domingo, 7 de março de 2021

MARCOS AMARO LANÇA LIVRO SOBRE SUA TRAJETÓRIA ARTÍSTICA

De intensos processos de criação e produção, o artista multimídia Marcos Amaro dá vida a esculturas, objetos, desenhos, gravuras e pinturas que partem da força da matéria e das formas em busca de um novo humanismo. É a partir disto que o artista expõe subjetivamente os dilemas e as dúvidas de sua experimentação intuitiva e conceitual. Uma síntese de sua trajetória artística é apresentada ao público no livro Marcos Amaro (Editora Cobogó), disponível no site da Cobogó, na loja do FAMA Museu e nas unidades da Galeria Kogan Amaro em São Paulo e Zurique.

Idealizada pelo próprio artista e organizada pelo curador Ricardo Resende, a publicação bilíngue, com textos em português e inglês, reúne imagens de obras de diversas fases de sua trajetória e traz, também, apresentação do artista Gilberto Salvador e uma conversa com o artista e escritor Nuno Ramos.

Em texto do início da publicação, Gilberto Salvador reflete sobre a obra de Amaro e diz que "o enfrentamento de materiais com texturas, densidades, brilho, opacidade e alguns elementos elétricos, tais como televisores e luzes, nos leva a crer que estamos diante de um artista que vem confirmar a frase do arquiteto Paulo Mendes da Rocha: ‘Nós nascemos para fazer de nossos sonhos objetos.’ Ou seja, Marcos Amaro é um construtor de propostas visuais altamente sensitivas".

Para Resende, "não há extremos temáticos nem mudanças materiais radicais na produção de Marcos Amaro, mas uma pontuação dada pelo uso da linguagem e da materialização. Ela começa com os desenhos, passa para as colagens, entra na escultura como o corpo principal, transita pela instalação, volta para o desenho, faz gravura, retoma a escultura e depara-se com a pintura", afirma o curador.

Sobre Marcos Amaro:

Marcos Amaro nasceu em 1984, em São Paulo. Atualmente, vive e trabalha entre o Brasil e Suíça. Estudou Economia na FAAP e se formou em Filosofia pelo Instituto Gens Educação e Cultura. Como colecionar de arte, em 2012, criou o FAMA Museu - Fábrica de Arte Marcos Amaro - em Itu, São Paulo, onde abriga seu acervo de colecionador e artista, instituição pela qual foi nominado para o prêmio na categoria Museus, Equipamentos e Centros Culturais pelo governo do Estado de São Paulo em 2020. Em 2018, inaugurou a Kogan Amaro, galeria com espaços em São Paulo e Zurique, e o FAMA Campo, em Mairinque, São Paulo, para expor trabalhos a céu aberto.

Ficha técnica:

Marcos Amaro

Editora: Cobogó

Autoria: Marcos Amaro

Organização: Ricardo Resende

Páginas: 280

Valor: R 110

Legenda: Capa do livro Marcos Amaro e Marcos Amaro, foto/crédito de Bruno Santos

Fonte: Assessoria de Imprensa




Nenhum comentário:

Postar um comentário