FERRERO REAFIRMA SEU COMPROMISSO SOBRE ÓLEO DE PALMA RESPONSÁVEL ATRAVÉS DE NOVA “CARTA DE ÓLEO DE PALMA”


O Grupo Ferrero celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) com apresentação da sua nova Carta do Óleo de Palma, em que descreve sua ambição em conquistar uma indústria de óleo de palma que seja boa para as pessoas e para a natureza. A primeira Carta de Óleo de Palma foi anunciada em 2013 e serviu como um impulsionador para o desenvolvimento de uma cadeia de fornecimento de óleo de palma responsável - um compromisso público que leva em consideração os valores essenciais da empresa e sua estratégia de sustentabilidade.


Com base na contínua jornada de aprendizagem da empresa e nas percepções geradas pela estreita relação com colaboradores de todos os níveis, fornecedores, ONGs e parceiros acadêmicos, a Ferrero fortalece ainda mais os compromissos e progresso. A nova Carta foi desenvolvida em parceria com a Earthworm Foundation, uma organização sem fins lucrativos focada na melhoria da cadeia de valores.


A Ferrero obtém óleo de palma sustentável 100% certificado pela RSPO (Roundtable on Sustainable Palm Oil), segregado e rastreável até as plantações: uma meta atingida em 2015, tornando-se uma das primeiras empresas globais a fazê-lo. O grupo trabalha com uma abordagem que vai além do alto padrão de certificação. A Ferrero é membro ativo no POIG (Palm Oil Innovation Group) e na HCSA (High Carbon Stock Approach), duas das iniciativas de sustentabilidade de maior valor atualmente disponíveis para a indústria.


Como parte dessa abordagem, a nova Carta descreve outras ações, expondo três áreas estratégicas identificadas como críticas, onde as questões ambientais e sociais estão muitas vezes profundamente enraizadas, complexas e conectadas:


· Direitos Humanos e Práticas Sociais:


A Ferrero acredita na importância de construir uma cadeia de valor do óleo de palma mais justa e inclusiva, exigindo que os fornecedores tomem as medidas adequadas para prevenir qualquer forma de exploração, condições de vida ou de trabalho indecentes. O Grupo está indo além desses direitos essenciais, ajudando os pequenos proprietários a construir resiliência em face da volatilidade ambiental e econômica - bem como melhores condições de trabalho - por meio da colaboração com governos locais, ONGs e cientistas.


· Proteção Ambiental e Sustentabilidade:


A Ferrero está empenhada em ter uma cadeia de valor do óleo de palma que não apenas respeite o meio ambiente, mas também se torne um impulsionador positivo para regenerar a biodiversidade, os solos e os sistemas hídricos. Entre as iniciativas nesta área de foco, o Grupo se compromete com uma cadeia de abastecimento “sem desmatamento” que inclui o plantio de turfa, nenhum uso de fogo para limpar terras e a garantia da proteção de florestas e habitats naturais. Além disso, usa o Sistema de Monitoramento por Satélite Starling para identificar desmatamento potencial em cerca de um milhão de hectares de sua cadeia de suprimentos.


· Transparência do fornecedor:


A Ferrero trata as questões acima promovendo uma abordagem de responsabilidade compartilhada totalmente transparente em toda a cadeia de valor, bem como exigindo que todos os fornecedores sigam os padrões do Grupo. E faz isso compartilhando a lista de fornecedores das quais obtém o óleo de palma a cada seis meses; as listas mais recentes relacionadas ao segundo semestre de 2020 podem ser encontradas aqui. A Ferrero vai além com práticas como a publicação de um plano de ação e um relatório anual de progresso medido em relação às metas delineadas no Estatuto e disponibiliza uma “Linha Direta de Integridade” para receber confidencialmente quaisquer queixas ou casos de não conformidade em potencial.


Além disso, após aquisições recentes, a Ferrero deu as boas-vindas a novos produtos na família ampliada do Grupo e atualmente está trabalhando para integrá-los à cadeia de abastecimento, elevando-os aos padrões gerais de fornecimento de óleo de palma responsáveis da Empresa.


“Na Ferrero, adotamos uma abordagem de melhoria contínua em nossa cadeia de valor e entendemos os desafios ambientais e sociais vinculados à indústria do óleo de palma; é por isso que reafirmamos com orgulho nossos compromissos com o abastecimento responsável de óleo de palma por meio de nossa nova Carta. Esperamos continuar nossa jornada de aprendizado e ir além dos altos padrões de certificação com ações concretas que contribuam para uma indústria mais sustentável”, afirma Marco Gonçalves, Diretor de Aquisições e Avelãs da Ferrero.


“Damos as boas-vindas a esta carta atualizada por três razões: Em primeiro lugar, porque se baseia na implementação bem-sucedida de compromissos anteriores e, portanto, associa palavras a ações. Em segundo lugar, a Ferrero está demonstrando seu compromisso em impulsionar a excelência ambiental e social ligada a fortes valores essenciais e mudanças de longo prazo. Finalmente, esta Carta irá inspirar outras empresas a elevar seus próprios padrões, uma vez que a alavancagem e a ação coletiva permanecem críticas para dimensionar o impacto além da cadeia de suprimentos de uma empresa”, declara Bastien Sachet, CEO da Earthworm Foundation.


Dentro desta estrutura e olhando para o futuro, a Ferrero exalta as próximas propostas da Comissão Europeia sobre Diligência Obrigatória e a nova legislação para minimizar o risco de desmatamento e degradação florestal associados a produtos distribuídos em toda a União Europeia. A Ferrero acredita que uma legislação eficaz da UE é urgentemente necessária para resolver estas questões e estabelecer condições de concorrência equitativas para ingredientes mais sustentáveis. Por meio de uma declaração pública assinada por mais de 40 empresas em 25 de maio de 2021, a Ferrero estendeu seu apoio a uma lei da UE eficaz que abordará o desmatamento global impulsionado pela UE.


“Nossa nova Carta do Óleo de Palma é um exemplo do compromisso e das ações da Ferrero em relação ao fornecimento responsável de óleo de palma. Mas é necessária uma mudança em todo o setor. Nesse espírito, acreditamos que as regras adequadas da UE aplicáveis a todas as empresas relevantes - juntamente com a estrutura de cooperação certa com os países produtores - podem mudar o jogo na condução da transformação sistêmica da cadeia de abastecimento de óleo de palma, bem como na prevenção de impactos ambientais e de direitos humanos negativos”, diz Francesco Tramontin, Vice-Presidente, Centro de Políticas Públicas do Grupo Ferrero e Assuntos Institucionais da UE.

 

Sobre o Grupo Ferrero


A Ferrero começou sua história na pequena cidade de Alba no Piemonte, Itália, em 1946. Hoje, com um faturamento consolidado de mais de 12,3 bilhões de euros, a Ferrero está entre os líderes do mercado de Sweet Packaged Foods em todo o mundo.


O Grupo Ferrero está presente em todo o mundo com mais de 37.000 pessoas e 31 unidades de produção. A Ferrero é a produtora de muitos ícones da marca que são amados geração após geração, incluindo Nutella, Ferrero Rocher, Tic Tac, Kinder e Raffaello, que estão presentes e são vendidos em mais de 170 países.


Para mais informações, acesse:  

www.ferrero.com.br e www.ferrerosustainability.com


Fonte: Assessoria de Imprensa 


 

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