CASA MUSEU EMA KLABIN PROMOVE CICLO DE  EVENTOS SOBRE MODA

 

A Casa Museu Ema Klabin promove, entre os meses de setembro e novembro, uma rica programação sobre moda. Assuntos como a história das roupas, a importância desses acervos em museus, o conceito de economia circular e sustentabilidade, o desfile nº 13 do estilista Alexander McQueen, a arte e a moda, a indumentária baiana, o fenômeno social da moda, e a presença negra em acervos de moda são alguns dos temas dos encontros.
 
A programação também contará com diversas oficinas que vão fazer o público colocar a mão na massa. Entre elas, por exemplo, uma que estimula o participante a recriar figurinos em miniaturas, outra que ensina a fazer uma joia têxtil sustentável ou criar roupas não binárias.
 
O programa Tardes Musicais também trará uma programação especial nesse período, com um concerto ao vivo com releituras de trilhas sonoras dos desfiles da São Paulo Fashion Week (SPFW).
 
Toda a programação gratuita acontece em formato híbrido, presencial e online. As inscrições para os primeiros eventos já estão disponíveis no site da Casa Museu (https://emaklabin.org.br).

Exposição 

Em outubro, está marcada a exposição “Ema e a Moda no século XX - as roupas e a caligrafia dos gestos”, com curadoria do pesquisador e escritor Brunno Almeida Maia. A mostra irá expor peças de vestuário, acessórios e fotografias da colecionadora e mecenas Ema Klabin.
 
A exposição “Ema e a Moda no século XX - as roupas e a caligrafia dos gestos” e a oficina “Memória das Roupas-Construção de Roupas em Papel” (Museu em Família) têm apoio cultural do Governo do Estado de São Paulo, por meio do ProAC- ICMS da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e patrocínio da Klabin S.A. 
 
"A programação cultural integra o projeto Digitalização da Coleção Ema Klabin, que contou com o apoio BNDES, Co-idealização Benfeitoria e SITAWI, no âmbito do edital Matchfunding BNDES+ 2020".
 
Confira as palestras e oficinas de setembro:

Palestra: Roupas enquanto memória e patrimônio
Nessa palestra, ministrada por Manon Salles, doutora e mestre em ciências da comunicação (ECA-USP), será analisada a importância da roupa e suas inúmeras narrativas dentro das coleções museais, a partir da leitura dos trajes que fizeram parte dos percursos de Ema Klabin. Será discutido como os acervos de roupas, de moda ede acessórios são percebidos, enquanto parte da cultura material, como importantes fontes históricas, muitas vezes esquecidas nos museus.

Data: Sábado – 18/09
Horário: 11h às 13h
Classificação: 14 anos
Vagas: 95
Zoom

Oficina: A Roupa Musealizada: Exposições Possíveis
A primeira oficina presencial na Casa Museu Ema Klabin tem como proposta perceber e refletir as diferentes formas de expor uma peça do vestuário dentro de uma exposição, partindo do vestido que fez parte da performance final do desfile nº 13 do estilista Alexander McQueen em 1999. Como prática, os participantes irão analisar a melhor disposição de um vestuário de Ema Klabin a partir dos espaços presentes no museu. O encontro será ministrado por Tatiana Bo, coordenadora do Educativo no Museu de Arte Brasileira (MAB FAAP) e mestre em História da Arte (UNIFESP). A oficina complementa a palestra “Roupas enquanto memória e patrimônio”.

Data: Sábado – 18/09
Horário: 14h30 às 16h
Classificação: 16 anos
Vagas: 20
Presencial (Rua Portugal, 43, Jardim Europa, SP)
 
Palestra: Circularidade na moda: estratégias de sustentabilidade e inovação 
A produção de vestuário atingiu números alarmantes nos últimos anos devido aos novos padrões sociais de consumo. O objetivo desta palestra é, a partir do conceito de Economia Circular, propor novas abordagens relacionadas à circularidade e inovação na moda, com base em aspectos como a restauração e regeneração do meio ambiente com a intenção de chegar o mais próximo do resíduo zero. Por fim, serão apresentadas outras estratégias de produção e consumo, com base nas novas ações da indústria de moda, levando em conta o trabalho humano mais consciente e os princípios de reutilização, reciclagem e regeneração dos produtos. O encontro será ministrado por Monayna Pinheiro, especialista em Estética e Gestão de Moda (ECA-USP).

Data: Sábado – 25/09
Horário: 11h às 13h
Classificação: 14 anos
Vagas: 95
Zoom
 
Oficina: Memória das Roupas-Construção de Roupas em Papel
As roupas marcam épocas, amores, sonhos, desejos e fazem história. A oficina “Memória de Roupas” tem como objetivo atualizar a memória afetiva dos participantes e estimular a recriação de figurinos que marcaram fases de suas vidas. A partir de relatos, a oficina busca contextualizar épocas, ambientes e pessoas envolvidas. As roupas serão reconstituídas em miniaturas (cerca de 70 cm) e a modelagem será em papel craft e crepon. Como resultado, serão recriados modelos, croquis de cada roupa e o registro de histórias vividas através das roupas modeladas. A oficina será ministrada pela artista e doutora em literatura Beth Ziani, com experiência na relação entre literatura e outras artes, especialmente o bordado. A oficina faz parte do Programa Museu em Família da Casa Museu Ema Klabin.

Data: Domingo – 26/09
Horário: 15h às 18h
Classificação: 16 anos
Vagas: 15
Presencial (Rua Portugal, 43, Jardim Europa, SP)

Legenda: Último vestido apresentado na performance final do desfile Nº.13 do estilista Alexander McQueen (1999) será tema da Oficina "Roupa Musealizada” Crédito_Allure Guy Marineau Condé Nast Inc. Imagem: via  Getty Images

Fonte: Assessoria de Imprensa 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem