Às vésperas de
completar 80 anos, em setembro de 2016, o escritor gaúcho Luis Fernando
Verissimo se tornou o centro do documentário VERISSIMO, de Angelo Defanti (O
Clube dos Anjos). O longa, que teve sua primeira exibição ao público na Mostra
Competitiva de Longas Brasileiros no Festival É Tudo Verdade, agora estreia em
todo o país no dia 2 de maio. O filme é produzido pela Sobretudo Produção,
Lacuna Filmes e Canal Brasil, e a distribuição é da Boulevard Filmes em
codistribuição com a Vitrine Filmes e Spcine.
O universo de Verissimo
não é novidade para Defanti que, em 2022, lançou a ficção ”O Clube Dos Anjos”,
baseado no livro homônimo do escritor, além dos curtas “Feijoada Completa”
(2012) e “Maridos, Amantes e Pisantes” (2008), ambos a partir de contos do
gaúcho.
Com o documentário,
Defanti mergulha não apenas na obra literária, mas na figura de Verissimo, que
é um escritor bastante reservado, mas deixou que a câmera o acompanhasse
durante 15 dias enquanto se aproximava de seu 80º aniversário.
O cineasta conta que a
filmagem entrou no cotidiano da casa, e, como se vê na tela, toda a família
participa do filme. “Durante o mês de filmagens, fui rigorosamente todos os
dias na casa. Para manter essa constância, compreendi logo que seria importante
criar variações nos horários e nas atividades que registrava. Os 90 minutos do
filme são fruto de análise de quase 100 horas totais de material. A proposta
inicial era ter os últimos 15 dias de 79 anos de um homem e os primeiros 15 de
80. Na montagem, vimos que o dia do aniversário em si era o inevitável clímax
da história – guardadas as devidas proporções que um sujeito pacato consegue
viver de clímax”, explica Defanti.
O diretor conta que
conheceu Verissimo ainda quando era universitário, e foi pedir os direitos de
um conto para fazer seu curta “Maridos, Amantes e Pisantes”. “Chegou a mim a
notícia de que o Verissimo tinha gostado do curta. Foi a senha para procurá-lo
a respeito de um dos grandes livros da minha formação e que poderia ser
transformado no meu primeiro longa de ficção. Se eu era universitário antes,
continuava universitário nessa ocasião, Verissimo muito imprudentemente me
concedeu essa honra. Ao longo dos anos necessários para levantar o projeto, o
destino acabou me levando muitas vezes a Porto Alegre. Não apenas ele, mas toda
a família e a casa, outro personagem vital, me receberam algumas dezenas de
vezes.”
Defanti descreve
Verissimo como “um senhor de movimentos lentos, introvertido, não muito fã de
socialização, com leve pendor ao sedentarismo”, e cuja atividade mais
corriqueira era ficar escrevendo no computador. “Ele é quase um
anti-personagem. O desafio era transformar a inação em algo luminoso. A
estratégia foi oscilar entre uma observação muito próxima com uma investigação
ampliada ao seu arredor. É um filme calmo e tranquilo, como o sujeito que
examina, mas nutrido constantemente pela ideia de que uma pessoa é resultado de
seu ambiente tanto quanto influencia nele. E a família Verissimo é um ambiente
adorável.”
O cineasta também
explica que tentou se manter o mais discreto possível na casa dos Verissimo,
com uma equipe pequena composta por ele mesmo, e, eventualmente, uma outra
pessoa. “Demorou muito pouco até a câmera e eu deixarmos de ser novidade e
virarmos parte da paisagem da casa, como um abajur ou uma cor de parede. Estar
no café da manhã um dia e no jantar no outro concedeu variação ao material, mas
também baixou as guardas da família. Quando eu estava presente ou ausente, era
mais ou menos a mesma coisa. Ainda que a relação tenha sido amistosa o tempo
inteiro, tenho certeza que ficaram aliviados quando aquele mês chegou ao fim.”
Defanti aponta que o
filme apresenta um lado de Verissimo pouco conhecido, mesmo para quem é fã de
sua obra. O escritor é tímido, enquanto sua mulher, Lucia, é mais extrovertida.
“O Verissimo encabulado de uma entrevista sendo tão ou mais retraído na vida
eleva a observação do público a um outro patamar. Pois, se ele tem a obra
irreverente da forma como todos conhecem e seus modos discrepam tanto dela, é
natural buscar entrever a riqueza interior que certamente ocorre em sua mente.
A persona pública e a persona íntima podem incrementar a visão sobre o autor e
sua criatividade."
VERISSIMO será lançado
nos cinemas brasileiros no dia 02 de maio pela Boulevard Filmes em
codistribuição com a Vitrine Filmes e Spcine.
