domingo, 30 de janeiro de 2022

VACINAS SÃO ATÉ 50% MAIS EFICAZES EM QUEM PRÁTICA ATIVIDADE FÍSICA

 

Estudo da Universidade Caledônia de Glasgow, no Reino Unido, aponta que pessoas fisicamente ativas têm 50% mais chances de desenvolver maiores níveis de anticorpos depois de receber uma vacina. A pesquisa, que utilizou dados janeiro de 1980 a abril de 2020, também indica que a prática de exercícios por pelo menos 30 minutos cinco vezes na semana diminui em até 37% as chances de o indivíduo adoecer e morrer de doenças infecciosas.

O estudo, publicado pela HCM Magazine, pode ajudar no enfrentamento de futuras epidemias e pandemias, como a de Covid-19. Isso porque comprova que o incentivo e o investimento em atividades físicas não apenas reduzem o risco de adoecer e falecer, mas também torna as campanhas de vacinação mais eficazes. Além disso, manter uma rotina de exercícios auxilia na prevenção do desenvolvimento de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, que são fatores de risco para outras enfermidades.

“Além de todos estes benefícios, é importante destacar que o exercício é parte importante da prevenção e tratamento das principais comorbidades que agravam a doença: hipertensão, obesidade e diabetes. E há que se ressaltar que os casos de depressão e ansiedade aumentaram exponencialmente em função do isolamento. O exercício produz no cérebro as substâncias que proporcionam bem-estar, como as endorfinas e a serotonina, melhorando a saúde emocional dos praticantes”, explica Monica Marques, educadora física e diretora técnica da Cia Athletica.

Dois principais fatores corroboram com as conclusões dos pesquisadores. Uma delas é o aumento, em quem se exercita regularmente, da imunoglobulina IgA, responsável pela proteção de mucosa dos pulmões e de outras partes do corpo, impedindo a entrada de vírus e bactérias. Outra é o aumento do número de células T CD4+, cuja tarefa é alertar o sistema imunológico sobre algum ataque e controlar a resposta imune. 

A pesquisa não considerou atletas profissionais, portanto, qualquer pessoa pode começar a se exercitar para evitar o desenvolvimento de doenças infecciosas e aumentar a eficiência de imunizantes. A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que os adultos pratiquem entre 150 e 300 minutos de atividade física de intensidade moderada por semana. Para as crianças e os adolescentes, a recomendação é de 60 minutos diários de atividade aeróbica moderada.

Sobre a Companhia Athletica

A Companhia Athletica está presente no mercado há mais de 35 anos e conta com 16 unidades em operação em cinco regiões do país, a mais nova delas no Clube Cultura, em Campinas. É a primeira rede de academias a funcionar aos sábados, domingos e feriados (exceto Natal e Ano Novo), e oferece um dos maiores parques aquáticos do Brasil, com 24 piscinas, sendo 13 semiolímpicas. Juntas, as unidades somam mais de 60 mil metros quadrados de área construída de academia, fora estacionamentos.

A Cia Athletica se firmou como referência no fitness brasileiro pela seriedade e profissionalismo em seus processos. A primeira unidade foi inaugurada em 1985, em São Paulo. Instalada na Rua Kansas (Brooklin), nascia como primeiro espaço construído especialmente para abrigar uma academia de ginástica no Brasil. Todos os treinos montados na Cia Athletica são específicos e direcionados ao objetivo do aluno. Isso porque, antes de iniciar os treinos, o aluno tem três agendamentos individualizados com os professores, justamente para conhecer melhor seus objetivos e condições físicas e poder montar algo bem individualizado. Também desenvolveu o sistema CiaOn que atrela o fator humano à tecnologia.

O método ajuda os alunos a atingirem seus objetivos de forma organizada e motivadora, dando suporte à geração de treinos personalizados considerando as preferências, histórico de saúde ou lesões anteriores e objetivos de cada um. O aluno tem acesso, esteja onde estiver, à sua programação de aulas personalizadas, sua evolução e histórico e ainda pode compartilhar os seus resultados nas redes sociais.

Mais informações: https://www.ciaathletica.com.br

Fonte/Foto-Reprodução-divulgação: Assessoria  de Imprensa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário