A alimentação saudável é fundamental para a saúde, para
manter o bem-estar e a qualidade de vida. Mas afinal, o que é alimentação
saudável? Cada pessoa tem necessidades específicas dependendo de sua idade,
estilo de vida, cultura e dos desafios que enfrenta no dia a dia. Criado no
Japão, em 2003, pela Ajinomoto, o programa de
educação nutricional “Alimentação para vencer – Kachimeshi®” incentiva a
alimentação equilibrada e saborosa para proporcionar a nutrição adequada às
demandas da população em geral, incluindo atletas de alta performance.
Atletas, aliás, foram os
primeiros beneficiados. A partir dos conhecimentos de alimentação e aminoácidos
da empresa, o programa foi inicialmente desenvolvido para ajudar os atletas
olímpicos japoneses a serem mais competitivos, atingindo o condicionamento
adequado para as competições.
“Porém, ele se destina a todos
que querem superar algum obstáculo no qual a alimentação tenha papel
fundamental, como, por exemplo, melhorar a alimentação, auxiliar na
longevidade, ganhar massa magra e garantir o consumo de todos os nutrientes
importantes para o bom funcionamento do organismo”,
explica a gerente de estratégias em Marketing-Nutrição da Ajinomoto do Brasil, Marilia Zagato.
A base do conceito
está na difusão de conhecimento sobre os benefícios dos grupos alimentares e
como utilizá-los na composição de refeições nutricionalmente equilibradas,
garantindo o aporte adequado de nutrientes. E quando as necessidades são
maiores, os extra nutrientes são adicionados à alimentação, atendendo ao que o
corpo precisa naquele momento. Esses extra nutrientes podem vir da adição de
alimentos ou de suplementos alimentares, como suplementos de aminoácidos.
Outra qualidade importante do programa é ser adaptável aos costumes alimentares e
características regionais de cada país. No Brasil,
os atletas que integram o Time Ajinomoto, como o
ginasta Arthur Nory, o judoca Rafael Silva e a maratonista aquática Ana Marcela
Cunha, foram apresentados ao conceito. Como o programa trabalha com grupos
alimentares, ele possibilita que as pessoas aprendam os alimentos que compõem
cada grupo e montem suas refeições com os alimentos que já fazem parte do seu hábito alimentar. Qualquer pessoa pode aderir ao programa,
mas em caso de doenças ou para orientação individualizada, é recomendado
acompanhamento com nutricionista.
Colocar as orientações em prática
no dia a dia também não é complicado. Seguindo o conceito, um bom exemplo de
café da manhã, por exemplo, inclui uma fruta, alimentos do grupo
dos cereais como pão, tapioca ou cuscuz de milho, e leite, derivados como
queijo ou iogurte ou um ovo mexido, consumidos nas quantidades adequadas. “O
programa ‘Alimentação para Vencer - Kachimeshi®’ fornece conhecimento e provê
autonomia, proporcionando uma adesão duradoura e não apenas momentânea. Uma
alimentação equilibrada pode ser saborosa, prática e descomplicada,
considerando alimentos tradicionalmente presentes no nosso hábito alimentar”,
finaliza Marilia.
Sobre a Ajinomoto do Brasil
Presente no Brasil desde 1956, a Ajinomoto do Brasil se empenha em oferecer produtos de qualidade tanto para o consumidor como insumos para as indústrias alimentícia, cosmética, esportiva, farmacêutica, de nutrição animal e agronegócios. Atualmente, a unidade brasileira é a terceira mais importante do Grupo Ajinomoto fora do Japão, atrás apenas da Tailândia e dos Estados Unidos. A linha de produtos da empresa voltada ao consumidor é composta pelo tempero umami AJI-NO-MOTO®, AJI-SAL®, Tempero SAZÓN®, Caldo SAZÓN®, SAZÓN® Tempera & Prepara, RECEITA DE CASA™, HONDASHI® e SABOR A MI®, além das sopas individuais VONO® e da linha de sopas cremosas e claras VONO® Chef. Também se destacam os refrescos em pó MID® e FIT Zero Açúcar, o azeite de oliva extra virgem TERRANO™ e o azeite de oliva tipo único TERRANO™, o SATIS!® Molho Shoyu, além de aminoVITAL® GOLD, produto composto por nove aminoácidos essenciais para a recuperação de atletas e entusiastas do esporte. No Brasil, a companhia também atua no segmento de food service (alimentação fora do lar). Com quatro unidades fabris, localizadas no estado de São Paulo, nas cidades de Limeira, Laranjal Paulista, Valparaíso e Pederneiras, e sede administrativa na capital, emprega cerca de 3 mil funcionários e atende tanto ao mercado interno como ao externo. A Ajinomoto, multinacional japonesa com sede em Tóquio, é referência mundial em aminoácidos. O Grupo Ajinomoto obteve um faturamento global de US$ 10,1 bilhões e nacional de R$ 2,4 bilhões no ano fiscal de 2019. Atualmente, está presente em 35 países, possui 121 fábricas e cerca de 34 mil funcionários em todo o mundo. Para saber mais, acesse www.ajinomoto.com.br
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