O IED ESTEVE NA MILANO DESIGN WEEK 2022 COM O “ABSOLUTE BEGINNERS”: UMA HOMENAGEM ÀS DEZ MULHERES VISIONÁRIAS DE CONHECIMENTOS DIFERENTES, MAS UNIDAS PELA CAPACIDADE DE OLHAR ALÉM

 

Por ocasião do Fuorisalone 2022, que aconteceu entre 6 a 12 de junho, o IED apresentou um projeto inédito, coletivo, que surgiu do encontro entre 150 estudantes pertencentes a todas as doze sedes do Grupo IED da Itália, Espanha e Brasil, além de dez figuras femininas expressão de um pensamento visionário. A instalação foi resultado de um projeto multidisciplinar e transversal que reuniu estudantes de diversos cursos para dar voz a um diálogo entre jovens designers, principiantes absolutos da atualidade e dez mulheres, verdadeiras Absolute Beginners. 

 

As dez Absolute Beginners - Lina Bo Bardi, Eva Mameli Calvino, Ada Bursi, Rei Kawakubo, Cinzia Ruggeri, Laura Solera Mantegazza con Maria Montessori e Giuseppina Pizzigoni, Gala Eluard Dalì, Bélen Moneo, Carla Accardi, e Patricia Urquiola - foram escolhidas pelos grupos de trabalho para serem interpretadas porque, com a sua obra, o seu gênio criativo e a sua luta pela igualdade de gênero, deixaram uma marca pessoal, e permante, na história. Uma interpretação que se transformou em output de projetos, verdadeira alma da instalação que foi apresentada em BASE Milano: um espaço orgânico e interativo que viverá de sugestões e se concretizará a partir de projetos em diálogo entre si, às vezes cruzando-se, ora despedaçando-se, ora recompondo-se, tanto no modo digital quanto no analógico. O projeto brincou com a luz, sons, projeções, materiais e cores. 

 

A prof.ª Graziela Nivoloni foi a orientadora do projeto que contou com os alunos: Bárbara Prandina, Eduarda Dantas, Enzo Pretti, Gabriel Sotrati, Isabela Tsurusawa, Juliana Midori, Luiza Cavalcante, Gabriela Michielin, Mariana Leal e Sofia Kalassa. O Absolute Beginners nasce a partir de uma ideia de Rossella Bertolazzi e Davide Sgalippa, membros da Direção de Artes Visuais do IED Milão, responsáveis por todos os aspectos de design e exibição, interpretando a criatividade dos estudantes para dar destaque e reunir os diferentes projetos.

 

O projeto foi patrocinado pela Região Lombardia, Prefeitura Municipal de Milão e, e também faz parte das atividades promovidas pelo Grupo IED como parceiros oficiais como New European Bauhaus Initiative.

 

Sobre o IED

 

Fundado na Itália, em 1966, o Istituto Europeo di Design é uma rede internacional de inteligências criativas, unindo educação, pesquisa e ação em design, moda e comunicação em suas 12 sedes pelo mundo. Inaugurado em 2005, o IED São Paulo marca o início das atividades do Instituto fora da Europa e no Brasil, posicionando-se como a única faculdade internacional 100% dedicada ao design no país. 

 

As sedes do IED Brasil têm uma rica rede de estudantes, professores e profissionais em torno da prática do design, propondo ideias e soluções inovadoras para pessoas, negócios e sociedades a partir da perspectiva criativa do design.


Fonte: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem