COZINHA AFETIVA PARA O DIA DAS MÃES

 

Uma gastronomia baseada em memórias. Esse é o conceito da Culinária Afetiva ou Comfort Food - uma comida que desperta sentimentos, memórias e lembranças.

Com a essência de resgatar lembranças especiais para quem está se alimentando, a cozinha afetiva vem ganhando cada vez mais espaço. Muitas pessoas já se deixaram conquistar pelo chamado comfort food e o segmento ganha força com profissionais dedicados a trazer de volta sensações nostálgicas através do paladar.

Marilaura Zanetti, chef e consultora Sabor das Índias, enfatiza que um dos objetivos da culinária afetiva é resgatar o paladar saudável e com memórias que muitas vezes deixamos de lado pela falta de tempo em prepará-los. Para ela é recompensador saber que seu trabalho proporciona memórias afetivas para outras pessoas: “Recentemente fiz uma receita de batata que minha mãe fazia na infância e uma seguidora contou que também fez. Quando ela comeu, correu ligar para a mãe, pois aquele sabor era muito familiar. Então a mãe, que mora em outro país, disse que fazia essa receita quando ela era criança. Ambas choraram e eu também quando soube”, conta a chef. 

Para celebrar o Dia das Mães com uma receita tipicamente caseira, segue a dica da chef.

Maminha assada com Batata

1 peça de maminha de + ou - 1kg
3 colheres (sopa) de manteiga, em ponto de pomada
2 colheres (sopa) de mostarda gourmet (eu usei a da Sabor das Índias)
1 colher (sopa) de sal
1 colher (chá) de tempero para carne
2 colheres (sopa) de Chimichurri desidratado

Para as batatas

3 batatas cortadas em 4 partes
1 cebola cortada em 4 partes
Sal
1 galho de alecrim
1 colher (café) de páprica
2 colheres (sopa) de patê de pimenta biquinho com cebola caramelizada (eu usei a da Sabor das Índias)

Modo de preparo

Lave bem as batatas e corte em 4 partes, igualmente com as cebolas. Misture todos os temperos e reserve. 

Misture a manteiga, a mostarda, o sal, o tempero para carne e o chimichurri desidratado até formarem uma pastinha. Passe na peça toda com ajuda de uma espátula. Junte as batatas reservadas e leve para assar por 1 hora, coberta com alumínio. Depois disso retire o alumínio, verifique se está macia e deixe dourar.

Foto/crédito: @euemcasa - Legenda: Maminha assada com Batata Marilaura Zanetti 

Fonte: Assessoria de Imprensa



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem