A VIU
Hub, unidade de negócios digitais da Globosat e cocuradora do YouPix
Summit 2019, leva para a edição do evento deste ano debates sobre o fim dos
likes, eSports, algoritmos, relação entre influenciadores e seguidores, novas
profissões, uso das plataformas, entre outros. Durante um dia inteiro – em seu
espaço próprio, a Sala VIU Hub – está programada a
troca de ideias entre profissionais do Grupo Globo, marcas, anunciantes,
influenciadores, plataformas e produtores de conteúdo. O YouPix Summit 2019
acontece nesta quarta-feira, dia 11, na Unibes Cultural, em São Paulo.
Na pauta dos encontros na Sala VIU Hub estão assuntos como a
melhor forma das marcas cocriarem com influenciadores, passando pela
importância do conteúdo criado por microinfluenciadores até a questão se
eSports gera violência e como esse mercado cria novas profissões. “Este ano
estamos com um espaço com mais destaque para promovermos essas conversas. São
debates fundamentais para sentirmos os caminhos que o mercado está tomando e
como todos nós podemos atuar nessas novas oportunidades que surgem. O leque de
atuação da VIU Hub é amplo e vamos levar parte dele para o YouPix Summit 2019”,
afirma Vanessa Oliveira, diretora geral da VIU Hub.
Além de toda a grade da sala própria, a VIU Hub ainda
promoverá um encontro inédito na sala principal: Maisa, talento do SBT,
entrevistará Paulo Marinho, diretor geral de canais e conteúdo da Globosat. No
papo, a dupla vai conversar sobre produção de conteúdo entre mídias e
influenciadores, plataformas de distribuição, histórias da televisão etc.
O YouPix Summit 2019 é o único evento no Brasil a discutir a
indústria de creators e conteúdo digital com profundidade, isenção e visão de
negócio. Mais informações em https://youpix.com.br/youpixsummit/
PROGRAMAÇÃO DA SALA VIU HUB NO YOUPIX SUMMIT 2019
Hosts:
Allan Lico – Gerente de Conteúdo da VIU HUB
Leo Baptista – Redator de Conteúdo VIU HUB
PAINEL 1 – MAÍSA ENTREVISTA PAULO MARINHO
Horário: 9h45 às 10h25 (OBS: A Sala VIU
Hub exibirá por streaming a conversa do
Keynote Stage)
Maísa, representando os influenciadores, irá entrevistar
Paulo Marinho. Um encontro de gerações e experiências para se discutir TV,
Internet, e o futuro do entretenimento brasileiro. Juntos, eles representam
empresas e pessoas que se reinventam através dos tempos, motivados pela paixão
de se fazer conteúdo.
PAINEL 2 – O INFLUENCIADOR NÃO É A VOZ DA MARCA
Horário: 10h30 às 11h15
O influenciador tem a sua voz e usa seu espaço para falar da
forma como vê o mundo. E é a sua autenticidade que gera conexão com sua
audiência. Do mesmo modo, o anunciante tem a sua voz ao produzir suas
campanhas. Como harmonizar essas duas vozes quando estão no mesmo vídeo? O que
um influenciador fala é o que a marca acredita? Como cocriar com
influenciadores, mantendo a autenticidade dos creators, sem pirar por não
controlar o discurso?
Participantes:
Daniela Alves – Gerente de Produto Comercial
da VIU Hub (mediação)
Nah Cardoso – Creator
Bruno Bock (Pipocando) – Creator
Pedro Alvim - Gerente de Conteúdo
Magazine Luiza
Rodrigo Fraga – Gerente de Performance
Digital Caixa Seguradora
PAINEL 3 – REFÉM DA PLATAFORMA: VOCÊ NÃO É DONO
DA SUA AUDIÊNCIA
Horário: 11h20 às 12h10
YouTube, Facebook, Instagram, Televisão, Twitter, Tik
Tok. Para se construir a identidade de um influenciador em várias telas é
preciso muita dedicação, recursos e parceiros. Ao mesmo tempo, ficar somente em
uma plataforma e dependente de suas regras não seria uma estratégia antiga para
um ambiente tão conectado? É possível construir sua reputação com
credibilidade, tendo seu nome atrelado apenas a uma rede social? Quais são os
riscos e vantagens? Afinal, como ser livre em um mercado independente?
Participantes:
Tainá Saramago – Gerente de Inteligência de Negócio
da VIU Hub (mediação)
Lucas Rangel – Creator
Fabiana Gabriel – Gerente de Marketing
e Digital do GNT
Micaela Góes – apresentadora e
influenciadora
Pedro Dória – Jornalista e Criador de O
Meio
PAINEL 4 - HACKEANDO O YOUTUBE
Horário: 12h15 às 12h45
O algoritmo do YouTube é fechado a sete chaves. Creators,
veículos e marcas tentam desvendar os segredos da plataforma para subir nas
buscas, melhorar seus números e planejar seus conteúdos. Analisando milhares de
canais, temos novos insights sobre essa caixa-preta chamada YouTube.
Participante:
Lucas Herdy – VIU – Coordenador de Inteligência de
Negócios da VIU Hub
PAINEL 5 – ALGORITMO: QUE P#&&A É
ESSA?
Horário: 12h50 às 13h40
As mudanças no algoritmo sempre geram impactos e discussão.
Por isso, nada melhor do que juntar profissionais do mercado que entendem do
assunto para abrir o jogo (ou os números). Como acompanhar as alterações no
algoritmo a tempo de não perder a relevância? Como os algoritmos influenciam os
influenciadores? Quais os impactos no consumo de conteúdo em um mundo guiado
por Inteligência Artificial?
Participantes:
Lucas Herdy – VIU – Coordenador de Inteligência de
Negócios da VIU Hub (mediação)
Camilo Coutinho – Estrategista Digital
Thiago Leme – Diretor Geral da Fluent
(Webedia)
Izabela Ianelli –Digital Manager na
Endemol
Ana Freitas – Head de Audience Insights
da Accenture Interactive
PAINEL 6 – A VOZ DO FÃ É A VOZ DO CONTEÚDO?
Horário: 13h45 às 14h25
Não é de hoje que fãs lotam teatros, cinemas, hotéis, shows
em busca de seus ídolos. E através da Internet ficou ainda mais fácil espalhar
suas paixões, seja em vídeos, posts ou comentários. Como é essa relação entre
fã, influenciadores e plataformas? O quanto o fã manda no que você produz? Você
escuta e fala com o seu fã? É possível dar atenção para todos eles de forma
personalizada? O quanto o fã manda no seu conteúdo e na sua decisão de negócio?
Participantes:
Beatriz Rosa – Diretora artística do Multishow (mediadora)
Pedro Curi – especialista em fãs e
professor da ESPM
Phelippe Cruz – Criador do Papel Pop
Maju Trindade – Creator
PAINEL 7 - ESPORTS: VIOLÊNCIA GERA VIOLÊNCIA?
Horário: 14h30 às 15h05
A violência em jogos eletrônicos influencia a vida real ou é
a toxicidade da sociedade que altera a leitura sobre os jogos? Existe idade
certa para determinados tipos de game? Quais são os benefícios e as
preocupações dos pais, publishers, veículos e gamers quando estamos falando de
narrativas de tiros, brigas e conflitos constantes? Casos de violência no
Brasil e no mundo atreladas aos jogos são preocupantes e nos fazem perguntar:
afinal, de quem é a responsabilidade?
Participantes:
Chandy Teixeira – repórter do SporTV (mediação)
Iasmin França – Contéudo do canal
e-SporTV
Rob
Vitorino –
Esports Communication Manager na Ubisoft
Patife – Gamer
Flavia Albuquerque – Psicóloga
PAINEL 8 - MINHA PROFISSÃO AINDA NÃO
EXISTE
Horário: 15h10 às 15h50
O universo de Esports se apresenta como uma área cada vez
mais aquecida para investimentos e, com isso, surgem também novas
possibilidades profissionais. Narradores de games, equipes de suporte para
times de Esports, designers de mapas e outras funções já são requeridas em empresas.
Porém, como se dedicar a aprender uma profissão que ainda não tem manual? E o
que os players do segmento estão fazendo para ajudar a desenvolver esse
mercado?
Participantes:
Gordox – Apresentador e-SporTV (mediador)
Milla Garcia – Caster (Vencedora
do Looking for a Caster)
Gustavo Freudenfeld – Gerente Digital
do Esporte do Grupo Globo
Fernanda Lobão - CEO do Final Level e
CMO da Go4i
Marcos Vinicius Lima - Game
Developer e Cofundador da Sue The Real.
PAINEL 9 –A MINHA VOZ É GRANDE!
Horário: 15h55 às 16h40
Microinfluenciadores vêm ganhando mais espaço com uma
audiência cada vez mais engajada. Eles estão bem distantes de serem
“micro”. Através de discursos empoderados, abraçam causas e também conseguem se
conectar muito profundamente com sua audiência. Mostrando que a motivação
existente nas melhorias da sociedade nos pequenos grupos é tão forte quanto o
desejo de mudar o mundo inteiro. Se não podem mudar o mundo inteiro, eles
pelo menos podem melhorar aquele espaço onde estão.
Participantes:
Milla Teixeira – Redatora de Conteúdo
VIU Hub (mediação)
Dani Mignani – Diretora do GNT
Muro Pequeno – Creator
Gabi Oliveira - Creator
Alexandra Gurgel (Alexandrismos)
- Creator
PAINEL 10 – REALIDADE SEM FILTROS
Horário: 16h45 às 17h30
Ficar velho, criança, pop star e com muitos efeitos no rosto:
definitivamente usar filtros em imagens é uma tendência e é divertido! A cada
momento, surgem novas opções e os recursos para criá-los são muitos. Porém,
vale pensar: o quanto essa prática altera a nossa percepção e desejo sobre a
realidade? Há uma busca pela perfeição que extrapola as telas, as plataformas e
chega na vida real? O quanto eu também quero esconder a minha própria vida em
um filtro?
Participantes:
Allan
Lico – Gerente de Conteúdo e Produção da VIU Hub (mediação)
Steve
ePonto – Creative Strategist Instagram
Sereia
Hipster (Vanessa Dutra)– creator
Foquinha –
creator
Ibugou -
creator
PAINEL 11 – O PREÇO DO SUCESSO É EXPOSIÇÃO SEM
LIMITES?
Horário: 17h35 às 18h10
Muitos influenciadores se aproximam de seus seguidores
justamente porque expõem fatos de sua vida pessoal com os quais as pessoas se
identificam. Problemas em relacionamentos, conflitos na escola, no trabalho,
momentos de alegria como partos, casamentos, intimidades como estar na cama, ir
ao banheiro. Tudo vai para a Internet e o sucesso cresce! Existe limite sobre o
que expor em redes sociais? Quais são os benefícios e preocupações nesse “Show
de Truman”? O quanto você é interessante 24 horas por dia para a sua audiência?
E o quanto isso estressa a sua criatividade?
Participantes:
Luciane Neno – Gerente de Marketing do
Gloob
Taciele Alcolea - Creator
Carol Mellhem - Psicóloga e Creator
Joana Canabrava – Creator
PAINEL 12 – O DIA EM QUE A MÚSICA SE RENDEU AO
VIDEO
Horário: 18h15 às 18h55
Na TV, os videoclipes deram identidade e roupa para as
músicas. Já na Internet, foi possível multiplicar essas vozes através de
paródias, clipes independentes da mesma música e muitas versões, mashups e
representações da voz através da imagem. Como os players desse segmento mudaram
sua forma de fazer negócio através dos tempos? Um grande show se torna um
grande show sem vídeo? Ou uma playlist de vídeo ainda é uma boa e velha rádio
customizada? O que o consumidor quer e como atender em um ambiente multiplataforma?
Participantes:
Guilherme Figueiredo – Diretor de
MKT e Comercial da Som Livre (mediação)
Tatiana Costa – Diretora do Multishow
Didi Wagner – Apresentadora Multishow
Sandra Jimenez – Head of Music Latam YouTube
and Google Play Music
PAINEL 13 – CENSURA DE LIKES EM ERA DE CÓDIGO
ABERTO
Horário: 19h às 19h50
Instagram sem likes porque não estamos sabendo lidar com a
ansiedade de informação, é isso? Em uma era de código aberto e de transparência
de dados, o quanto estamos recorrendo a uma solução de controle ao invés de
trabalhar o mindset da sociedade? O que perdemos em esconder os dados e o que
ganhamos ao mostrá-los? Estamos em todas as redes sociais e expostos, mas
estamos preparados para lidar com essa liberdade? Afinal, na era digital, quem
tem o poder?
Participantes:
Vanessa Oliveira – Diretora da VIU Hub (mediação)
Sobre a VIU Hub
Unidade voltada para conteúdo digital, que insere marcas e
talentos em projetos seguindo a linguagem mais adequada para cada plataforma.
Lançada pela Globosat em 2016, a VIU Hub é uma área especialista no ambiente
online, que atua em parceria com as marcas da programadora e também desenvolve
projetos independentes. Sua missão é desenvolver propriedades digitais
relevantes, abrindo uma nova frente de negócios. Pluralidade, inovação,
criatividade e liberdade estão entre as premissas da unidade, que transita por
temas como humor, música, esporte, ficção, teen, comportamento,
gastronomia, games e conteúdo para mulher, entre outros. Com o conceito de inclusão
e colaboração, a VIU Hub conta em seus projetos não apenas com nomes já
consagrados e revelações das plataformas digitais, mas também pretende lançar
novos nomes. Já atuou com outros parceiros como Multishow, GNT, SporTV e
Gloob, em projetos como o Prêmio Multishow, Prêmio eSports Brasil, São Paulo
Fashion Week, Nhac GNT, programa Minha Vida é KIU, Desafio Lady Bug,
Lollapalooza e Rock in Rio, entre outros. Já desenvolveu projetos digitais para
marcas como Coca-Cola, Itaú, TIM, Ifood, Embeleze, Visa, Bradesco, Perdigão,
Zap, Google, Bauducco, Catuaba Selvagem, Claro, Méliuz, Proactiv e Magazine
Luiza. Em 2018 a VIU Hub lançou o seu primeiro projeto 100% original, o “Canal
da Thaynara OG” no YouTube. E, em 2019, foi a grande responsável pelo reality
show Looking For a Caster.
Fonte: Assessoria de Imprensa
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