quarta-feira, 8 de junho de 2022

BOULEVARD FILMES REALIZA WORKSHOP “DESENHANDO AUDIÊNCIAS - QUEM SÃO SEUS PÚBLICOS” E AMPLIA O DEBATE SOBRE A DISTRIBUIÇÃO AUDIOVISUAL

 


Já estão abertas as inscrições para o WORKSHOP “DESENHANDO AUDIÊNCIAS – QUEM SÃO SEUS PÚBLICOS”, promovido pela Boulevard Filmes, com patrocínio da Lei Aldir Blanc – PROAC EXPRESSO LAB 2021. O evento, que será gratuito e online, acontecerá no mês de julho e promoverá um espaço de formação voltado a estudantes e profissionais do mercado audiovisual brasileiro. Pessoas interessadas podem se inscrever até o dia 16 de junho, no site boulevardfilmes.com.br/workshop. A oficina irá expor conceitos, métodos e abordagens, possibilitando pensar em estratégias sólidas de distribuição desde o desenvolvimento dos projetos.

Ao todo, serão disponibilizadas 50 vagas para pessoas residentes no Brasil. Destas, 15 são reservadas para produtoras, realizadoras e realizadores com projetos em desenvolvimento ou produção licenciados por Distribuidoras associadas à ANDAI - Associação Nacional de Distribuidoras Audiovisuais Independentes. Outras 2 vagas serão reservadas para integrantes da Rede Paradiso de Talentos, do Projeto Paradiso, iniciativa filantrópica de apoio ao audiovisual que é parceria do workshop por meio do programa Paradiso Multiplica. Mais 2 vagas serão destinadas a produtores de empresas associadas a BRAVI - Brasil Audiovisual Independente. A seleção dará preferência a mulheres, pessoas negras, trans e indígenas. 

Os encontros acontecerão entre os dias 18 e 29 de julho, às segundas, quartas e sextas, das 19h às 21h horas. Ao final do Workshop, será disponibilizado certificado de participação, para todas as pessoas selecionadas e que tiverem concluído 75% da oficina. Também será publicado, gratuitamente, um dossiê dos encontros, contendo os relatos e destaques de cada aula desta edição, referências de projetos formativos na área, e lista de outras fontes para seguir a pesquisa no campo da distribuição audiovisual.

A sócia, distribuidora e produtora da Boulevard Filmes, Letícia Friedrich, que organiza a oficina em parceria com a curadora Talita Arruda, destaca a importância de ações de formação e capacitação na área de distribuição:

"Sabemos que a distribuição do cinema independente é um gargalo no audiovisual brasileiro. Para quebrar barreiras e competir com cinema comercial, precisamos pensar e discutir caminhos para que os nossos filmes alcancem os públicos desejados. Traçar estratégias de desenho de audiência é importante desde o princípio do projeto. Algumas ações, como painéis em eventos e laboratórios aqui no Brasil, vem jogando luz para essa reflexão, e o Workshop chega para somar nesse debate e contribuir como espaço de capacitação no nosso mercado. Gostaria de destacar também a importância crucial de políticas públicas no campo da formação, como é o patrocínio que estamos recebendo do PROAC - SP através da Lei Aldir Blanc "

Os encontros contam com a participação de renomadas e renomados profissionais da área, que abordarão questões ligadas ao processo de distribuição de audiovisual, o mercado cinematográfico atual, o papel dos festivais de cinema, além de abordar também o trabalho dos programadores, as novas formas de consumo, e a presença das plataformas de streaming. Mais detalhes sobre a programação, abaixo.

WORKSHOP “DESENHANDO AUDIÊNCIAS – QUEM SÃO SEUS PÚBLICOS” é um projeto aprovado pela Lei Aldir Blanc – PROAC EXPRESSO LAB 2021, com realização da Boulevard Filmes e curadoria de Talita Arruda, e são parceiros desta edição: ANDAI, BRAVI, ICAB, Papo de Cinema e Paradiso Multiplica. 

Sobre a Boulevard Filmes

A Boulevard Filmes, criada em 2013, é uma produtora e distribuidora audiovisual que busca o equilíbrio entre projetos autorais e demandas de mercado, focando em estratégias de produção e de distribuição compatíveis com cada projeto. A empresa  se dedica principalmente à produção (curtas e longas) e distribuição (longas) de cinema brasileiro independente. A versatilidade e a busca pela diversidade são suas principais características, firmando parcerias com diretores e produtoras do norte ao sul do país.

Em seus 09 anos de atuação, a Boulevard produziu curtas, longas e telefilmes para TV. Entre eles, se destacam o curta “Chão de Fábrica”de Nina Kopko e os longas de ficção “Amor, Plástico e Barulho”, de Renata Pinheiro, “Açúcar”,  de Renata Pinheiro e Sérgio Oliveira e os documentários “Libelu – Abaixo a Ditadura”, de Diógenes Muniz e  “Por onde anda Makunaíma?”, de Rodrigo Séllos.

Enquanto distribuidora, é responsável pelo lançamento comercial de filmes como Carro Rei, Raia 4, Histórias que o nosso cinema (não) contava, Legalidade, Proibido Nascer no Paraíso, Libelu - Abaixo a Ditadura, Sobre Sete Ondas Verdes Espumantes, Amor, Plástico e Barulho, Açúcar, entre outros.


PROGRAMAÇÃO

 18/07 - Segunda-feira

AULA INAUGURAL: Desenho de Audiência - Quando começa a distribuição?

Participação: Marina Tarabay (SP)

Mediação Talita Arruda (BA)

20/07 – Quarta-feira

DIA 1

Distribuição em diálogo com a Produção Audiovisual

Participação: Felipe Lopes (RJ - Vitrine Filmes) e Paula Gomes (PR - Olhar de Cinema)

Mediação: Letícia Friedrich (SP - Boulevard Filmes)

22/07 – Sexta

DIA 2

Presença em Laboratórios e Ambientes de Mercado

Participação: Rossana Giesteira (RJ - Doc Society) e Rafael Sampaio (SP - BrLab) Mediação: Vania Lima (BA - BRAVI)

25/07 – Segunda

DIA 3

Estratégias e práticas dos Festivais de Cinema

Participação: Lila Foster (DF) e Daniela Marinho (DF) 

Mediação: Thiago Macêdo Correia (MG - Filmes de Plástico)

27/07 – Quarta

DIA 4

Programar Filmes nas Salas de Cinemas

Participação: Adhemar Oliveira (SP - Espaço Itaú) e Kênia Freitas (CE - Dragão) /Mediação: Papo de Cinema (RS)

29/07 - Sexta-feira

DIA 5

Licenciamentos e Janelas de Mercado

Participação Igor Kupstas (SP- O2 Play)

Mediação: Simone Oliveira (RJ - Globo Filmes)

SERVIÇO

WORKSHOP “DESENHANDO AUDIÊNCIAS – QUEM SÃO SEUS PÚBLICOS”

Inscrições:  06 a 16 de Junho, pelo site boulevardfilmes.com.br/workshop

Quando: 18 a 29 de Julho, com encontros nas segundas, quartas e sexta, das 19h às 21h

Onde: Online e gratuito pelo app do Zoom

Parcerias: ANDAI, BRAVI, ICAB, Papo de Cinema e Paradiso Multiplica. 

Realização: Boulevard Filmes 


Fonte: Assessoria de Imprensa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário