domingo, 4 de abril de 2021

PRAZO DE INSCRIÇÃO PARA O CURSO "MUSEUS E ESCOLAS EM TEMPOS DE PANDEMIA", DA USP, TERMINA 2ª-FEIRA, DIA 5

 

As inscrições para o curso de extensão da USP "Museus e Escolas em tempos de pandemia", que será realizado virtualmente de 13 a 18 de abril, podem ser feitas gratuitamente até a próxima segunda, dia 5, pelo site http://www.uspdigital.usp.br/apolo.

Sob a coordenação da supervisora do Museu Republicano "Convenção de Itu", Profa. Dra. Maria Aparecida de Menezes Borrego. O curso tem como objetivo fomentar discussões possíveis entre os Museus e Escolas no contexto vivenciado pela atual pandemia, em que novas formas de comunicação emergem e são necessárias para a produção de conhecimento a partir da cultura material e dos cervos dos museus.

"Em suas apresentações, os ministrantes convidados vão se valer dos acervos dos Museus localizados no chamado Centro Histórico de Itu, abordando temas convergentes entre as instituições e problematizando conceitos, tais como: territórios, identidades culturais, estudo do ambiente, circulação, produção e apropriação da cultura material", explica a supervisora do MRCI.

O curso será realizado por meio da plataforma Google Meet e tem uma carga horária total de 16 horas. Serão fornecidos certificados somente para os alunos que tiverem mais de 75% de frequência. Mas, atenção: as vagas são limitadas (sorteio pelo próprio sistema de inscrição).

Abaixo, confira a programação completa do curso:

- 13 de abril, das 19h às 21h30: Apresentação do curso e apresentação do Acervo - Museu Republicano Convenção de Itu

- 14 de abril, das 19h às 21h30: Possibilidades Educativas - Museu Republicano Convenção de Itu

- 15 de abril, das 19h às 21h30: Apresentação do Acervo - Museu da Energia - Itu

- 16 de abril, das 19h às 21h30: Possibilidades Educativas - Museu da Energia - Itu

- 17 de abril, das 10h às 12h: Apresentação do Acervo - Museu da Música - Itu

- 18 de abril, das 10h às 12h: Possibilidades Educativas - Museu da Música - Itu

Tour Virtual - Enquanto estiver fechado devido à pandemia, o público pode visitar o Museu Republicano e conferir suas exposições de forma online. Lançado em novembro, o tour pode ser realizado por meio do link http://vila360.com.br/tour/mrciusp.html. A plataforma oferece recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual ou auditiva, recursos de audiodescrição e também descrição do conteúdo em espanhol e inglês.

História do Museu Republicano - O Museu Republicano "Convenção de Itu" foi inaugurado pelo Presidente do Estado de São Paulo, Washington Luis Pereira de Sousa, a 18 de abril de 1923 e desde então subordinou-se administrativamente ao Museu Paulista que, em 1934, tornou-se Instituto complementar da recém-criada Universidade de São Paulo e a ela se integrou em 1963.

É uma instituição científica, cultural e educacional, especializada no campo da História e da Cultura Material da sociedade brasileira, com ênfase no período entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX, tendo como núcleo central de estudos o período de configuração do regime republicano no Brasil.

Encontra-se instalado em sobrado histórico em Itu, erguido nas décadas iniciais do século XIX, e que se tornou residência da família Almeida Prado. Foi nesse local que se realizou, em 18 de abril de 1873, uma reunião de políticos e proprietários de fazendas de café para discutir as circunstâncias do país e que, posteriormente, se transformou na famosa Convenção Republicana de Itu, marco originário da campanha republicana e da fundação do Partido Republicano Paulista.

Fonte: Assessoria de Imprensa


Nenhum comentário:

Postar um comentário