MUBI E OLHAR DE CINEMA - FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURITIBA LEVAM AO STREAMING SELEÇÃO ESPECIAL DE FILMES DO EVENTO


Em parceria com o Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, a plataforma de curadoria e streaming de filmes MUBI apresenta de 3 a 10 de junho a programação especial Festival Olhar de Cinema, com estreias de oito títulos presentes em edições anteriores do festival. As produções estarão disponíveis na plataforma da MUBI por um período de 30 dias, a partir da data de estreia de cada um. Realizado desde 2012, o Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba é um evento independente que acontece em todo mês de junho na capital do Paraná.
Os filmes, um para cada dia do festival, entre longas-metragens, curtas e documentários, foram criteriosamente selecionados para oferecer o melhor do Olhar de Cinema ao público da MUBI.  São produções de diretores consagrados e novos talentos brasileiros (Affonso Uchôa, Eliza Capai, Carlos Fausto, Leonardo Sette, Takumã Kuikuro, Tavinho Teixeira, MariahTeixeira); coproduções entre Brasil, Espanha e Alemanha (Clarissa Campolina e Helvécio Marins Jr), Brasil e Espanha (Helvécio Marins Jr. e Clarissa Campolina), Portugal (Joaquim Pinto), Estados Unidos (Joshua Bonnetta e J.P. Sniadecki) e Alemanha (Julian Radlmaier).
"É um prazer receber em nossa programação um especial do Festival Olhar de Cinema, com quem estamos construindo uma relação muito bacana desde a edição de 2019, quando nosso VP de Conteúdo foi júri do festival e pudemos conhecer um pouco mais sobre sua história. Dentre inúmeros filmes incríveis de diretores talentosos que já passaram pelo festival, nossos curadores escolheram alguns títulos nacionais e internacionais que imprimem o DNA MUBI e têm uma mensagem significativa a ser passada neste momento”, afirma Juliana Barbieri, Country Manager, MUBI Brasil. “Esperamos que esse especial na MUBI possa dar a visibilidade que o festival merece e atrair novos parceiros, para unir forças e permitir que a edição 2020 aconteça no final do ano”, completa a executiva.
Os filmes que farão parte do especial Festival Olhar de Cinema na MUBI são:
3/6 – Girimunho, longa de estreia dos brasileiros Helvécio Marins Jr. e Clarissa Campolina (Brasil/Espanha, 2011)
Já exibido nos festivais internacionais de Veneza, Toronto e Rotterdam.
4/6 - A Vizinhança do Tigre, de Affonso Uchôa (Brasil, 2014)
Vencedor da Mostra de Cinema de Tiradentes em 2014 e também exibido na Viennale em 2019, é uma tocante narrativa sobre o cotidiano de quatro jovens do bairro Nacional, em Contagem - MG.
5/6 - Um Conto de Inverno Proletariado, longa de estreia de Julian Radlmaier (Alemanha, 2014)
Um castelo, uma coleção de obras de arte e um fabricante de armas. O longa aborda, de forma cômica, a sociedade de classes que vivemos e as formas de ignorar seus limites. Já exibido nos festivais internacionais de Rotterdam e de Viena.
6/6 - As Hiper Mulheres, de Carlos Fausto, Leonardo Sette e Takuma Kuikuro (Brasil, 2011)
Realizado por cineasta indígenas do Alto Xingu, o documentário foi selecionado para a Mostra Competitiva do Festival de Gramado em 2011, além de ter conquistado o Prêmio Especial do Júri. Com uma abordagem sensível e pessoal, a obra nos leva para dentro da comunidade indígena e de seu maior ritual feminino, o Jamurikumalu.
7/6 - Sol Alegria, de Tavinho Teixeira (Brasil, 2018)
Pastores ocupam os principais cargos políticos do país, o apocalipse está próximo e uma excêntrica família comete um atentado e se refugia na sede da falange Sol Alegria, comandada por freiras nada convencionais. O longa foi selecionado para a 42° Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, além de já ter sido exibido nos festivais internacionais de Rotterdam e Hamburgo, e no Queer Lisboa.
8/6 - Espero a tua (re)volta, de Eliza Capai (Brasil, 2019)
Vencedor dos prêmios Peace Film Award e Amnesty International Film Prize na Biennale, o documentário é um poderoso retrato do movimento estudantil que ganhou força a partir de 2015 e ocupou escolas estaduais por todo o Brasil.
9/6 - El mar la mar, de Joshua Bonnetta e J.P. Sniadecki (Estados Unidos, 2017)
Com paisagens filmadas em 16mm pela janela de um veículo em movimento, é um documentário que aborda os perigos que imigrantes mexicanos enfrentam ao atravessar o deserto de Sonora para chegar aos Estados Unidos. Vencedor do Prêmio Caligari e de uma Menção Honrosa na Biennale em 2017.
10/6 - E agora? Lembra-me, de Joaquim Pinto (Portugal, 2013)
Premiado no Festival de Locarno 2013 e exibido em Rotterdam, é uma reflexão sobre o tempo e a luta de uma pessoa para continuar vivendo e aproveitando a vida. Com um olhar intimista e extremamente pessoal, o diretor português convida a conhecer a rotina de quem luta há quase 20 anos com HIV e com a hepatite C.
"Sentimos que não podemos deixar a data original da edição 2020 do festival passar despercebida. Muitos esforços e vontades estavam mobilizados para celebrarmos a nona edição e queríamos ainda dividir isso com nosso querido público. Decidimos celebrar este momento fazendo aquilo que mais nos motiva: compartilhar os olhares especiais de cada um dos filmes. Escolhemos trazer filmes memoráveis de edições passadas para relembramos os melhores tempos que já passamos, e nos mantermos com a força para seguir adiante. Entendemos que o festival e a MUBI estão nesta mesma sintonia com os filmes, mesmos cuidados e vontades. A MUBI é o espaço adequado para os filmes que já passaram pelo Olhar de Cinema após sua trajetória pelos festivais. Faz todo sentido, hoje, continuarmos a cultivar a parceria que começou em 2019. Acreditamos que é um lugar em que os filmes vão continuar a crescer na busca pela comunicação com o público”, declaram Antonio Gonçalves Jr e Eugenia Castello, diretores do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba.
SOBRE
MUBI
MUBI é uma plataforma de streaming com curadoria, sem anúncios, que está disponível em 190 países. A MUBI apresenta uma seleção em constante mudança de filmes belos e interessantes escolhidos a dedo, de novos diretores aos veteranos mais premiados, de todo o mundo. Os filmes selecionados para entrar na programação diariamente são guiados pela cultura e pelo cinema local. A MUBI é a maior comunidade global de amantes do cinema, com mais de 9 milhões de membros de todas nacionalidades. É possível transmitir ou realizar o download de filmes a qualquer momento, e assistir em qualquer tela, de qualquer lugar.
MUBI está disponível via web, Amazon Fire TV, Apple TV, LG e Samsung Smart TVs e também nos mobile devices incluindo iPad, iPhone e Android. A MUBI possui escritórios em Londres, Nova York, Kuala Lumpur e Mumbai.
Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba
O evento tem como objetivo destacar e celebrar o cinema independente realizado em todo mundo por meio da seleção oficial de filmes com propostas estéticas inventivas, envolventes e com comprometimento temático, que abrange desde a abordagem de inquietações contemporâneas acerca do micro universo cotidiano de relacionamentos, até interpretações e posicionamentos sobre política e economia mundial. Filmes que se arriscam em novas formas de linguagem cinematográfica, que estão abertos ao experimentalismo e que, não obstante, possuem um grande potencial de comunicação com o público. Em meio a esses quesitos, é possível compor uma programação de grande diversidade temática e estética, que não rejeita gêneros, formatos e durações. Universo composto por aproximadamente 130 filmes anuais, o Olhar de Cinema sempre procura valorizar o cinema brasileiro e também paranaense, ao garimpar o que há de mais precioso e urgente nessas cinematografias, garantindo cuidado especial ao programar tais obras. 
Serviço
ESPECIAL FESTIVAL OLHAR DE CINEMA NA MUBI
Estreias de 3 a 10 de junho
mubi.com
Filmes disponíveis por um período de 30 dias, a partir da data de estreia.
Fonte: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem