LIV UP DÁ DICAS DE COMO INCLUIR DOCES EM UMA ALIMENTAÇÃO BALANCEADA

 


É muito comum sentir vontade de comer algum doce em certos momentos do dia: depois do almoço, no meio de uma tarde, ou até mesmo ao chegar em casa. E não há nada errado nisso. O problema é que existe um mito de que o doce representa um deslize na alimentação, tido como vilão e opção não saudável. Mas a verdade é outra. Se consumido de forma correta e sem exageros, e se conhecida a procedência dos ingredientes com a garantia de que são de qualidade, os doces podem sim fazer parte da rotina alimentar. Por isso, para mostrar que é possível incluí-los no dia a dia, a nutricionista do time de Pesquisa e Desenvolvimento da Liv Up, Bruna Quaglio, reúne algumas dicas de como consumi-los de forma equilibrada e mais saudável, sem deixar o sabor de lado.  

Segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira a alimentação, além de fornecer nutrientes necessários para o corpo se desenvolver de forma saudável, também se trata da combinação dos alimentos entre si, da procedência, de características dos modos de comer e das dimensões emocionais, culturais e sociais das práticas alimentares. Todos esses aspectos influenciam a saúde do organismo e o bem-estar, afinal, comer de forma saudável está para além de vilanizar ou glorificar determinados alimentos isolados ou grupos alimentares. É sobre o equilíbrio e diversidade do que se coloca no prato para garantir refeições balanceadas ao longo do dia.

Confira abaixo algumas dicas da Liv Up que vão ajudar a desmistificar a imagem do doce como indulgência, e incluí-los no dia a dia sem deixar peso na consciência: 

Mantenha um padrão alimentar saudável

A qualidade da alimentação depende de um conjunto de escolhas alimentares feitas ao longo do dia, que recebe o nome de "padrão alimentar". Nesse sentido, um padrão alimentar considerado saudável deve ser baseado no consumo de alimentos in natura ou minimamente processados - como grãos, raízes e tubérculos, farinhas integrais, legumes, verduras, frutas, castanhas, leite, ovos e carnes; em limitar o consumo de alimentos processados, como conservas de legumes, compota de frutas, pães e queijos e evitar os ultra processados como biscoitos recheados, salgadinhos de pacote, refrigerantes e macarrão instantâneo.

Dessa forma, ao entender e praticar um padrão alimentar saudável, é possível inserir porções equilibradas de doces em sua alimentação.

Conheça a procedência dos ingredientes  

Avaliar a qualidade dos ingredientes que compõem os doces é importante, assim como de qualquer outra refeição do dia. Por isso, uma boa opção pode ser fazer um doce caseiro em que é possível utilizar ingredientes mais "naturais" como frutas, farinhas integrais, aveia, castanhas, cacau e mel, por exemplo. Todos esses ingredientes podem ser encontrados no Mercado da Liv Up, que compreende uma grande variedade em itens de hortifruti - em que podem ser encontradas as frutas - e também curadoria de parceiros em categorias como laticínios, padaria e mercearia, oferecendo alimentos mais frescos, entre outros.

Além disso, é importante evitar doces que contenham gordura hidrogenada, xarope de milho e diversos aditivos alimentares, como aromatizantes, corantes e conservantes artificiais.

Evite exageros

Não existe uma quantidade exata definida ou recomendada, mas é importante aproveitar os doces com moderação, assim como qualquer outro alimento que seja consumido. Para isso, é cada vez mais importante compreender o momento em que o corpo dá sinais de que está saciado para que seja possível controlar as porções de doces consumidas.

Sobre a Liv Up

A Liv Up é uma foodtech brasileira de alimentação saudável presente em mais de 50 cidades de todo Brasil. Há 5 anos no mercado, a empresa possui atualmente mais de 700 funcionários e uma área produtiva de 10 mil metros quadrados. A base de sua produção é orgânica e familiar e conta hoje com cerca de 40 produtores parceiros, de quem a empresa compra mais de 100 toneladas de orgânicos todos os meses. A empresa oferece um mercado online com ingredientes direto do campo para quem quer cozinhar e incrementar a comida do dia a dia, refeições ultracongeladas para quem quer comida pronta em poucos minutos e delivery de saladas e pizzas para consumo imediato, entregando praticidade, sabor, saudabilidade e sustentabilidade ao mesmo tempo, para os diferentes momentos de consumo.

Os reconhecimentos confirmam o momento da empresa. Em 2021, foi destaque no Guia Melhores do ESG da Exame, na categoria Alimentos e Bebidas. No ano anterior já havia sido mencionada pelo mesmo veículo como uma das 100 marcas mais lembradas pelo brasileiro durante a pandemia. Foi também apontada pelo Google como uma das marcas mais buscadas durante a pandemia e a Época Negócios elegeu a empresa como uma das 100 startups brasileiras mais promissoras. Outros prêmios que representam o espírito da empresa são o de 1o lugar em experiência ao cliente, promovido pela plataforma Zendesk e o selo de uma das empresas mais humanizadas do país, pela empresa que leva o mesmo.

Fonte/Foto-Reprodução-divulgação: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem