ENEIDA AGRA MARACAJÁ É FINALISTA DO PRÊMIO CLAUDIA 2010


Eneida Agra Maracajá é finalista do Prêmio Claudia 2010, na categoria "Cultura", para votar é só acessar o site: http://claudia.abril.com.br/premioclaudia/index.shtml

Conheça a história de Eneida Agra Maracajá:

Professora Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba, com dissertação defendida sobre o Teatro na Educação Popular, Eneida Agra Maracajá é uma das mais respeitadas promotoras culturais do país e dirigiu o Teatro Municipal por 12 anos, quando também criou o I Fenate (1974), evento cultural precursor do Festival de Inverno de Campina Grande.

Além de professora de História da Arte, Eneida é representante da Rede Brasil na Paraíba, membro do Conselho Brasileiro de Dança e do Conselho Internacional de Folclore da Paraíba. É professora-fundadora do Projeto Cultura no Presídio, uma iniciativa que oferece aos detentos do Presídio do Serrotão a oportunidade de desenvolvimento da cidadania através das habilidades artísticas.

Também inovou a Micarande com a criação do tradicional Bloco da Saudade, uma agremiação que resgata a cultura popular e os festejos carnavalescos brasileiros.

Através do Festival de Inverno, da qual é criadora e coordenadora, implementou projetos na comunidade a exemplo do Circo da Cultura e do Pólo de Extensão, que alcançou oito cidades paraibanas levando arte e cultura.

Uma de suas mais importantes ações foi o resgate do Cine São José, junto ao Governo do Estado da Paraíba, para transformação em um teatro e escola para crianças e adolescentes em situação de risco.

Foto: Reprodução/divulgação.

1 Comentários

  1. Pense numa alegria de saber que professora Eneida tem tido esse reconhecimento. Sou filha de Celia Loureiro, companheira dela de outrora e que muito a admirava. Daqui de São Paulo onde vivo ha alguns anos, saúdo essa grande educadora e torço que seja ela a escolhida para vencer

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem