segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

ANTÓNIO FAGUNDES LIMA DUARTE, LAURA CARDOSO, AMIR HADDAD E JUCA DE OLIVEIRA REFLETEM SOBRE O TEATRO EM SÉRIE INÉDITA

 

Desde os primórdios, a humanidade tem como hábito contar e interpretar histórias. E, ao redor do mundo, diversas formas de encenações se desenvolveram em culturas totalmente diferentes e distantes. A nossa vem, sobretudo, da Grécia Antiga.  É aí que começa a série “Em Cena – A Arte de Interpretação”, dirigida por Jun Sakuma e produzida pela Bravo Cinematográfica, que atravessa os séculos e chega até o Brasil contemporâneo, narrando a trajetória do teatro.

Dividida em quatro episódios, a série conta com depoimentos de grandes nomes das artes cênicas brasileiras: Antônio Fagundes, Lima Duarte, Laura Cardoso, Juca de Oliveira, Caco Ciocler, Beth Goulart, Cassio Scapin, Fúlvio Stefanini, Ligia Cortez e Cacá Carvalho, além da atriz norueguesa Ingvild Deila. A produção também entrevista diretores como Zé Henrique de Paula e Eduardo Tolentino de Araújo. Eles falam da história do teatro desde suas origens, mas também tecem seus próprios comentários e opiniões, associam com suas experiências e, sobretudo, refletem sobre suas funções, como atores e diretores.

A obra segue uma ordem cronológica. O primeiro episódio aborda os primeiros rituais dionisíacos na Grécia Antiga, as origens do teatro e dos primeiros atores, e reflete sobre a criação e a composição dos personagens. Os seguintes passam por grandes autores e teatrólogos como William Shakespeare e Constantin Stanislavski, por movimentos teatrais como a Commedia Dell’arte, até chegar ao Brasil dos séculos XX e XXI. Aportando em terras brasileiras, destaca a importância do Teatro do Oprimido, de Augusto Boal; e, ainda, a experiência de dois dos grandes diretores, ainda vivos, que revolucionaram o teatro brasileiro: Amir Haddad e Zé Celso Martinez Corrêa, que abrilhantam a produção com seus depoimentos.

Em paralelo, a série exibe performances teatrais, entre elas, da atriz Mel Lisboa e do ator Rafael Losso, que ensaiam a peça “Romeu e Julieta” em um palco. Sem figurinos, com repetições, erros, acertos, lendo o texto, testando expressões faciais e tons de voz, os atores mostram como é, na prática, a preparação antes do espetáculo. A estreia é na Terça das Artes, 25 de janeiro, às 23h.

Serviço 

Terça das Artes (Visuais, Cênicas, Arquitetura e Design) – 25/01

23h – "Em Cena – A Arte da Interpretação” (Série) – Episódio 1
O primeiro episódio investiga a gênese do teatro ocidental, como diferentes atores podem fazer um mesmo papel de maneiras variadas e os processos de criação de um personagem. Direção: Jun Sakuma. Duração: 41 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 26 de janeiro, quarta-feira, às 03h e às 17h; 27 de janeiro, quinta-feira, às 11h; 29 de janeiro, sábado; 18h35.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Legenda: atriz Laura Cardoso (Crédito: Divulgação/Curta!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário