Certamente para quem está procurando algo para empreender o
setor de alimentação tem demonstrado ser o segmento ideal. O setor foi o que
menos teve impacto com a crise econômica no país. E os números crescem a cada
ano, além disso, comer está entre os principais prazeres do ser humano.
De acordo com pesquisa da ABF (Associação Brasileira de
Franchising), as redes de alimentação apresentaram entre 2015 e 2016
crescimento de 5,5% em faturamento e uma variação do ticket médio de 7,9%.
Somente neste primeiro trimestre o setor de alimentação registrou crescimento
de 6,6%. O motivo, segundo a Associação, é que o setor vem apresentando um
aumento de receita em ritmo constante, em virtude, principalmente, do
aprofundamento do hábito de se alimentar fora de casa, do reconhecimento de
suas marcas e das constantes ações de comunicação para atrair o consumidor.
Para quem está procurando empreender neste segmento, Henrique
Mol, diretor executivo da rede FórmulaPizzaria,
relata que é necessário ter dedicação exclusiva ao negócio, além de
organização.
“Quem investe nesse segmento lida com muitas pessoas ao mesmo
tempo, por isso, características como liderança de equipe são essenciais, pois
o empreendedor será o responsável por transmitir orientações aos funcionários,
além de ter boa comunicação para lidar com os clientes, são qualidades
indispensáveis para esse mercado”, avalia.
Alimentação fora de casa
Pesquisa recente do IBGE apontou
que o brasileiro gasta aproximadamente 25% de sua renda com alimentação fora do
lar. Nos últimos anos, o crescimento foi de 10% no setor de alimentação,
segundo informações da Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel).
“As refeições prontas trazem
mais comodidades para as pessoas que devido a correria do dia a dia preferem
comer fora de casa ou gastar com o delivery, e assim, evitar horas
em frente ao fogão”, analisa Mol.
Fácil gestão
O modelo de negócio proposto pela Fórmula tem
agradado a todos os interessados, inclusive aqueles que nunca tiveram
experiência com o setor. A baixa complexidade de gestão e a agilidade que o
negócio propõe é a grande vantagem da marca.
Outro grande atrativo é o investimento acessível. A rede
oferece quatro modelos de negócio: Delivery; Delivery + Mesas; Express, e
Satélite com valor de investimento inicial a partir de R$145 mil e faturamento
bruto médio mensal entre R$70 mil a R$90 mil, conforme o modelo de negócio. O
prazo de retorno varia entre 12 a 36 meses.
“A Fórmula tem como foco
principal a agilidade na entrega do produto. Como os pedidos podem ser feitos
no balcão da loja, aplicativo, telefone ou pelo próprio site, 85% dos pedidos
chegam com menos de 30 minutos na casa do cliente. Inclusive, a pizza ou calzone levam em média 7 minutos para assar, ou
seja, há uma rotatividade muito grande de pedidos, sem ficar esperando horas
pelo consumo do produto”, afirma Mol.
A rede trabalha com uma
central de atendimento única no país e fornece a maior parte dos produtos,
insumos e ingredientes para as unidades através de uma cozinha central que
atende todos os franqueados. Esse processo garante a qualidade dos produtos e
padronização da rede.
Crescendo em ritmo acelerado
Com pouco tempo de atuação no franchising, desde 2016,
a Fórmula Pizzaria se
tornou a maior rede em número de unidades em pizzarias instaladas
em Belo Horizonte (MG), cidade que também é berço da marca.
São nove lojas distribuídas por grandes bairros da capital
mineira. Sem espaço para novas unidades em BH, Mol relata que as cidades
vizinhas mineiras como Lagoa Santa e Sete Lagoas tem disponibilidade para
receber a marca.
A Fórmula conta ainda com
unidades ativas em Contagem; Nova Lima; Betim; Pouso Alegre; Divinópolis, e até
o final de julho mais quatro unidades estão previstas para serem inauguradas,
incluindo a primeira unidade do estado do Rio de Janeiro, em Volta Redonda.
A marca projeta encerrar o ano com 30 unidades, entre
capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador (BA), Curitiba (PR), entre
outras, e faturamento anual de R$5 milhões.
“Nossa intenção é se tornar a maior rede de pizzarias do Brasil em 5 anos, com 250 unidades operando
por diversas cidades do Brasil”, conclui o diretor executivo.
Sobre a Fórmula Pizzaria
Fundada na capital de Minas Gerais, Belo Horizonte, a Fórmula Pizzaria atua no
segmento de alimentação, com o objetivo de levar um alimento de qualidade e
atrativo ao consumidor de forma rápida. A marca surgiu no mercado em 2014 e
após a fundação da unidade piloto se estruturou para o franchising. A rede tem
fácil operação, alta rentabilidade e itens como central de atendimento e
cozinha da franqueadora, tornam o negócio muito atrativo. As unidades
oferecem pizzas e calzone com mais de 40
sabores diferenciados. São quatro modelos de negócio com investimento inicial a
partir de R$145 mil. www.formulapizzaria.com.br
Fonte/Foto-reprodução/divulgação: Assessoria de Imprensa
Postar um comentário