PARA APRENDER A DIFERENCIAR A REALIDADE DA PERCEPÇÃO

 

Embora o entendimento do mundo venha das informações captadas pelos sentidos básicos como ver e sentir, nem sempre isso significa a realidade dos fatos. O comportamento das pessoas é baseado na interpretação que fazem da realidade e não na realidade em si. Por isso, a percepção do mundo é diferente para cada ser humano.

Cada pessoa enxerga um objeto ou uma situação de acordo com seus próprios valores e normas socioculturais, ou seja, a percepção está ligada a valores específicos do indivíduo, o que interfere diretamente nas tomadas de decisões e julgamentos. 

Conhecer os padrões do funcionamento mental que distorcem os julgamentos e tomadas de decisões ajuda a lidar com decisões e escolhas mais equilibradas. O livro-caixinha® Percepção X Realidade, escrito por Daniel Martins de Barros (Matrix Editora, R$ 37,00) apresenta em cada uma de suas cartas um viés e as situações em que ele ocorre. Apresenta também a forma com que a percepção é distorcida, e traz exercícios para desmascarar o viés ou corrigi-los, melhorando o processo de julgamento e tomada de decisão.

Sobre a Matrix Editora

Matrix Editora possui mais de 700 títulos publicados e faz dez novos lançamentos a cada mês. Em seu catálogo constam best-sellers como Tchau, querida: o diário do impeachment; Biografia da Televisão Brasileira, Assassinato de reputações, Silvio Santos – a trajetória do mito e Bem-vindo ao inferno, e autores de destaque como Millôr Fernandes e o ator norte-americano Steve Martin.

Fonte: Assessoria de Imprensa


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem