A pandemia
da covid-19 trouxe várias mudanças no comportamento da sociedade e na economia.
Com o setor de moda não está sendo diferente. Depois de um ano de quedas na
produção e nas vendas, o setor de vestuário têxtil deve ter um ano positivo em
2021. Dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit)
apontam que o volume nominal da produção deve atingir R$ 152,1 bilhões, alta de
24,3% sobre o resultado de 2020 (R$ 123,3 bilhões) e também um pouco superior ao
apurado em 2019 (R$ 152 bilhões).
Além dessa
recuperação, há mudanças ocorrendo em outros aspectos. Segundo a
Vice-Presidente da América do Sul da The LYCRA Company, Adriana Morasco, está
acontecendo uma modificação importante no setor. “Em função de o mercado chinês
estar aquecido e da diminuição de oferta de navios na rota, que fez
quadruplicar o frete internacional desde setembro do ano passado, os lojistas
que compravam peças prontas da China estão optando pelos fornecedores
nacionais. Por isso, há uma demanda maior por fios, tecidos e roupas feitas no
Brasil. Porém, o aumento de preços das matérias-primas em vários setores da
economia tem causado turbulências no mercado também.”
O aumento
da demanda interna é sentido nos volumes da fabricante de soluções em fios e
tecnologia e primeiro elo da cadeia, que encerrou 2020 com excelentes níveis de
produção na região e no mundo e ainda sentindo o aquecimento em 2021. “A
retomada do consumo foi rápida e estamos trabalhando a todo vapor desde final
de Setembro para garantir o abastecimento do mercado. Neste ano, a produção
está mais que full e fizemos contratação de pessoas. Estamos inclusive
importando produtos para abastecer o mercado local. Ainda não é possível
avaliar por quanto tempo teremos essa forte demanda para recuperação dos
estoques de toda a cadeia”, detalha.
Mesmo com a
pandemia, em 2020, a empresa não cancelou os investimentos previstos nas linhas
de produção, desenvolvimento de produtos e em pessoas na unidade brasileira,
localizada em Paulínia (SP).
Smart
fashion e sustentabilidade
Outra
mudança, segundo Adriana, é a alta demanda por produtos com mais qualidade. “A
busca por roupas com a etiqueta LYCRA® vem aumentando mês a mês em função da
qualidade e conforto que LYCRA® confere às roupas. Durabilidade está
diretamente ligada à sustentabilidade e essa e nossa forma de contribuir para o
smart fashion”, complementa.
Segundo a
executiva, nesta retomada ficou evidente que os consumidores estão mais
conscientes. “A pandemia acelerou um processo que já vinha acontecendo. O
lançamento do fio LYCRA® Ecomade, o primeiro fio da empresa
fabricado com 20% de material reciclado foi um sucesso e já está disponível
ao consumidor”.
Além disso,
em janeiro, a The LYCRA Company obteve os Certificados de Saúde de
Material no Nível Ouro do Cradle to Cradle Products Innovation Institute, o que
reforça o compromisso da empresa com a transparência, sustentabilidade e
segurança. Válido por dois anos, o certificado ajuda os fabricantes a afirmarem
a transparência na matéria-prima utilizada em seus produtos e em toda cadeia de
abastecimento, substituindo produtos químicos de risco por mais seguros e
adotando uma química cada vez mais verde.
Em pesquisa
encomendada pela Abit, em relação às mudanças de valores pós-pandemia, foi
verificado que o consumo está mais consciente. Segundo o levantamento com 402
consumidores, 55% dos entrevistados acreditam que passarão a valorizar mais
marcas e produtos que sejam realmente sustentáveis.
Adriana
cita também a tecnologia BLACK da marca LYCRA®, o primeiro
elastano verdadeiramente preto da indústria, que conserva a integridade da cor
e evita transparência. “Grandes lojas de departamentos já estão usando essa
tecnologia e levando ao consumidor brasileiro um produto de altíssima qualidade
e sustentável, já que há economia de água no processo de tingimento dessas
peças que já usam esse fio na composição”, detalha a executiva, ao acrescentar
que Paulínia esta preparada para a produção dessas novas tecnologias.
A executiva
lembra que a empresa anunciou recentemente o fio LYCRA® Anti-Slip, que resolve
o problema de fuga do elastano no tecido. “Esse é um problema recorrente para
os fabricantes de tecidos/denim. Essa inovação foi especialmente desenvolvida
para auxiliá-los a terem melhor rendimento e aproveitamento de produto,
garantido mais qualidade ao consumidor final”. Esse fio possui estrutura de
filamento especial e composição química patenteada, que provê maior aderência e
força de fricção. Com isso, tem excelente stretch, recuperação e retenção de
forma, ajudando a manter a aparência mesmo após várias lavagens.
“Hoje o
consumidor é mais consciente e quer produtos confortáveis, com qualidade e que
sejam mais sustentáveis. Estamos inovando constantemente para nos antecipar a
essas demandas que foram acentuadas com a pandemia”, conclui a executiva.
Sobre
a The LYCRA Company
A The LYCRA
Company inova e produz soluções em fibras e tecnologia para as indústrias de
vestuário e cuidados pessoais. Sediada em Wilmington, Delaware, a The LYCRA
Company é reconhecida mundialmente por seus produtos inovadores, conhecimento
técnico e suporte inigualável em marketing, e é proprietária de marcas como
LYCRA®, LYCRA HyFit®, LYCRA® T400®, COOLMAX®, THERMOLITE®, ELASPAN®, SUPPLEX® e
TACTEL®. O legado da The LYCRA Company iniciou-se em 1958 com a invenção do fio
de elastano original, o fio LYCRA®. Hoje, a empresa está focada em agregar
valor aos produtos de seus clientes desenvolvendo inovações para atender às
necessidades do consumidor por conforto e durabilidade. Para mais
informações, visite www.thelycracompany.com
Fonte/Foto-reprodução-divulgação:
Assessoria de Imprensa – Legenda: V
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