característica interdisciplinar, já se firmou como uma área relevante dos estudos jurídicos. Nascido nos EUA, no início da primeira década deste século XXI, sob o nome de Fashion Law, visava inicialmente discutir a proteção ao trabalho dos estilistas. O universo da Moda e sua indústria, com sua importância econômica e sua&nb sp;complexidade como fenômeno sociocultural, impulsionaram as discussões para outras esferas que não apenas o design de marcas, alcançando questões de contratação e defesa da imagem de modelos e até mesmo o grave problema do trabalho escravo.

Valquíria Sabóia é advogada especialista em Direito da Moda, editora do blog Fashion Law VS e presidente do Instituto Brasileiro de Arte, Direito e Moda (IBRADIM). Pós-graduada em Direito Civil, com enfoque em Direito da Moda, foi coordenadora executiva da Comissão de Direito da Moda da OAB-SP, pesquisadora do Grupo de Estudos em Fashion Law da USP/RP e coorganizadora do Circuito de Moda e Arte em São Paulo. Integrante da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ), atua como avaliadora da Comissão de Modelos do SATED/SP e é professora de Fashion Law da Agência FWM.

Serviço
 
2020 Livro: “Direito da Moda, uma introdução ao Fashion Law”  

Autora:  Valquiria Sabóia.

Páginas: 123 páginas 220 x 250 mm

Fonte: Assessoria de Imprensa



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário