DIA INTERNACIONAL DO MILHO, 24/04: CULTIVO MAIS SUSTENTÁVEL DO CEREAL LEVA ALIMENTOS MAIS GOSTOSOS E SAUDÁVEIS À MESA DO CONSUMIDOR

 

Curau, pamonha, suco, pipoca e muito mais. São diversas as variações de  alimentos - e até bebidas - a base de milho que estão hoje presentes na mesa dos brasileiros. Atualmente, a indústria alimentícia exerce importante função em apresentar essa matéria-prima com qualidade, respeitando práticas sustentáveis e implementando tecnologias que vão influenciar de forma positiva o cultivo do grão, a fim de obter melhor desempenho na safra, sem prejudicar o solo e o meio ambiente. 

Com grande relevância econômica, a produção de milho para a safra 2022/23 segue com expectativas de crescimento. Segundo dados apresentados pela Conab - Companhia Nacional de Abastecimento, o cultivo do cereal está estimado em 21,97 milhões de hectares, acréscimo de 1,8%, com aumento para a área semeada na 2ª safra e redução na 1ª. Já a colheita total do grão está estimada em 124,88 milhões de toneladas, influenciada pelo incremento da produção de 8,8% na 1ª safra e de 11% na 2ª, podendo chegar a 27,24 milhões de toneladas e 95,32 milhões de toneladas, respectivamente.

Marcas como a Yoki, pertencente ao grupo General Mills, dedicam parte de seu negócio na atuação de insumos como o grão de milho para apresentar ao mercado opções diferenciadas do consumo deste alimento.

A cidade de Campo Novo do Parecis, no oeste do Mato Grosso, é a região na qual possui áreas intituladas entre as 10 melhores para agricultura regenerativa, conjunto de práticas sustentáveis para promover a saúde do solo durante a produção. A rotação de cultivos e a integração lavoura e pecuária são técnicas da agricultura regenerativa que ajudam a conservar o solo. É nessa região que se concentram as plantações de milho que resultam em 99% das pipocas produzidas pela marca, líder nacional no mercado de grãos e farináceos.

“Concentramos nossos esforços em apresentar ao consumidor grãos selecionados, com qualidade superior ao que a categoria pede. Investimos constantemente em tecnologias avançadas, com aprimoramento de nossos sistemas, equipamentos e gestão otimizada do negócio para garantir resultados além do que o consumidor espera no seu dia a dia”, destaca Franciele Caixeta, coordenadora de Pesquisa e Desenvolvimento Agro da General Mills

O papel do carbono na agricultura regenerativa

A presença do carbono no solo é uma importante fonte de energia para os organismos ali presentes. A manutenção do carbono reduz o nível de dióxido de carbono na atmosfera, que atua diretamente no aquecimento global. 

Um estudo conduzido pelo órgão de certificação ambiental Imaflora, em parceria com a General Mills, revelou que as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) na produção de milho de pipoca no Brasil são cerca de 70% menores que a média global. A constatação é de análise conduzida no município de Campo Novo do Parecis, Mato Grosso, região onde se localiza a maior produção de milho de pipoca do País.

No mundo, a média de emissões de GEE para se produzir milho é estimada em 1,7 tCO2e por tonelada de produto, para as quais as emissões provenientes da fazenda contribuem com quase 50% ou 0,81 tCO2e por tonelada de grão produzido (Poore & Nemecek, 2018). Com base nas estimativas encontradas no estudo, as emissões dos milhos de pipoca produzidos em Campo Novo do Parecis estão potencialmente entre os dez mais eficientes sistemas de produção globais de milho, registrando cerca de 0,25 tCO2e em emissões de gases de efeito estufa por tonelada de produto.

Além dos grãos e farináceos com milho, a General Mills investe na categoria de pipocas de micro-ondas por meio da Yoki. Em 2022 destinou 30% do seu negócio para turbinar a capacidade de produção da pipoca tradicional e da pipoca de micro-ondas em 30% com um investimento em sua principal unidade produtiva no país, localizada em Pouso Alegre/MG.

Isso comprova que a marca está alinhada ao que o consumidor necessita e mostra o quanto o milho é importante na mesa dos brasileiros, seja para o consumo em aperitivos como pipocas, como também no preparo de bolos, doces, cuscuz, polenta, angu, mingaus, pamonhas, cremes, entre outras iguarias.

Sobre Yoki

Uma das marcas mais queridas do Brasil, a Yoki conecta pessoas por meio de alimentos saborosos e práticos que facilitam o dia a dia. Produzidos com ingredientes naturais vindos diretamente do campo, a marca está presente na vida dos brasileiros em todos os momentos, de celebrações importantes até as refeições diárias. São mais de 300 produtos em seu portfólio, distribuídos em 20 categorias. A Yoki tem o orgulho de ser pioneira, e vencedora do Top of Mind 2020 e 2021, nos segmentos de pipoca de micro-ondas e de farofa pronta, dois grandes hits da marca. Importante referência no portfólio da General Mills, uma das maiores indústrias de alimentos do mundo, a Yoki é a principal marca da multinacional norte-americana na América Latina e líder de mercado em diversas categorias.

Sobre

General Mills

A General Mills é uma empresa líder global em alimentos e trabalha “fazendo os alimentos que o mundo ama”. Suas marcas globais incluem Cheerios, Annie's, Yoplait, Nature Valley, Häagen-Dazs, Betty Crocker, Pillsbury, Old El Paso, Wanchai Ferry, Yoki, Blue e muitas outras. Com sede em Minneapolis, Minnesota, EUA, a companhia chegou ao Brasil em 1997, quando iniciou as vendas do sorvete premium Häagen-Dazs. Em 2012, adquiriu o Grupo Yoki Alimentos, conquistando um novo modelo de negócios e tornando-se proprietária das marcas Yoki, Kitano e Mais Vita, reconhecidas pelos brasileiros há décadas.

Fonte/Foto-divulgação: Assessoria de Imprensa

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