Foi um sucesso a abertura oficial do evento “Aventura e Arte na Serra”, na cidade de Bananeiras, como parte da edição 2010 “Caminhos do Frio – Rota Cultural”, que vem sendo realizado em seis cidades do Brejo Paraibano, com a finalidade de fortalecer a cultura e a economia dessa rica e bela região do Estado da Paraíba.
A solenidade oficial de abertura do evento aconteceu no Teatro Ivaldo Lucena do Espaço Cultural Oscar de Castro com a presença da prefeita Marta Ramalho e outras autoridades do Estado. Lá também aconteceram à abertura da Exposição de Fotografias “Memória Imaterial de Bananeiras” e o Festival Gastronômico da “Banana, Tilápia e Cachaça”. O Balê Popular da Universidade Federal da Paraíba apresentou o espetáculo “Papangu” que saiu do Espaço Cultural em cortejo até a Praça Epitácio Pessoa, onde foi montado o pavilhão central para apresentações artísticas durante o ‘Caminhos do Frio’.
Sobre Balé Popular da UFPB:
O mais novo espetáculo do Balé Popular da UFPB, intitulado “Papangu”, é resultado de uma pesquisa feita pelo grupo sobre esse personagem engraçado e irresistível, folião anônimo, alegre e mascarado, que circula sozinho ou em grupos pelas ruas das cidades nordestinas durante o Carnaval.
Baseado nessa diversidade, os dançarinos invadem a cena com movimentos descontraídos, soltos, usando de diferentes vertentes corporais e experimentando a criação na dança. A poesia do Carnaval, o ritual de preparação dos papangus e suas performances originais pelas ruas e avenidas compõem o universo do balé, que busca sempre a interação com a platéia que o assiste.
Exposição e Gastronomia:
A Exposição “Memória Imaterial de Bananeiras” foi organizada pelo Ponto de Cultura Multivisual de Bananeiras que é coordenado pelo Paraiwa. A mostra de fotografias é fruto de oficina e pesquisa, patrocinadas pela Prefeitura de Bananeiras e Iphan, que resultou num vídeo intitulado “Contadores de Histórias”. Nele antigos moradores de Bananeiras relatam, cada um a sua maneira, a história da criação do município desde o tempo do Brasil Colônia.
Durante a realização do vídeo, os alunos fizeram as fotos que vão estar nesta exposição que vai ocupar a galeria “Pintor Alexandre Filho”, no Espaço Cultural Oscar de Castro.
Já o Festival Gastronômico da ‘Banana, Tilápia e Cachaça’ - três produtos que são característicos de Bananeiras – reúnem 13 empreendimentos da cidade entre restaurantes, hotéis, padarias e lanchonetes que criaram receitas específicas para o período do ‘Caminhos do Frio’. Segundo Ana Gondim, secretária de Cultura e Turismo de Bananeiras, os pratos à base de banana, tilápia e cachaça, que participam do Festival, estarão disponíveis em cada estabelecimento com preços diferenciados.
Seguindo o modelo dos festivais gastronômicos que acontecem em todo o mundo, um banner com foto do prato e informações sobre ele, será colocado em cada empreendimento, como forma de identificá-lo e atrair os consumidores. Outras informações: (83) 9191-0235.
Fotos: Prefeitura de Bananeiras - PB.
Postar um comentário