A Estácio Paraíba, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis da Agenda 2030 criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), promove, entre os dias 9 e 11 de maio, o IV Simpósio de Gestão, que terá como tema central “ESG e Sustentabilidade Empresarial”. A proposta do evento, que será gratuito e aberto ao público, é congregar e promover um debate entre as perspectivas de especialistas e representantes de várias empresas, públicas e privadas, que adotaram padrões e boas práticas para promover um ambiente mais socialmente consciente, sustentável e corretamente gerenciável.
De acordo com Luciane Albuquerque, coordenadora dos cursos de Gestão da Estácio Paraíba e organizadora do simpósio, através do ESG, sigla que, em inglês, significa environmental, social and governance, é possível medir o desempenho de sustentabilidade de uma organização. “As ideias por trás do ESG são baseadas em quatro pilares: pessoas (recursos humanos), planeta (recursos naturais), lucro (resultados financeiros) e propósito (porque você faz o que faz). Então, empresas com boas práticas de ESG geralmente têm menor risco de enfrentar problemas judiciais, trabalhistas e de sofrer ações por causa de impactos negativos causados ao meio ambiente”, explica.
Durante o IV Simpósio de Gestão, diversos especialistas vão disseminar conhecimento, partilhar experiências e divulgar atividades que promovem melhoria às empresas, colaboradores, meio ambiente e sociedade em geral. A abertura, no dia 9 de maio, às 19h, será realizada no auditório do Sindicato dos Contabilistas – LIVE MALL, com a palestra magna “Jornada de sustentabilidade Yduqs: como incorporamos a gestão ESG de forma estratégica na nossa operação”, de Joice Portella, gerente de sustentabilidade do Instituto Yduqs, iniciativa de responsabilidade socioambiental de um dos maiores grupos de educação superior no Brasil.
Em seguida, às 20h15, a gerente de sustentabilidade do Instituto Yduqs será uma das participantes do Talk Show ESG, que contará ainda com presença de Josiclei Cruz, representante da Cagepa - Companhia de Água e Esgotos da Paraíba, e de Yanara Pessoa Leal, da Sudema - Superintendência de Administração do Meio Ambiente da Paraíba.
A programação do Simpósio segue no dia 10 de maio, a partir das 8h30, no cinema do MAG Shopping, onde fica a sede da Estácio Paraíba, com a palestra do professor Rodrigo Brandão, mostrando os resultados do ensino de Game Design. Às 9h30, a também docente Josiane Oliveira, junto com estudantes do curso de Engenharia, apresentarão o projeto de tijolos ecológicos como alternativas para construções sustentáveis.
Já a partir das 19h, no hall de entrada da Estácio Paraíba, no 3º andar do Mag Shopping, haverá mostra de banners e feira de empreendedorismo feminino, com entrada aberta ao público em geral. No miniauditório, às 19h30, acontece roda de conversa com presença de José Fernando Nogueira Gomes, da Construtora Alliance, e Debora Costa, da Sudema, falando sobre a redução da geração de resíduos na construção civil. Em seguida, às 20h15, Cleidiane Saraiva, representante da Nordesa - Broker Nestlé, falará sobre as práticas sustentáveis na gestão de pessoas aplicadas na empresa.
Fechando a programação, no dia 11 de maio, às 19h30, também na sede da Estácio Paraíba, o advogado e membro da Procuradoria Geral Federal (PGF), seccional Paraíba, Omar Bradley Oliveira de Souza, ministrará palestra com o tema “Meio ambiente cultural e desenvolvimento sustentável na cidade de João Pessoa”. No mesmo horário, o representante da Luck Receptivo, Felipe Vasconcelos, falará sobre “RH - Uma gestão relevante”.
E fechando o ciclo de palestras, às 20h15, Joana Macêdo, analista de Responsabilidade Social do Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil – Sicoob/NE, ministrará apresentação com o tema “O cooperativismo de crédito e as práticas ESG: conhecendo o Plano de Sustentabilidade do Sicoob”. Para participar de toda a programação do IV Simpósio de Gestão da Estácio Paraíba, é preciso realizar a inscrição gratuita, pelo link https://bityli.com/
Fonte/Imagem-divulgação: Assessoria de Imprensa
Postar um comentário