A nossa
relação com as compras diz muito sobre nós: cedemos espaço e energia para
acúmulo e gastos desnecessários? Avaliamos nossas necessidades antes de
comprar? Entendemos o impacto ambiental de cada item que tiramos da prateleira?
Essas são algumas das perguntas lançadas por MENOS É DEMAIS, série que depois
de uma bem-sucedida primeira temporada retorna ao Discovery Home & Health,
com a exibição de dois episódios inéditos seguidos, na terça, 8 de janeiro, às
20h30.
Uma
coprodução entre o canal e a FJ Productions, MENOS É DEMAIS ganha 13 episódios
na safra inédita. Cada um deles tem meia-hora de duração e vai à casa de uma
família – entre prateleiras abarrotadas, objetos espalhados pelo chão e
armários sobrecarregados, atender à denúncia de um amigo ou parente que não
aguenta mais conviver com quem desenvolve um vínculo excessivo com o consumo.
À frente
da transformação está Chiara Gadaleta, ex-modelo e porta-voz da moda
sustentável no Brasil. Com o auxílio de especialistas convidados, ela cria e
coloca em prática soluções para um problema comum a todos os participantes:
aqueles objetos que supostamente deveriam facilitar a vida são, na verdade, um
grande problema.
Primeiro,
as roupas, acessórios, sapatos, eletrodomésticos e bugigangas – muitos deles
sem uso – serão contados e expostos de forma que fique clara a dimensão do
consumo. Os excessos são dispostos em um mesmo ambiente, momento em que as
pessoas são confrontadas com sua própria capacidade de gastar dinheiro com
inutilidades que ficam por anos escondidas em armários. Depois, começa missão
que vai transformar a vida dos participantes: no lugar do apego, a renovação.
Os
próprios participantes separam os itens que manterão, com limites estabelecidos
por Chiara. Por fim, ela e os especialistas convidados ajudam a organizar os
espaços antes tomados por bagunças. Surgem novas utilidades e consciência em
relação à função do consumo.
O
episódio de estreia da nova temporada apresenta Fernanda, funcionária do setor
financeiro de uma empresa, que simplesmente não consegue controlar os gastos
pessoais com roupas, sapatos e acessórios. Ela já acumulou sessenta calças
jeans, incontáveis pares de sapato e acessórios que ficam amontoados no quarto
– o guarda-roupa é abarrotado, um grande volume de coisas sobrepostas e
amassadas.
Fernanda
conhecerá Juliene Darin, dona de um espaço de moda consciente onde há brechó e
reaproveitamento de peças, o chamado upcycling. Com ela, Fernanda descobrirá o
imenso impacto ambiental para a produção de uma calça jeans e vai customizar
duas das que voltarão ao seu armário – quando ela voltar para casa, perceberá
que o quarto foi organizado por Antoniele Fagundes.
O segundo
episódio é protagonizado por Carol, uma apaixonada por sapatos. São tantos
pares que não cabem mais no quarto e já invadiram a varanda do apartamento onde
ela mora com o marido, Fabiano, e a filha do casal, Julia, que ainda é uma
bebê. O que era para ser um espaço de recepção de amigos se transformou em uma
extensão bagunçada do armário. E a coleção de sapatos não para de crescer:
Carol já comprou mais de 150 pares para a pequena Julia!
Separar
os sapatos e se desfazer deles inicia um processo difícil para Carol – ela é
muito apegada às memórias que esses objetos evocam. Com a ajuda da especialista
em design sustentável Erika Karpuk, Chiara vai decorar a varanda para que ela
sirva ao objetivo inicial. Carol, por sua vez, vai descobrir que a emoção do
consumo pode ser obtida de outras formas.
Menos É
Demais é uma coprodução entre Discovery Home & Health e FJ Productions. Por
parte da FJ Productions, Fábio Golombeck responde pela produção e Carla Barros
pela direção. Da parte da Discovery Networks, o projeto foi supervisionado por
Michela Giorelli, Adriana Cechetti e Luciana Soligo.
Sobre
Chiara Gadaleta
Chiara
Gadaleta é apresentadora e consultora de sustentabilidade na indústria da moda.
Construiu uma trajetória de sucesso como modelo e desfilou nas principais
passarelas do mundo. Depois, se formou em estilismo no famoso Studio Berçot, em
Paris. De volta ao Brasil, se especializou em styling e imagem de moda. Assinou
editoriais nas principais revistas do mercado e ganhou destaque como consultora
de estilo para marcas de peso. Em 2008, criou o Movimento EcoEra, cujo desafio
é integrar o mercado de moda, beleza e design às questões sociais e ambientais
por meio de um conjunto de atividades, práticas e ações que aproximem toda a
cadeia produtiva de moda à sustentabilidade ambiental, social, econômica e
cultural. Esse esforço ajudou esses mercados a quebrar paradigmas e a inaugurar
um novo capítulo em sua história, onde toda a cadeia – indústria, marcas,
estilistas, arquitetos e público final – se unem para criar uma indústria mais
consciente, em que ética e estética possam andar lado a lado.
Discovery Home & Health
O
Discovery Home & Health é um canal do gênero estilo de vida, voltado às
mulheres. Oferece uma programação variada nas áreas de saúde e bem-estar,
beleza, gastronomia, decoração e relacionamentos. Sua missão é contribuir para
o desenvolvimento pessoal de seu público, com foco em diferentes aspectos da
vida da mulher, por meio de uma abordagem positiva e entretida. Para mais
informações, acesse: discoverymulher.com.
©2018
Discovery, Inc. Discovery Home & Health e seu logotipo são marcas da
Discovery, Inc. Todos os direitos reservados.
SERVIÇO
MENOS É DEMAIS
Estreia:
terça, 8 de janeiro, às 20h30
Fonte/Foto-reprodução/divulgação:
Assessoria de Imprensa
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