#TOGETHERBAND ANUNCIA PARCERIA COM COMUNIDADE INDÍGENA YAWANAWÁ PARA CRIAR PULSEIRAS DE EDIÇÃO ESPECIAL EM APOIO À FLORESTA AMAZÔNICA

 

A #TOGETHERBAND firmou uma parceria com os Yawanawá, uma comunidade indígena brasileira que vive no coração da Floresta Amazônica, para criar uma gama de pulseiras inéditas feitas a partir de sementes de açaí, o produto natural que advém da coleta da famosa fruta, utilizada para fazer suco para a comunidade.  

Esta é primeira pulseira #TOGETHERBAND que reúne todas as 17 cores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, sendo que as sementes das pulseiras Yawa são pintadas à mão e tecidas em fio de plástico retirado do oceano, com uma única semente feita a partir de metal reutilizado. A pulseira Yawa é um convite ao mundo e feito pelos povos indígenas, os nossos verdadeiros guardiões da natureza, para estar ao lado deles e tomar medidas que apoiem os seus objetivos. Somente juntos poderemos alcançá-los.   

Conforme destacado no recente relatório do IPCC, é inquestionável que as emissões causadas pelo homem, tais como a queima de combustíveis fósseis e a derrubada de árvores, são responsáveis pelo aquecimento recente. A crise na Amazônia atingiu um ponto crítico. Pela primeira vez, a Amazônia está emitindo mais CO2 do que é capaz de absorver, a partir dos incêndios florestais; a maioria decidiu deliberadamente limpar as terras para a produção de carne e soja. 

O governo brasileiro também está tentando aprovar um projeto de lei, o PL409/2007, que ameaça privar mais de 400 comunidades indígenas dos seus direitos de terra já existentes. Se o projeto de lei passar, abrirá suas terras à exploração, colocando em risco a sua própria sobrevivência. Nós, a comunidade internacional, devemos erguer nossas vozes em solidariedade aos povos indígenas.  

A BOTTLETOP e a #TOGETHERBAND estão trabalhando com a comunidade Yawanawá para estabelecer e implementar um workshop com o intuito de oferecer treinamento e emprego sustentável e a longo prazo. A parceria ajudará a proteger o patrimônio cultural e as competências artesanais da comunidade na criação de produtos feitos de materiais naturais da floresta.  

Capacitar as comunidades indígenas para proteger os seus ecossistemas naturais e a biodiversidade é fundamental para todos nós na luta contra as mudanças climáticas.  

"Nossa preciosa floresta está sob grande ameaça. Está queimando. Nós protegemos a floresta e ela nos protege. Vivemos em harmonia. A floresta nos fornece medicamentos. Abrigo. Conhecimento sagrado. E a subsistência. Uma floresta saudável é vital não apenas para nós. Mas para o futuro saudável de toda a humanidade. Para os nossos filhos e para os seus filhos. O fruto do açaí é muito especial para o nosso povo. Usamos as sementes para fazer joias. Estamos fazendo uma parceria com a #TOGETHERBAND para criar a pulseira Yawa como um símbolo de esperança para o futuro da Floresta e de nossa comunidade. Com esta pulseira, podemos preservar o patrimônio cultural e o artesanato de nossa comunidade. E fornecer um sustento para o nosso povo. Ajude-nos a proteger a mãe natureza. Ajude-nos a proteger a nossa casa." Tashka Yawanawá, chefe dos Yawanawá. 

"As comunidades indígenas vivem em harmonia com o planeta há séculos. Eles são os guardiões da natureza e, no entanto, enfrentam continuamente problemas de forasteiros que ameaçam a sua própria existência. Tive o privilégio de passar um tempo com a comunidade Yawanawá no Brasil e vi em primeira-mão como eles cuidam e protegem a floresta tropical, mas precisam do nosso apoio para ajudar a amparar suas terras, que atualmente correm o risco de ser tiradas deles. Esta parceria não só possibilitará que a comunidade prospere e alcance os seus objetivos, mas permitirá que protejam os pulmões do planeta." Cameron Saul, co-criador da #TOGETHERBAND.  

"Proteger a terra é proteger a humanidade. A herança e o legado dos povos Yawanawá no Brasil são fundamentais para entender a nossa própria conexão individual com a Terra. Com a #TOGETHERBAND estamos nos dedicando a apoiar os Yawanawá e a necessidade urgente de preservar suas terras na Amazônia para eles e para o futuro da humanidade." Sonia Diop, fundadora e presidente do Legacy Forum, disse de Paris, na França. 

As primeiras pulseiras Yawa #TOGETHERBAND estão disponíveis para pré-venda via Shop2Gether, nosso e-commerce parceiro no Brasil, desde 23 de setembro, dia que marca o início da Climate Week de Nova York e a Global Goals Week. Ao apoiar a comunidade Yawanawá e ajudá-los a alcançar os seus objetivos, a BOTTLETOP e a #TOGETHERBAND esperam aumentar a conscientização sobre as lutas que as comunidades indígenas estão enfrentando, bem como galvanizar o apoio global para impedir que o projeto de lei PL490/2007 seja aprovado, para proteger os Yawanawá, a floresta tropical e a todos nós.  

A pulseira Yawa #TOGETHERBAND está disponível para pré-venda por R$160 na cor natural e preta com sementes redondas e por R$190 com todas as 17 cores dos Goals e com sementes de diversos formatos, exclusivamente em https://www.shop2gether.com.br/  

SOBRE

#TOGETHERBAND 

A campanha #TOGETHERBAND foi lançada no Dia da Terra de 2019 pela marca de acessórios sustentáveis BOTTLETOP em parceria com a ONU e a UBS. Utiliza a criatividade e a cultura para aumentar a consciência pública para com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e inspirar ações para alcançá-los. A campanha criou uma comunidade global de cidadãos ativos com um alcance de 5,4 bilhões de pessoas, conectados por meio de moda sustentável, arte contemporânea, música e audiovisual. Os embaixadores vão de David Beckham e Naomi Campbell a Halima Aden, Lewis Hamilton e Jameela Jamil. Cada pulseira #TOGETHERBAND é feita de Parley Ocean Plastic recuperado, metal para armas de fogo desativado e é feito à mão por artesãos no Nepal, criando habilidades e meios de subsistência para as mulheres locais. 

BOTTLETOP  

BOTTLETOP é uma marca de acessórios sustentáveis e de luxo que começou em 2002 por meio de uma colaboração no design de bolsas com a icônica casa de moda britânica Mulberry, apoiando artesãos na África e projetos locais de educação sanitária. Com o atelier BOTTLETOP no Brasil e workshops no Nepal, a marca continua a fornecer habilidades e meios de subsistência para artesãos em partes desfavorecidas do mundo.  

A BOTTLETOP também é uma inovadora técnica; trabalhando para desenvolver e aplicar os resíduos mais inovadores e materiais de origem sustentável para sua coleção, incluindo metal reciclado, plástico marinho, metal Humanium (armas de fogo desativadas recicladas), couro com desmatamento zero e borracha selvagem. Em novembro de 2017, a BOTTLETOP inaugurou na Regent Street sua primeira loja impressa em 3D criada a partir de resíduos de plástico.  

COMUNIDADE YAWANAWÁ 

Os Yawanawá, conhecidos como o povo do Javali, são uma comunidade indígena do estado do Acre, Brasil. Vivem em harmonia com os seus arredores devido à sua centenária observação e interação com a natureza, economia de subsistência e ligação espiritual com terras e territórios. Eles garantem o equilíbrio da floresta amazônica, para que ela continue a fornecer água, solo fértil, alimentos, abrigo e medicamentos.  

Por centenas de anos, eles sobreviveram a forasteiros que roubaram suas terras e recursos, foram escravizados e tiveram seus costumes e meios de subsistência naturais tirados deles. Sua terra ancestral foi finalmente demarcada em 1977 pelo governo brasileiro, que delimitou legalmente seu território. As ameaças, porém, estão longe do fim com a introdução do projeto de lei PL490.  

SHOP2GETHER 

Lançado em 2012, o Shop2Gether é o maior e-shopping de moda nacional, que reúne grandes marcas e estilistas renomados ao lado de novos designers, promovendo assim uma rede de conexão potente, e atraindo consumidores de todas as gerações. 

O Shop2Gether é pioneiro no país em oferecer atendimento premium e serviços como: concierge e gift assistant, além das trocas de compras gratuitas e descomplicadas 
 
LEGACY FORUM

O LEGACY FORUM é fundado por Sonia Diop, uma filantropa francesa, filha de uma francesa europeia e de um pai senegalês. O LEGACY FORUM visa proteger o meio ambiente, apoiar a educação das crianças e melhorar a condição das mulheres. O LEGACY FORUM reúne os guardiões do nosso meio ambiente com historiadores, cientistas e líderes culturais por meio de reportagens e instalações artísticas instigantes que chamam a humanidade para a ação. O LEGACY FORUM apoia projetos humanitários, educacionais e que assegurem que comunidades ameaçadas tenham cadeias de suprimentos sustentáveis e éticas com cooperativas e ateliers locais para garantir a preservação do seu patrimônio e consciência.  

Com início em 2022, o LEGACY FORUM se reunirá em Paris e Genebra, seguido por Washington, DC, em 2023, com eventos anuais a seguir com as nações mais afetadas pela crise climática e onde crianças e mulheres estão em risco. A humanidade encontra-se numa encruzilhada. O LEGACY FORUM se reúne na interseção de nosso passado coletivo para assegurar um futuro mais saudável e livre para todas as pessoas.  
 
FATOS SOBRE OS POVOS INDÍGENAS 

Os povos indígenas constituem 5% da população mundial e representam 15% dos extremamente pobres.  

Os povos indígenas protegem 80% da biodiversidade remanescente do mundo e detêm conhecimentos ancestrais vitais sobre como se adaptar, mitigar e reduzir os riscos climáticos e de desastres.  

Os povos indígenas são frequentemente marginalizados e enfrentam discriminação nos sistemas jurídicos dos países, deixando-os ainda mais vulneráveis à violência e ao abuso.  

Os povos indígenas são herdeiros e praticantes de culturas e modos de vida únicos. Cerca de 70 milhões dependem das florestas para a sua subsistência, e muitos mais são agricultores, caçadores ou criadores de gado.  

A contribuição das comunidades indígenas para o combate às mudanças climáticas é muito maior do que se pensava anteriormente. Suas áreas florestais armazenam pelo menos um quarto de todo o carbono da floresta tropical acima do solo - cerca de 55 trilhões de toneladas métricas. Isto é equivalente a quatro vezes o total das emissões globais de carbono em 2014

Fonte/Foto-Reprodução-divulgação: Assessoria de Imprensa


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem