FÉRIAS DE INVERNO: SONO E ATIVIDADES FÍSICAS POTENCIALIZAM O DESCANSO

 

Por conta do clima mais frio, as férias de julho costumam ser um momento de descanso e relaxamento para o corpo. Ou seja, um ótimo momento para se refletir sobre os hábitos que podem estar impedindo a saúde física e mental. Estudos e pesquisas apontam que negligenciar as rotinas de sono e continuar com maus hábitos na hora de dormir podem ser prejudiciais à saúde. Com a chegada da estação com baixas temperaturas, vale repensar sobre dieta, exercícios, sono e melhora no bem-estar do corpo.

A atividade física regular nessa temporada e a atenção redobrada à ingestão de alimentos gordurosos e calóricos para manter a temperatura corporal precisam ser avaliadas. Para manter-se saudável, os especialistas recomendam dar pelo menos dez mil passos por dia, o equivalente a 8 km, considerando que um passo médio tem 80 cm. No caso dos sedentários, a dica é ir devagar, aumentando dois mil passos por semana.

A Dra. Verena Senn, neurobióloga e Chefe de Pesquisa do Sono da Emma – The Sleep Company, reforça: "O sono é um impulsionador do humor natural. Quando você dorme adequadamente todas as noites, você acorda mais disposto, dando à sua mente e corpo o tempo necessário para recarregar e acordar se sentindo revigorado. Pense em dormir (pelo menos 7-9 horas por noite) como recarregar uma bateria. Quando a bateria está totalmente carregada, ela tem a energia positiva e motivação que precisa para ter um bom desempenho em todas as áreas da vida."  

Limpando o cérebro

O ser humano passa quase um terço da vida dormindo, e isso é uma coisa boa porque o bem-estar físico e mental depende disso. As razões pelas quais precisamos dormir são para restabelecer a saúde do cérebro, fortalecer a capacidade de memória e sistema imunológico, para regular os processos metabólicos e hormonais do corpo e para participar de uma terapia noturna que ajuda a equilibrar nossas emoções. 

"O sono desempenha um papel vital para nos manter em forma e saudáveis. Quando se tem um sono de boa qualidade a cada noite, a pessoa tende a acordar sendo a melhor versão de si mesma, tendo dado à sua mente e corpo o tempo necessário para recarregar e, então, acordar se sentindo revigorada”, explica a neurobióloga.

Ao conseguir isso, estamos preparando o corpo e a mente para um aumento positivo no desempenho no dia seguinte, notadamente também em esportes e exercícios, algo que as pessoas fazem cada vez menos com a chegada do inverno.

Sono e exercício

O exercício físico estimula o corpo a segregar o cortisol, hormônio do estresse , que ativa o mecanismo de alerta no cérebro, de modo que se exercitar regularmente melhora a qualidade do sono. O exercício durante o dia queima e esgota as reservas de energia, então é preciso um sono de qualidade para recuperá-la e restaurar tecidos. 

De acordo com a equipe de pesquisadores da Emma, alguns estudos sugerem que o exercício deve durar mais de uma hora para realmente beneficiar o indivíduo do aumento do tempo total de sono e do sono mais profundo, embora isso dependa do nível de aptidão da pessoa. Pessoas atléticas tendem a precisar de maior duração do exercício para estimular o benefício do sono. Por isso, dormir bastante após o exercício é importante – para os atletas e para quem tem o esporte como hobby. É como o corpo se recupera, combate inflamação, repara a força muscular, reabastece a energia celular e muito mais. 

Dormir antes do exercício é importante 

A falta de sono adequado traz desvantagens. Dormir menos de 8 horas por noite, ou pior ainda, dormir apenas 6 horas, tem consequências como: o corpo se cansa 10-30% mais rápido do que o normal, a força muscular diminui, os níveis de oxigênio são reduzidos, e podemos nos machucar mais facilmente. Os especialistas e pesquisadores da Emma recomendam um mínimo de 30 minutos de exercício, mas apenas 2-3 horas antes de dormir. Exercícios regulares podem ajudar muito a melhorar a qualidade do sono, especialmente para pessoas que sofrem de dificuldades na hora de descansar.

Além de seus benefícios fisiológicos, o exercício também pode proporcionar aos indivíduos uma sensação de controle e autoeficácia sobre seus próprios padrões de sono, o que pode ser tão eficaz no enfrentamento de distúrbios do sono e insônia. 

Horas ideais de descanso

A Fundação Nacional do Sono geralmente recomenda que o sono tenha as seguintes durações, de acordo com a faixa etária: 14-17 horas para recém-nascidos, 12-15 horas para bebês, 11-14 horas para crianças, 10-13 horas para pré-escolares, 9-11 horas para crianças em idade escolar, 8-10 para adolescentes, 7-9 horas para adultos jovens e adultos, 7-8 horas para adultos mais velhos. 

Por isso é tão importante investir em um colchão que não seja nem muito mole e nem muito duro e mantenha a coluna ortopedicamente alinhada. Colchões de espuma, como o Emma Original, além de contar com uma tecnologia exclusiva que aumenta o fluxo de ar garantindo uma temperatura agradável para dormir, ainda suaviza a contrapressão para a cabeça, ombro, lombar e pélvis, impedindo que o corpo afunde no colchão, garantindo uma coluna saudável e ajudando no alívio de dores.

Dicas da Emma para dormir bem e acordar melhor ainda

  • Tenha uma rotina regular de dormir; 
  • Adote práticas de higiene do sono;   
  • Não vá para a cama sem ter sono;   
  • Exercite-se pelo menos 30 min/dia ou uma hora, mas não mais do que 2-3 horas antes de dormir;   
  • Não tire cochilos depois das 15h;   
  • Evite cafeína, nicotina e bebidas alcoólicas, pelo menos 2-3 horas antes de dormir; 
  • Evite refeições pesadas e bebidas no final da noite;   
  • Tenha um tempo para relaxar antes de ir para a cama, de preferência sem assistir TV;
  • Mantenha o quarto escuro, fresco e livre de qualquer dispositivo eletrônico, como telefones, tablets, laptops, TVs, etc;   
  • Tome um banho quente e sinta-se confortável com um cobertor antes de dormir; 
  • Por último, mas não menos importante: invista em um colchão confortável e de alta qualidade, um bom travesseiro e roupas de cama macias e confortáveis.

Sobre a Emma – The Sleep Company (Emma Sleep GmbH):

Emma – The Sleep Company é a marca líder mundial de sono D2C (direct to consumer). Fundada em 2013 pelo Dr. Dennis Schmoltzi e Manuel Mueller na Alemanha, a empresa está presente em mais de 30 países e alcançou um faturamento de 645 milhões de euros (733 milhões de dólares) em 2021, uma taxa de crescimento de 59% em relação ao ano anterior. Os produtos Emma® são vendidos por meio de uma abordagem omnichannel, incluindo D2C/online, marketplaces e mais de 3.500 lojas físicas. Emma colabora com sucesso com mais de 200 varejistas. Os mais de 850 colaboradores da Emma atuam em diferentes países pelo mundo, com escritórios em Frankfurt (Alemanha), Manila (Filipinas), Lisboa (Portugal), Cidade do México (México) e Xangai (China).

Fonte/Foto-Reprodução-divulgação: Assessoria de Imprensa 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem