SM ASSESSORIA E PRODUÇÕES




  

A SM Assessoria e Produções atua em vários segmentos voltados para a realização de projetos, eventos, campanhas publicitárias, palestras, peças teatrais, shows, produções literárias, divulgações, assessoria de imprensa, cursos de teatro para empresas, profissionais liberais, tímidos e preparação de atores.

Contato:

Sheilla MartinsDRT/RJ: Diretora de Produção

E-mail: smassessoriaeproducoes@gmail.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA 

O assessor de imprensa é o profissional que intermedia a relação entre empresa e imprensa. Quando uma empresa necessita divulgar suas ações nos meios de comunicação, o assessor explora suas potencialidades jornalísticas, elabora um release (texto) e envia para o jornalista responsável a fim de ver a matéria de seu interesse publicada. Ou então, quando partir de um jornalista a necessidade de uma entrevista ou de dados sobre o cliente para elaboração de uma matéria, é também o assessor quem irá levantar as informações junto ao cliente e agendar entrevistas.

É importante saber que, embora o assessor estimule matérias, não é da competência dele a publicação de matérias. Esta é uma decisão interna de cada veículo. Portanto, o assessor não faz matérias e não elabora notas em colunas. Ele também não paga para que as matérias sejam publicadas. O assessor consegue espaço nos meios de comunicação em função da credibilidade que conquistou ao longo dos anos, por apresentar apenas dados que sejam de real interesse da imprensa e por saber a hora e o momento certo do envio de cada informação.

Análise e Planejamento de Trabalho

Para um bom resultado de trabalho, é necessário que o assessor analise o que o cliente deseja divulgar e como pretende mostrar suas ações ao público. A partir do objetivo definido, o profissional irá explorar as potencialidades jornalísticas e definir as estratégias de divulgação. É nesta fase que ele irá selecionar para quem enviar o material de divulgação, definir os programas, as editorias e colunistas que têm o perfil ou que irão se interessar pelo assunto que será divulgado. É um processo bastante importante para que não se corra o risco de perder espaço na imprensa.

Entrevista

Dependendo do assunto que se está divulgando, a imprensa se interessa em fazer uma cobertura jornalística ou mesmo de marcar um programa de entrevistas. Neste caso, o assessor vai indicar à imprensa um responsável para falar sobre o que se está divulgando. O assessor agenda o encontro entre a imprensa e o cliente e poderá acompanhá-lo durante a entrevista, dando dicas de como se portar diante das câmeras, entre outras.

Release, press-kit e notas

Existem várias formas de poder apresentar ao jornalista o assunto que se pretende divulgar. No entanto, cada formato utilizado dependerá de como o assessor planeja fazer a divulgação.

Release

É o instrumento mais utilizado e básico no trabalho de divulgação. É um texto que contém todas as informações, fatos e curiosidades sobre o que se pretende divulgar. O release não é o texto final que vai ser publicado. É apenas um guia que permite ao jornalista contar a mesma história com suas próprias palavras.

Press-kits

O press-kit é um conjunto de materiais utilizados para a melhor visualização e divulgação de um produto, cliente ou serviço. Este conjunto, composto de fotos, amostras, brindes e outros, pode estar contido numa pasta ou numa caixa promocional ilustrada. Para a elaboração de um press-kit não há limites para a imaginação!

Notas

Os colunistas sociais trabalham com a exclusividade das informações. Portanto, é importante que se envie notas exclusivas para cada colunista.

Sugestões de pauta

Cada meio de comunicação conta com o profissional que elabora a pauta jornalística, uma espécie de roteiro para que o jornalista siga durante uma matéria. E o assessor de imprensa, por sua vez, pode criar uma "sugestão" de pauta quando tem nas mãos um assunto interessante, que vale a pena desenvolvê-lo.

Distribuição

A distribuição do material a ser entregue à imprensa depende da estratégia do assessor e da relação que tem com os jornalistas. A entrega pode ser feita pessoalmente, via fax, e-mail, correios ou mesmo por um assistente. É por isso que o mailing com todos os jornalistas tem de estar sempre atualizado.

Follow-up

Uma vez distribuído o material, é o momento de checar se está nas mãos certas e se chegou dentro do prazo. Este serviço é essencial porque, às vezes, o jornalista não recebe o material, mas teria divulgado se tivesse recebido.

Clipping

O clipping é resultado do trabalho de assessoria de imprensa. Existe o clipping impresso, que é o recorte de matérias publicadas sobre o seu cliente divulgado nos jornais e revistas. E o clipping eletrônico, que é a gravação das matérias que dizem respeito ao cliente e que foram ao ar pela televisão.
É através deste material que o assessor poderá avaliar o resultado do seu trabalho, assim como analisar a imagem do seu cliente na mídia, criando ações necessárias para a melhor divulgação.

Observação:

É importante que exista um fotógrafo contratado para registrar um evento ou o produto que se está divulgando. Um fotógrafo de jornal só vai registrar aquilo que ele considera notícia. E depois, a imprensa pode não comparecer para fazer a cobertura. Por isso, garantindo boas fotos em mãos, conduzidas pelo próprio assessor, existe uma possibilidade maior de se ter uma imagem do cliente publicada.

Texto Assessoria de Imprensa: Reprodução/divulgação.