EVINO REALIZA CURSO GRATUITO SOBRE A UVA SYRAH

 

Para celebrar o Dia Internacional da Syrah, que acontece em 16 de fevereiro, a Evino promove um curso gratuito sobre curiosidades da uva, características dos vinhos e dicas de harmonizações para você fazer em casa. Ministrada pelo sommelier Vinicius Santiago, a aula online acontece na própria data, dia 16, às 19h30, com transmissão ao vivo no canal do YouTube do e-commerce. Os interessados podem se inscrever pelo site da Eventbrite. Para garantir uma experiência ainda mais completa, a Evino disponibilizou um kit exclusivo para degustar com o sommelier durante a live.


“Neste curso, teremos um diferencial de fazer com que o público tenha a oportunidade de acompanhar em casa com um kit especial e exclusivo para a videoaula. Dessa maneira, a Evino promove uma experiência única e integral”, conta Santiago.


A Syrah é uma das castas mais conhecidas no mundo, sendo nativa da França. A região mais famosa pelo cultivo da uva é o Vale do Rhône. Ao Norte do Vale, a Syrah é a única uva tinta cultivada, sendo protagonista de vinhos potentes, encorpados e com grande potencial de guarda. Na parte Sul, já é comum encontrar-lá com outras uvas, como o famoso blend GSM (Grenache, Syrah, Mourvèdre).


Fora do seu país de origem a Syrah é muito cultivada na Austrália, onde é conhecida com grafia diferente (Shiraz). A casta se adaptou bem ao clima do país e é cultivada em diferentes regiões, gerando vinhos em dois principais estilos. Em Riverland, Murray Darling e Riverina são produzidos vinhos mais leves, frutados e com um certo dulçor. Em regiões como Barossa Valley, Eden Valley e Coonawarra são feitos vinhos mais robustos e com grande potencial de guarda. A uva também é encontrada em muitos outros países como Nova Zelândia, África do Sul, Chile, Argentina, EUA, Portugal, Espanha, Itália, entre outros.


Além do kit especial, o sommelier da Evino selecionou quatro rótulos do catálogo do e-commerce para você conhecer melhor essa famosa casta. Há opções para gostos variados, além de preços especiais. Confira:


The Drover Shiraz 2020Este é um típico exemplar australiano. Elaborado na região de Riverina, The Drover apresenta um estilo fácil de conhecer, com notas de aromas de ameixa, groselha preta e especiarias. Em boca tem corpo médio, macio e com final agradável. Harmoniza bem com carnes assadas e queijos fortes.


Experimentum Syrah 2018A Quinta Madre de Água tem suas raízes fixas nos solos do Dão, em Portugal. Lá, suas vinhas são cultivadas com foco no respeito à natureza, às artes e tradições. E foi nesse território que as uvas Syrah que deram vida ao Experimentum foram colhidas. Tem corpo médio, taninos elegantes e acidez leve.


Font du Mirail Côtes du Rhône AOC 2020: A denominação de Côtes du Rhône é uma das mais importantes da França. E foi nessa região de solo majoritariamente composto por argila vermelha e pedras arredondadas que Font du Mirail Côtes du Rhône foi elaborado. Espere apreciar um exemplar rico, estruturado e equilibrado em boca, e que expressa no nariz notas marcantes de frutas vermelhas.


M. Chapoutier Cornas AOC 2014: Algumas das melhores expressões da uva Syrah vêm de Cornas, uma parcela especial de terra do Rhône. Assinado pelo enólogo Michel Chapoutier, um dos mais respeitados dessa região francesa, este tinto mostra a tipicidade da Syrah quando cultivada nessa apelação de origem em um vinho frutado com as notas de especiarias características da uva. Encorpado e marcante, o vinho também ganhou paladar aveludado depois de 14 meses em barricas de carvalho.


Sobre


Sommelier: Com experiência internacional, atuando em vinícolas no exterior e a realização de feiras e eventos, Vinicius Santiago é paulistano, Sommelier Profissional formado pela ABS-RS (Associação Brasileira de Sommeliers do Rio Grande do Sul), com a certificação WSET (Wine & Spirit Education Trust) nível 3 em vinhos e destilados (Enocultura), é French Wine Scholar (WSG - Enocultura), é formador homologado de Jerez (Consejo Regulador), formador Certificado em Vinho do Porto (IVDP), Mestre Alambiqueiro (IFFar) e Sommelier de Cervejas pela Doemens Academy (ESCM).


Evino


Maior e-commerce de vinhos da América Latina, a Evino já vendeu para mais de 1 milhão de pessoas no Brasil. Começou a operação em 2013 com o objetivo de compartilhar a paixão pelo vinho e também o desejo de descomplicar a bebida, oferecendo a melhor relação de custo-benefício do mercado, e recebeu em 2021 o selo Great Place to Work (GPTW), que reconhece a empresa como uma das melhores para se trabalhar. Negociando diretamente com os produtores para fornecer rótulos para todos os gostos e bolsos, a Evino se tornou a maior importadora de vinhos da Itália, França e Espanha no Brasil. Tudo isso para que o brasileiro viva mais histórias, seja mais vinho.


Fonte: Assessoria de Imprensa 

 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem