segunda-feira, 17 de maio de 2021

KLEBER MENDONÇA FILHO FALA SOBRE SEU FILME FAVORITO EM LIVE DO INSTITUTO LING

O cineasta Kleber Mendonça Filho é o convidado da segunda edição deste ano do projeto Meu Filme Favoritodo Instituto Ling. O diretor e roteirista de alguns dos mais importantes longas-metragens do Brasil, como Aquarius e Bacurau, falará sobre uma de suas produções cinematográficas preferidas: o filme soviético Vá e Veja, de Elem Klimov. Mediado pelo jornalista e crítico de cinema Roger Lerina, o evento acontece no dia 20 de maioquinta-feira, às 19h, com transmissão ao vivo pela plataforma Zoom. Para participar, é necessário fazer inscrição prévia e sem custo no site www.institutoling.org.br.

 

Durante o encontro virtual, o público poderá interagir com o cineasta, enviando comentários e questionamentos, além de assistir a algumas das principais cenas do longa estrelado pelo ator russo Aleksei Kravchenko. Ele dá vida ao jovem Florya que, depois de encontrar um velho rifle, se junta ao movimento de resistência soviética contra as forças alemãs que invadem seu país durante a Segunda Guerra Mundial. Com uma galeria de imagens poéticas e atrocidades humanas, a produção rodada na antiga União Soviética mostra uma jornada épica de um adolescente que envelhece diante da câmera ao vivenciar os desastres da guerra.

 

Kleber Mendonça nasceu em Recife e se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco. Desenvolveu carreira como crítico de cinema e jornalista, escrevendo para o Jornal do Commercio e para o seu site, CinemaScópio. Começou a carreira cinematográfica realizando curtas-metragens, entre eles, os premiados Vinil Verde (2004), Eletrodoméstica (2005) e Recife Frio (2009). Em 2008, estreou seu primeiro longa-metragem, o documentário Crítico. Foi programador do Cinema da Fundação Joaquim Nabuco e do festival Janela Internacional de Cinema do Recife. Em 2012, lançou O som ao redor, um dos filmes brasileiros mais premiados nacional e internacionalmente na década. Seu filme Aquarius (2016) foi indicado ao Palma de Ouro no Festival de Cannes. Codirigiu e coescreveu o longa Bacurau (2019), ganhador do Prêmio do Júri no Festival de Cannes.

 

Roger Lerina é jornalista cultural, integrante da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e atua como repórter e crítico de cinema no Canal Brasil. É editor do site www.rogerlerina.com, uma plataforma dedicada a notícias, artigos e vídeos sobre cinema, artes cênicas, música, artes visuais e eventos culturais. É curador do projeto Meu Filme Favorito.

 

Em encontros mensais com participação de diferentes personalidades culturais do Brasil, o projeto Meu Filme Favorito é destaque na programação cultural do Instituto Ling desde 2018. Durante a pandemia, a atividade foi adaptada para o ambiente virtual, expandindo o seu alcance. A programação tem realização do Instituto Ling e do Ministério do Turismo / Governo Federal, com patrocínio de Crown Embalagens, Fitesa e America Tampas.

 

Sobre o Instituto Ling


Com 25 anos de atuação, o Instituto Ling é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a transformação da sociedade através da educação e da cultura. Criado e mantido pela família Ling, atua em três segmentos: educação, cultura e saúde. Sua missão é promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. Na área da educação, desde 1995 auxilia jovens líderes a desenvolverem seus potenciais intelectuais e empreendedores através da concessão de bolsas de estudo para as melhores instituições do mundo. A abertura de seu centro cultural em Porto Alegre, no ano de 2014, ampliou e solidificou a atuação do Instituto, firmando-o como centro de referência na disseminação do conhecimento e do livre-pensar, fomentador da educação de excelência em seus múltiplos formatos e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética.

 

Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. A família Ling, mantenedora do Instituto, é proprietária da “holding company“ Évora. O grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e tampas plásticas para bebidas e produtos de higiene e beleza.

 

SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO ON-LINE – CINEMA

 

Meu Filme FavoritoVá e Veja (1985), de Elem Klimov


Bate-papo ao vivo com o diretor e roteirista Kleber Mendonça Filho e o jornalista e crítico de cinema Roger Lerina


Dia 20 de maio, quinta-feira, às 19h, pela plataforma Zoom


Gratuito, mediante inscrição prévia pelo site www.institutoling.org.br

 

Para a experiência completa da atividade, o Instituto Ling recomenda que o público assista ao filme, disponível gratuitamente no YouTube, ou para assinantes na plataforma Petra Belas Artes à La Carte.


Informações úteis


www.facebook.com/InstitutoLing

www.instagram.com/Instituto.Ling

twitter.com/@InstitutoLing

www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural

Fone: 51 3533-5700

Email: instituto.ling@institutoling.org.br

Fonte/Foto-reprodução-divulgação: Assessoria de Imprensa


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário