GIL DE ROSA LANÇA CD "ELA ME ENSINOU A COMER FLORES"


 Capa e contracapa do ela me ensinou a comer flores

Gravado e mixado no Estúdio A.C Francisquini (Jaú), entre os meses de fevereiro de 2008 a junho de 2009, Ela Me Ensinou a Comer Flores, na verdade, o segundo CD de Gil de Rosa e o quarto, esse com a Banda Tribo Terra, do Gilberto Nascimento, traz algumas músicas inéditas desse torrelandense (do bairro da Torre, João Pessoa/Pb) que há quase 30 anos, engenheiro de profissão, trabalha e faz música em Barra Bonita (SP).

Gil de Rosa, após as inúmeras experiências do Gilberto Nascimento, está mais poeta neste segundo CD como Gil de Rosa. A contestação, a cobrança do tempo perdido, o destravar da língua presa nos anos em que tudo estava travado, fica bem evidente em sua Nau Esperança, dedicada as “… pra os companheiros de música em João Pessoa”. Ele espira e, sentindo que a luz no fim de túnel, depois de tanta energia gasta, pode ser uma esperança, acrescenta “… já não vivemos sob ditadura, as nossas línguas já não tão ferinas. Mas uma coisa não mudou – continuamos tentando sobreviver…” E, no final do CD, deixa claro que sobreviveu.

E assim, depois de “pedi a benção pro pai, pedi a benção pra mãe, pra minha vó, pro meus tios…”, e abraçar os irmãos, que bem poderia ser a primeira música do CD, descerrando as cortinas para os ouvidos de quem se arvorar a conhecer o seu universo musical, segue Gil de Rosa desfiando as suas histórias sem nenhuma pretensão de inventar uma nova forma de cantar ou dizer o que sente, mas preparando o coração do ouvinte para as coisas que vai cantar/contar.

Ela Me Ensinou a Comer Flores, composição de Gilberto Nascimento e – não poderia omitir – o escriba que vos escreve, classificada no maior Festival do Nordeste, o Forrovfest, uma composição em homenagem a Dona Chiquinha, minha mãe, e Dona Rosa, mãe do Gil de Rosa, agora, sem, necessidade de explicação para o nome artístico adotado, é um “forró” que foge do lugar comum usado e abusado pelos forrozeiros e compositores nordestinos. Um conto de fadas. E, se não bastasse, plantando e vendendo flores para sobreviver, Dona Chiquinha, sem perder nada por isso, se mudou para outra cidade acreditando ainda “que a lua era de são Jorge” e somente dele. Não ganhamos o festival, mas, com certeza, de lá saímos com a barriga cheia. De flores.

O Ela Me Ensinou… traz 10 composições. Entre elas, somente para não deixar de lembrar o ídolo Gonzaguinha, uma de suas referencias, faz uma espetacular releitura de Carta a Gonzaguinha, gravada em CD anterior com a banda Tribo Terra. As outras são Sede de Ceder (Gil de Rosa/Humberto de Almeida); Eu Te Amo (Carlos Francisquini); Eu Canto é Pra Chegar aos Pássaros (Lamento), Marta Nascimento, Olha Você (Gil Nascimento) Poetas (Kaká Santa Cruz/Humberto de Almeida); Nau Esperança (Gilberto Nascimento); Ana Lógica (Gilberto Nascimento).

Lançamento do CD em São Paulo e João Pessoa:

Nesse último sábado, 07 de agosto de 2010, Gil de Rosa lançou o CD, Ela me ensinou a comer flôres, na cidade de Igaraçu do Tiête. Nesse show, ele mostrou através das suas composições a sua trajetória desde o dia em que saiu da sua terra natal, João Pessoa.

Com ele no palco, Carlos Francisquini, Paulo Dadamos, Purunga e Marta Nascimento. Seu próximo show esta marcado para João Pessoa, no dia 01 de outubro, Teatro Paulo Pontes, localizado no Espaço Cultural, onde outros músicos da capital paraibana estarão presentes.


Se vale a pena ouvir? E comprar, entre em contato: gilderosa@uol.com.br

Fonte: http://humbertodealmeida.com.br/11/01/2010/gil-de-rosa-lanca-cd-ensinando-a-comer-flores-dos-jardins-de-dona-chiquinha/

1 Comentários

  1. Valeu Sheilla, realmente o show foi lindo e esperamos fazer o mesmo em João Pessoa. Nos aguarde.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem