DIRIGIDO POR CHICA BARBOSA E FERNANDA PESSOA, VAI E VEM RECEBE PÔSTER E TRAILER OFICIAIS

 

brasileira Fernanda Pessoa e a mexicana Chica Barbosa, que mora em Los Angeles, são amigas. Em 2020, elas começaram a estabelecer um diálogo sobre a situação do mundo naquele momento, sobre os países onde moravam, percebendo as semelhanças dos governos negligentes com a situação da saúde pública, entre outras coisas. O documentário experimental VAI E VEM nasce dessa discussão, dessa vontade de documentar e compreender o mundo em que viviam naquela época. O filme chega aos cinemas brasileiros em 16/11, com distribuição da Boulevard Filmes e codistribuição da Vitrine Filmes. Neste release, confira trailer e pôster oficiais.

O filme surge de uma necessidade real de nos comunicarmos, e da percepção de que ligações por vídeo e mensagens de voz no whatsapp não eram suficientes para dar conta dessa realidade. Eu queria que ela tivesse um pouco da sensação do que era estar no Brasil naquele momento – os panelaços diários, a obsessão com as notícias, a cidade que deveria estar vazia, mas na verdade nunca ficou, os trabalhadores que não tiveram a chance de parar porque o capital, os empreendimentos imobiliários nunca param por aqui. Por outro lado, queria entender como a Chica estava vivendo esse momento lá, recém-chegada aos Estados Unidos de Trump”, conta Fernanda, que mora em São Paulo.

Fernanda explica que o filme tem a sororidade como um tema central do longa. “Apesar disso ter sido sempre muito importante na minha vida, o filme reforçou essa noção para mim. O processo colaborativo da criação cinematográfica foi muito importante também. Sinto que para nós duas, esse pode ser o caminho para filmes experimentais e feministas: menos individualistas, com colaboração e autorias abertas.”

Sempre apostei em um cinema de participação ativa e de criação coletiva, como uma forma de contestar as hierarquias individualistas e industriosas. Experienciar este processo junto com a Fernanda foi ampliar essas formas de desafiar as normas, mas agora por uma lente feminina - algo que ainda não tinha explorado com tal foco. Eu não venho de uma formação acadêmica, mas todo esse tempo entre pesquisa e práxis com a Fernanda, à nossa maneira e a partir das nossas próprias regras, resultou em um belo estudo que me fez entender melhor o cinema que desejo realizar a partir de agora”, complementa Chica.

A base para o experimento surge da leitura de “Women’s Experimental Cinema”, organizado pela professora americana R. Blaetz. São 16 artigos, cada um sobre o trabalho de uma cineasta mulher do experimental. A proposta era chegar ao fim do livro, nos comunicando estritamente por meio de vídeo-cartas, cada uma inspirada por uma dessas cineastas e seguindo a ordem do livro. Elas tinham de 2 a 3 semanas para fazer cada carta, que deveria ter entre 3 e 6 minutos.

Enquanto seguiam com o experimento, elas confessam que sentiram falta, no livro, da presença de mulheres negras e latinas, e, por isso, começaram a procurar outros nomes por experiência própria.

Chegamos a 4 nomes que consideramos serem interessantes como contraponto de perspectivas, estilos, experiências e diferentes temas abordados: Narcisa Hirsch - alemã/argentina considerada uma expoente do cinema experimental na América Larina, Zeinabu Irene Davis - membro do movimento de cineastas independentes negros e experimentais L.A. Rebellion em Los Angeles, Ximena Cuevas – uma das primeiras videoartistas consagradas no México e Paula Gaitán – colombiana/brasileira, de quem tínhamos muita vontade em nos aproximar”, conta Chica.

A troca de vídeo-cartas se deu, também, em momentos politicamente conturbados nos dois países, e o filme registrou esses acontecimentos. “Havia a ideia de que a eleição municipal de 2018 poderia ser um sinal do ‘começo do fim’ do Bolsonarismo e de fato tivemos algumas boas surpresas, como o bom desempenho do Guilherme Boulos no primeiro turno e sua ida ao segundo turno, ou o aumento da bancada do PSOL na vereança. Por isso, no próprio filme, logo após o resultado do segundo turno, eu questiono ‘Não ganhamos, mas avançamos?’ Alguns anos depois, tendo a achar que avançamos um pouco, mas ainda me pergunto isso”, explica Fernanda.

O longa foi exibido em diversos festivais no Brasil e em outros países. Foi o longa de abertura do Olhar de Cinema, em Curitiba, e premiado com o Louis Marcus Award for Best Documentary, no IndieCork Film Festival. Foi selecionado em mais de 20 festivais, como Sheffield Doc/Fest, Cinélatino Toulouse, GuadaLAjara Film Festival, RIDM - Rencontres internationales du documentaire de Montréal, DOK Leipzig, San Diego Latino Film Festival, Queer Lisboa, e EQUIS Festival de Cine Feminista de Ecuador, entre outros.

VAI E VEM, apontam as diretoras, também teve uma importância pessoal em suas vidas, transformando-as como mulheres e cineastas. “Existe agora uma vontade de continuar explorando a liberação feminista através de filmes, não somente pelos temas tratados mas também pela forma e experimentação cinematográfica, como uma liberdade formal simbiótica. Precisei explorar e compreender as nossas subjetividades para realmente atravessar as fronteiras que tanto tememos. Agora a vontade é de continuar engolindo Hollywood, fazendo um cinema de risco, feminista, latino, coletivo e imigrante”, diz Chica.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Já Fernanda, decidiu se aprofundar no cinema experimental feminino, ingressando no doutorado na USP. “Com a pesquisa que eu e a Chica fizemos juntas, e a descoberta da falta de bibliografias e materiais sobre as mulheres latinas do experimental, decidi me aprofundar nesse caminho. Já no âmbito pessoal, além de reforçar minha amizade e admiração pela Chica, me fez buscar mais comunidade entre mulheres. Um dos assuntos principais do filme é a amizade entre mulheres, que é uma coisa mal falada na nossa sociedade patriarcal, que diz que as mulheres devem competir entre si, ser rivais ou que não existe amizade verdadeira entre mulheres.”

O filme contou com a CODISTRIBUIÇÃO e COPRODUÇÃO da SPCINE e da Secretaria Municipal de Cultura através do Edital no 05/2022/Spcine de Distribuição de Pequeno e Médio Porte de Longas-Metragens e do Edital nº 04/2021/Spcine de Finalização de Longas Metragens de Baixíssimo Orçamento.

VAI E VEM será lançado no Brasil pela Boulevard Filmes com codistribuição da Vitrine Filmes. 

SOBRE:

Sinopse

O ano em que tudo mudou radicalmente, onde as fronteiras reais e invisíveis ganharam outra dimensão, é a raiz de uma provocação fílmica. Duas amigas separadas pelos hemisférios norte e sul da América pretendem dançar no tumulto de imagens, violências, frustrações e desejos. Fazem-no através de um jogo onde o registro de si e das mulheres ao seu redor se transforma em um diálogo real e lúdico, como um encontro e um abraço decididos a resistir à distância.

Ficha Técnica

Escrito, dirigido, editado e fotografado por Chica Barbosa e Fernanda Pessoa

Produção: Vulcana Cinema e Pessoa Produções

Produzido por Jessica Luz e Paola Wink

Edição e mixagem de som: Tiago Bello, Chica Barbosa e Fernanda Pessoa

Colorido por Daniel Dode e Gustavo Zuchowski

Trilha sonora original: Aline Araújo, Julia Teles e Thiago Zanato

Ano: 2022

Duração: 72 minutos

As diretoras

Chica Barbosa é uma premiada diretora brasileira-mexicana residente em Los Angeles. Seu trabalho é focado no cinema de não-ficção, experimental e com narrativas híbridas, tratando de temas como imigração, colonização, LGBTQ+, identidade e fé como um ato de resistência. Seu curta-metrabem "La Flaca" (The Bony Lady, 2018) foi selecionado para mais de 100 festivais ao redor do mundo e ganhou diversos prêmios. Seus trabalhos foram exibido no IDFA, RIDM, DOC NYC, Message to Man, Frameline, Fribourg IFF, entre outros.

Vulcana Cinema

Vulcana Cinema é produtora brasileira criada em 2018 por Jessica Luz e Paola Wink, que acumulam mais de dez anos de experiência como produtoras das empresas Besouro Filmes e Tokyo Filmes em Porto Alegre. Elas produziram mais de vinte curtas entre eles O TETO SOBRE NÓS (Locarno Competition 2015) e DAMIANA (Cannes Competition 2017, TIFF Competition 2017) e longas como CASTANHA (Berlinale Forum 2014), RIFLE (Berlinale Forum 2016) e TINTA BRUTA (Berlinale Panorama 2018), além de diversas séries para TV. Em 2021, o longa em coprodução com Uruguai, Argentina e França O EMPREGADO E O PATRÃO teve sua estreia na Quinzena dos Realizadores em Cannes. Com foco em filmes arthouse, primeiros longas e mercado internacional, seus projetos foram premiados em importantes fundos internacionais como Hubert Bals Fund, IDFA Bertha Fund e Visions sud Est e participaram em laboratórios renomados como EAVE Puentes, Berlinale Talent Project Market, Torino Film Lab e Binger Film Lab.

Pessoa Produções

Pessoa Produções é uma produtora paulista focada em cinema, vídeo e videoinstalações. Fundada em 2014 pela diretora e produtora Fernanda Pessoa, produziu nove curtas, exibidos em festivais nacionais e internacionais, como IDFA, DocLisboa, É Tudo Verdade, Hot Docs, DOK Leipzig, Mostra de Tiradentes, RIDM, Oberhausen, além de videoclipes para cantores e bandas. Produziu o documentário “Histórias que nosso cinema (não) contava” (2017) e coproduziu o documentário "Zona Árida" (2019).

Boulevard Filmes

A Boulevard Filmes, criada em 2013, é uma produtora e distribuidora audiovisual que busca o equilíbrio entre projetos autorais e demandas de mercado, focando em estratégias de produção e de distribuição compatíveis com cada projeto. A empresa se dedica principalmente à produção (curtas e longas) e distribuição (longas) de cinema brasileiro independente. A versatilidade e a busca pela diversidade são suas principais características, firmando parcerias com diretores e produtoras do norte ao sul do país.

Enquanto distribuidora, é responsável pelo lançamento comercial de filmes como Raia 4, Histórias que o nosso cinema (não) contava, Proibido Nascer no Paraíso, Libelu - Abaixo a Ditadura, Sobre Sete Ondas Verdes Espumantes, Legalidade, Amor, Plástico e Barulho, Açúcar, entre outros.

Vitrine Filmes

A Vitrine Filmes, desde 2010, já distribuiu mais de 200 filmes e alcançou milhares de espectadores nos cinemas do Brasil. Entre seus maiores sucessos, estão: "Bacurau", de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, vencedor do Prêmio do Júri do Festival de Cannes 2019; "O Processo", de Maria Augusta Ramos, que entrou para a lista dos 10 documentários mais vistos da história do cinema nacional; e "Druk: Mais Uma Rodada", de Thomas Vinterberg, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2021.

Em 2020, a Vitrine Filmes iniciou um novo ciclo de expansão e renovação. Entre as iniciativas estão o lançamento da Vitrine España, que produz e distribui longas metragens na Europa; a criação do selo Manequim, focado na distribuição de filmes com apelo a um público mais amplo; o Vitrine Lab, curso online sobre distribuição cinematográfica, vencedor do prêmio de distribuição inovadora do Gotebörg Film Fund 2021; e Vitrine Produções, para o desenvolvimento e produção de títulos brasileiros.

Desde 2021, Vitrine produz e co-produz curtas, documentários e longas-metragens, dentre eles "Amigo Secreto" (DocLisboa 2022), de Maria Augusta Ramos, que teve mais de 15 mil espectadores nos cinemas brasileiros; "O Nosso Pai", curta de Anna Muylaert exibido no Festival de Brasília; Levante, de Lillah Halla, vencedor do prêmio FIPRESCI na Semana da Crítica 2023; e Retratos Fantasmas, novo documentário de Kléber Mendonça Filho, também exibido em Cannes em 2023 e candidato brasileiro ao Oscar 2024.


Fonte: Assessoria de Imprensa

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