PROTAGONIZADA PELO VETERANO MICHEL BLANC, A COMÉDIA O BOM DOUTOR TEM ESTREIA ADIADA PARA 9 DE SETEMBRO

A comédia francesa O BOM DOUTOR tem como protagonista um tipo bem peculiar, o médico Serge Mamou-Mani, interpretado por Michel Blanc (As Testemunhas, Prêt-à-Porter), um sujeito ranzinza, cansado do seu trabalho, que não encara a medicina mais como uma vocação, mas como um fardo. Tudo muda quando sua vida cruza com um entregador de comida, interpretado pelo comediante e Youtuber Hakim Jemili, que assume o seu lugar no trato com os pacientes. O longa, dirigido por Tristan Séguéla (16 anos... ou quase), estreia nos cinemas em 09 de setembro.

Séguéla conta que a inspiração para o filme, que ele escreveu com Jim Birmant, partiu de algumas experiências pessoais – mesmo não sendo médico. “Meu avô-materno era médico e, com o tempo, como Serge, havia perdido o gosto pela profissão. Quando criança, eu não entendia como alguém com superpoderes de cura podia ficar triste ou de mal humor.” O corroteirista o procurou e sugeriu um suspense sobre um médico que seria substituído em breve, mas o cineasta teve outra ideia: “e se fizéssemos uma comédia?”

Daí nasceu O BOM DOUTOR, uma comédia sobre um médico cansado de seu trabalho, mas que precisa contar com a ajuda de um desconhecido para realizá-lo – algo que faz sem a menor empatia pelos pacientes. Malek Aknoun, o entregador, é o oposto de Serge, repleto de energia, boa vontade e otimismo, que aceita substituí-lo nas consultas, depois que Serge trava as costas e tem dificuldade para andar.

Blanc, por sua vez, destaca o roteiro do longa, que foge do óbvio. “Não estamos numa comédia de estripulias, na qual dois caras bem diferentes irão gritar um com o outro o tempo todo para fazer as pessoas rirem.” Ele define Serge como um homem sem expectativas a quem só lhe resta “beber, fumar e voltar para casa para dormir. ” Na trama, o médico é obrigado a aceitar o plantão na noite de Natal, quando nenhum colega aceitou trabalhar, pois do contrário será demitido.

Entre um atendimento e outro, Serge trava as costas e, com dificuldade para se locomover, conta com a ajuda de Malek, que o substitui fingindo ser médico, atendendo as emergências e sendo guiado nas consultas por Serge via celular. Jemili, que estreia no cinema nesse papel, confessa que o humanismo do filme foi o que mais lhe atraiu. “Há humor, mas também há algo de sentimental no encontro desses dois homens. E é a primeira vez que posso mostrar, num trabalho, outros lados do Hakim, que as pessoas conhecem da televisão e internet.”

O diretor explica que sabia que não tinha em mãos uma tarefa fácil, “uma comédia deve fazer, antes de mais nada, as pessoas rirem, e existem temas mais leves para divertir o público, mas sempre tive uma queda por comédias que não têm medo de abordar assuntos mais sérios, que se atrevem a fazer rir mesmo com certa angústia. ”

O programa televisivo Culturebox elogiou O BOM DOUTOR como um filme que “conecta piadas e mal-entendidos em um ritmo constante. Esta comédia é, em geral, muito bem-sucedida, bem montada e nunca se torna entediante.” Já a revista francesa Première elogiou o longa como “como uma das boas comédias francesas atuais, protagonizada por uma dupla perfeitamente complementar que revela pela primeira vez na tela grande o talento de comediante e Youtuber Hakim Jemili.”

O BOM DOUTOR será lançado no Brasil pela Pandora.

Sinopse

É véspera de Natal em Paris e Dr. Serge é o único médico de plantão naquela noite. Com as costas travadas e tomando tragos de uísque o tempo inteiro, Serge está quase tão mal quanto os pacientes que ele atende em domicílio. As chamadas de emergência não param em seu rádio, até que o carro de Serge cruza com a bicicleta de Malek, um simpático entregador de comida. O encontro acidental faz com que o médico tenha uma ideia salvadora: enviar o jovem em seu lugar para atender os pacientes. Para nada dar errado, basta Malek seguir à risca as instruções que recebe remotamente de Serge. Se o áudio não falhar, todos terão um feliz Natal.

Ficha Técnica

Direção:  Tristan Séguéla

Roteiro: Jim Birmant, Tristan Séguéla

Produção:  Bruno Nahon

Elenco: Michel Blanc, Hakim Jemili, Solène Rigot, Chantal Lauby, Franck Gastambide, Victor Artus Solaro

Direção de Fotografia: Frédéric Noirhomme     
   
Desenho de Produção: Emmanuel de Chauvigny

Trilha Sonora: Grégoire Hetzel

Montagem: Grégoire Sivan

Gênero: comédia

País: França

Ano: 2019

Duração: 90 min 


Fonte: Assessoria de Imprensa


 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem