O renomado Bruno Levinson inicia
hoje no POP o curso intitulado “O Negócio da Cultura: Planejamento,
Produção e Comunicação”,
Para
produzir eventos culturais, não basta ter boas ideias. O sucesso de um evento
depende de um planejamento cuidadoso, da identificação do público e potenciais
patrocinadores, bem como do domínio de técnicas de comunicação exigidas para a
captação de recursos e divulgação em diferentes mídias. Este curso vai abordar
os principais desafios e soluções envolvidos na criação, realização e
comunicação de eventos culturais.
SOBRE BRUNO LEVINSON:
Produtor
cultural e jornalista. Produziu importantes eventos como o Festival Humaitá Pra
Peixe, realizando a direção artística do Reveillon de Copacabana 2010. Foi
supervisor de marketing da Sony Music e gerente geral da Natasha Records. É
autor do livro Vamos fazer barulho: uma radiografia de Marcelo D2 (Ediouro,
2007). É diretor artístico da Rádio 102,9 fm Rio, diretor musical do programa
“Afinando a Língua” do Canal Futura e diretor musical do filme Desenrola, lançado em 2011.
CONHEÇA A PROGRAMAÇÃO DO CURSO:
9 de maio
Apresentação: a produção do evento cultural da concepção do projeto à prestação de contas. Relação com o patrocinador. Descobrindo o patrocinador ideal. Captação e divisão de cotas. Brieffing. Pensando como patrocinador (adequação do projeto ao interesse de ampliar a visibilidade, possibilitando a exposição da marca). Fidelização do patrocinador.
16 de maio
Planejamento de eventos. Adequação de eventos às necessidades de mercado (demanda de público, necessidades do mercado, patrocínio). Estratégias de viabilização (busca de patrocínios, leis de incentivo, bilheteria). Formação de equipe.
23 de maio
Estratégias de comunicação. Utilização de mídias. (Assessoria de imprensa, rádio, tv, mídia exterior, marketing direto como impressos, (mailing, internet). Registros do evento. Clipping impresso e eletrônico, fotos, vídeos, making off).
30 de maio
Criação de projetos. Contextualização e apresentação do evento. Formato do evento, atrações e mapa. Produção e produtores, plano de mídia e clipping de imprensa. Orçamento e contrapartidas. A redação do projeto e o impacto no receptor.
6 de junho
Administrando um evento. Cronograma de trabalho (montagem - evento - desmontagem). Confecção de orçamentos e planilhas de custos (orçamentos abertos e fechados). Prestação de contas.
POP
- Polo de Pensamento Contemporâneo é um espaço de estudos, discussão e
convívio, onde se realizam cursos e palestras, localizado na Rua Conde Afonso
Celso, 103, Jardim Botânico, Rio de Janeiro.
Informações: (21) 2286-3299 e 2286-3682.
Informações: (21) 2286-3299 e 2286-3682.
Foto:
Divulgação/reprodução.
Postar um comentário