NÉNÃO: DO MUNDO PARA O BRASIL


As obras do artista brasileiro, Gustavo ‘Nénão’, não têm fronteiras! Com técnicas e identidade própria, agregadas ao realismo, o grafiteiro já apresentou seus trabalhos em diversas galerias ao redor do mundo e, atualmente, conta com projetos registrados em 11 países. O grafiteiro mescla sua paixão pela arte, criatividade e sensibilidade como pilares, que fazem do graffiti um manifesto artístico e cultural, atendendo demandas com o graffiti temático, quadros e no segmento de decoração, como interiores de residências ou espaços comerciais, além do seu envolvimento com projetos ligados a cidadania e direitos humanos.
 
A convite da primeira-dama norte americana, Michele Obama, foi o único artista brasileiro, e da América Latina, entre os 37 selecionados, a integrar o WAT-AAH! Taking Back the Streets - campanha que visava combater a obesidade infantil, em 2015, nos EUA. “A arte, de modo geral, abrange muita gente, com faixa etária e pensamentos diferentes. O trabalho com graffiti é interessante por que ele estimula sua visão e te permite lapidar uma expressão, uma maneira de enxergar. É uma forma de linguagem que nos incentiva a ir além da fala, escrita ou do olhar, o que gera uma reflexão que fica provada nos trabalhos, cada um com uma essência própria”, afirma ‘Nénão’.
 
Em Nova Iorque, o grafiteiro teve destaque com seus trabalhos realizados na renomada galeria Art Beam e na Sweatbox Brooklyn, além de deixar os seus traços registrados com projetos em WynWood, Miami, uma região muito valorizada e reconhecida por suas cores, obras e galerias, como o subdistrito Wynwood Art District e o Wynwood Walls, um mural permanente com artes em grafitti dos mais renomados artistas de rua.
 
Seus trabalhos também ficaram registrados no parque Jardin de las Tres Xemeneies, em Barcelona, e em ambientes internos com trabalhos customizados para design de interiores. No Brasil e no exterior, proprietários, celebridades e empresas privadas também demandam o seu olhar artístico para manifestar o graffiti temático em residências, ambientes corporativos e instituições, como em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, com a decoração da loja Arketipo, no shopping Casa Design, para o ex-craque e capitão da seleção francesa de futebol, Thierry Henry, e na Fundação Xuxa Meneghel, onde deixou sua marca com um graffti que representa a identidade da instituição.
 
Em sua temporada no Brasil, o grafiteiro participa ativamente em projetos de decoração personalizados junto a arquitetos, designers de interiores, empresas privadas e trabalhos especiais em espaços em que se reconhece o valor cultural e artístico do grafiti, a fim de eternizar suas ideias e experiências.
 
SOBRE
 
PROJETOS SOCIAIS E CORPORATIVOS
 
Nénão ainda é embaixador da Casa Ronald McDonald Campinas que, com uma infraestrutura completa, hospeda gratuitamente crianças e acompanhantes durante o tratamento contra o câncer, oferecendo alimentação, transporte e apoio social, foi campeão do concurso Viracopos Grafitti e já desenvolveu trabalhos com grandes marcas como a Red Bull, BlackBerry, Cultura Inglesa e o Festival Lollapalooza.
 
Recentemente, foi contemplado com o prêmio ‘Anamatra de Direitos Humanos 2016’, na Categoria TJC (Trabalho, Justiça e Cidadania), pelo projeto intitulado ‘Grafitti na Escola’, que tem como objetivo incluir os temas abordados no ensino de jovens e adultos. “A arte é um exercício intuitivo para uma nova forma de perceber o mundo. Nós, artistas, exercemos também uma função social, pois percebemos a arte como uma linguagem que ultrapassa a função da comunicação simples e pura, levando ideias, sentimentos e buscando a humanização”, finaliza.
 
O ARTISTA
 
Formado em Publicidade e Propaganda pela PUC – Campinas, Gustavo ‘Nénão’ desenvolve trabalhos com graffiti desde 1994. A partir de um hobby, sua carreira profissional teve início em 2003 e, desde então, já fez projetos para grandes marcas, além de países como Chile, Bolívia, Argentina, Espanha, Holanda, Bélgica, França, Inglaterra, Portugal, Itália e USA que se renderam aos seus traços e cores. Embaixador da Casa Ronald McDonald, suas obras contribuem com a arrecadação de recursos para a instituição, que hospeda crianças e acompanhantes durante o tratamento contra o câncer.
 
Fonte: Douglas Cruz - aboutCOM

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem