A Prime Cater nasceu em 2012, com o
objetivo de fornecer carne sob medida para restaurantes e varejo. Desde então,
a empresa conquistou espaços de evidência, atendendo mais de 1.200
estabelecimentos, e ampliou a área de atuação para atender também o consumidor
final, com a marca 481, por meio de um e-commerce e uma loja
própria. Agora, passa a investir em um novo segmento do mercado com o
lançamento da Farmi, que oferece produtos orgânicos e naturais.
Até o início de 2020, o foodservice
ocupava 90% da atuação da Prime, enquanto as vendas on-line e o varejo
correspondiam a 5% cada. Os planos de crescimento para os canais online e
varejo foram antecipados devido à pandemia do coronavírus e, atualmente, já
respondem respectivamente por 10% e 30% dos negócios, enquanto o foodservice
fica com 60% da atuação da empresa.
Nesse sentido, a estratégia de
equilibrar a representatividade dos diversos canais de vendas está em plena
fase de expansão. Com a chegada da marca Farmi, a expectativa é crescer ainda
mais em pontos de vendas físicos. Só no primeiro mês de abertura de vendas, a
Farmi já pode ser encontrada em 120 butiques de carnes e a meta é conquistar
mais espaços no varejo tradicional de supermercados.
Marcelo Shimbo, fundador e CEO da
Prime Cater, atua na cadeia de produção de carnes há mais de 20 anos e vem
acompanhando as mudanças no comportamento do consumidor, que hoje busca
produtos de alta qualidade, orgânicos e naturais, sem abrir mão da praticidade.
Foi então que teve a ideia de oferecer ao mercado uma linha prática em pequenas
porções, que pudesse atender a essas exigências de quem está vivendo na
agilidade e na dinâmica das cidades, mas busca o resgate dos valores do campo,
da vida simples e do sabor da fazenda.
A nova linha chega com opções para o
consumidor final, bem como para o setor de food service. Nas
butiques especializadas e supermercados, será possível encontrar cortes
naturais para churrasco, linha orgânica para o dia a dia e congelados. Para os
restaurantes, a marca vai abastecer seus clientes com cortes que seguem as
necessidades dos estabelecimentos dos mais variados tipos, como cortes para
grelha e hambúrgueres com blends especiais. Um exemplo destes
é a parceria com o chef Thomas Troisgros, que desenvolveu uma receita exclusiva
de hambúrguer orgânico para o TT Burger, no Rio de Janeiro, em homenagem ao seu
avô, que foi um dos pioneiros da culinária francesa e que estará à disposição
no cardápio.
Todos os mais de 50 produtos da linha
Farmi são elaborados com carnes selecionadas. Na linha Dia a Dia Orgânica, os
produtos, além de divididos em pequenas porções, são embalados em bandejas
hermeticamente fechadas na fábrica, o que garante o frescor e traz praticidade
e muito mais segurança para quem busca um produto sustentável para alimentação
da família. Entre os cortes, estão estrogonofe de filé mignon, picadinho, bifes
e carne moída. Já os produtos orgânicos congelados da Farmi, que foram feitos
para crianças, chegam em itens como mini almôndegas, mini-hambúrgueres e o
tradicional Hambúrguer do Fazendeiro, feito com um blend exclusivo
de cortes orgânicos. Quem gosta de um saboroso churrasco poderá saborear os
mais tradicionais cortes, como picanha e bife ancho, oriundos de gado angus e
hereford, criado 100% solto em pastagens do Uruguai.
Segundo o fundador da empresa, que
acompanha toda a cadeia de produção, do pasto à mesa, a ideia de criar a Farmi
foi exatamente ocupar um nicho de mercado que tem ganhado relevância no País, o
das comidas sustentáveis, bem como entregar produtos com a cara do consumidor.
“Desenvolvemos um amplo trabalho consultivo antes da venda do produto em si.
Assim, podemos atender às necessidades de cada cliente de maneira
personalizada” explica Marcelo Shimbo.
Para garantir essa qualidade, a
empresa acompanha de perto toda a cadeia de produção da carne: fazenda,
frigorífico e canais de venda. Isso garante que, mesmo na cidade, os
consumidores recebam o que há de melhor no campo. “Desenvolvemos parcerias com
criadores e frigoríficos que entenderam as especificações da Farmi. Assim,
podemos produzir uma linha completa de produtos naturais, do dia a dia ao
churrasco, seguindo as boas práticas de bem-estar animal”, diz Shimbo
A Farmi também valoriza os criadores
que atuam com o estilo de criação do gado solto, e não eram reconhecidos por
seu modelo de produção. Por não usar técnicas intensivas de criação, em alguns
casos esse modelo pode ter um custo elevado. O Brasil, diferentemente da
Europa, ainda não tinha desenvolvido um modelo comercial com essa clara
proposta de valor. Com o lançamento da nova marca, toda a cadeia consegue ser
valorizada, porque o cliente e o consumidor entendem o valor do produto lá na
ponta.
“Para cada linha, desenvolvemos
parcerias específicas: para a linha de churrasco, trabalhamos com os melhores
fornecedores do Uruguai de gado angus e hereford, criado solto em uma pastagem
rica em nutrientes, com maior concentração de betacaroteno, num sistema
conhecido internacionalmente como grass-feed. Para a linha orgânica,
estabelecemos uma parceria com fornecedores que possuem, além do processo
natural e boas práticas de bem-estar animal, certificados de rigorosos
protocolos de carne orgânica e nunca recebem nenhum tipo de antibiótico,”
afirma Shimbo.
Além das fazendas, os frigoríficos
precisam ser certificados. A empresa passa ainda por auditorias realizadas pelo
IBD, certificador responsável por fazer esse processo no Brasil. São
verificados os procedimentos de recebimento de matéria-prima certificada,
análise do ambiente de produção, estocagem, transporte, limpeza e a desinfecção
das instalações, com rigorosas restrições com relação aos desinfetantes
permitidos pela certificação orgânica.
Sobre a Prime
Cater
Fundada em 2012, a Prime Cater é especializada
em cortes de carne artesanais feitos com o que há de melhor em matéria-prima no
mundo. Criada pelo expert Marcelo Shimbo, a empresa nasceu com o objetivo de
oferecer soluções em proteínas para restaurantes, varejo e também criou e-commerce e
loja física para o consumidor final. Destacou-se ao pensar de forma inversa à
do mercado: do consumidor para o campo. A Prime Cater possui duas marcas
próprias, a 481 e a recém-lançada Farmi. Em seu portfólio, atende grandes
clientes, como Barbacoa, Pobre Juan, Z Deli e Zona Sul, entre outros.
Fonte/Foto-reprodução-divulgação: Assessoria de Imprensa
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