Sinopse
Um documentário observa
Luis Fernando Verissimo enquanto Luis Fernando Verissimo observa o mundo ao seu
redor se ouriçar com a chegada dos seus 80 anos.
Ficha Técnica
Direção Angelo Defanti
Família Verissimo: Luis
Fernando, Lucia Helena, Clarissa, Fernanda, Mariana, Pedro, Lucinda, Davi,
Andrew, Ricardo, Mafalda (in memoriam) e Erico (in memoriam).
Direção de fotografia
Angelo Defanti e Bruno Polidoro
Montagem Eduardo Aquino
Desenho e edição de som
Felippe Mussel
Mixagem Bernardo
Adeodato
Coordenação executiva
Veronika Berg
Produtor associado
Daniel Ribeiro
Produção executiva
Bárbara Defanti e Diana Almeida
Produzido por Bárbara
Defanti, Diana Almeida, Angelo Defanti
Sobre
Angelo Defanti
Nascido em 1983 em
Niterói, RJ, Angelo Defanti é diretor e roteirista.
Na TV, dirigiu os dez
episódios da série documental HQ – Edição especial, para a HBO, trabalhou como
roteirista de “O Caso Evandro”, série de true crime do Globoplay.
Dirigiu sete
curtas-metragens, sendo dois deles baseados em contos de Luis Fernando Verissimo
- “Feijoada completa” (2012) e “Maridos, amantes e pisantes” (2008) - bem como
seu primeiro longa-metragem de ficção, "O clube dos Anjos", baseado
no romance homônimo (publicado pela Alfaguara/Companhia das Letras).
Sobretudo
Produção
A Sobretudo Produção é
uma produtora baseada no Rio de Janeiro, Brasil, liderada pelos irmãos Angelo
Defanti (diretor e roteirista) e Bárbara Defanti (produtora e produtora
executiva) para a produção de curtas, longas e séries, de documentário, ficção
e animação.
Vem se especializando
na adaptação da literatura brasileira para o audiovisual, a exemplo dos
longas-metragens "O Clube dos Anjos", lançado em 2022 (baseado no
romance de Luis Fernando Verissimo) e "Vento Sudoeste" (baseado no
thriller de Luiz Alfredo Garcia-Roza), anunciado para 2026.
No momento finaliza o
documentário "Verissimo", com estreia confirmada para o É Tudo
Verdade em 2024, a ficção "Kasa Branca", estreia na direção do ator brasileiro Luciano
Vidigal, e uma série para streaming ainda a ser anunciada.
Lacuna Filmes
Formada em 2006 por
Daniel Ribeiro e Diana Almeida, a Lacuna Filmes é uma produtora audiovisual
cujo currículo conta com mais de 200 prêmios recebidos ao redor do mundo,
incluindo o Urso de Cristal no Festival de Cinema de Berlim. Seus filmes foram
exibidos em importantes festivais internacionais como Mar del Plata, Havana,
Cartagena, San Francisco, Biarritz, Guadalajara, Melbourne, Chicago, além dos
prestigiados festivais brasileiros de Brasília, Gramado, Recife, Rio de Janeiro
e São Paulo.
O filme “Hoje Eu Quero
Voltar Sozinho” conquistou prêmios importantes na 64º edição do Festival de
Berlim e representou o Brasil na corrida pelo Oscar de filme estrangeiro. Em
2015, a produtora lançou “O Discreto Charme de Uma Campeã” na ESPN Brasil,
seguindo com o aclamado “As Duas Irenes” em 2017, que estreou no Festival de
Berlim e recebeu 4 prêmios em Guadalajara. Entre 2018 e 2020, destacaram-se os
lançamentos de “45 Dias Sem Você” e “Música Para Morrer de Amor”, ambos
dirigidos por Rafael Gomes, além do curta documental “Acende a Luz”. Em 2023, o
curta “Os Animais Mais Fofos e Engraçados do Mundo” foi destaque em Tiradentes,
no Frameline, entre outros festivais importante. Em 2024, a Lacuna Filmes vai
lançar os longas “Verissimo” e “13 Sentimentos”, e finaliza “Amanda e Caio”.
Canal Brasil
O Canal Brasil é o canal que mais coproduz cinema no
país, com mais de 400 longas-metragens coproduzidos. No ar há 25 anos, reúne
uma programação diversa com programas, séries, ficções, documentários e shows
que apresentam retratos da cultura brasileira. O acervo do canal conta com
obras dos mais importantes cineastas brasileiros e de várias fases do nosso
cinema, com uma grade que conta a história da sétima arte do país. O que pauta
o canal é a diversidade, com uma programação plural, composta por muitos
discursos e sotaques. A palavra de ordem é liberdade – desde as chamadas e
vinhetas até cada atração que vai ao ar.
O festival de dança O Corpo Negro, um dos maiores do
gênero no país, começa no dia 28 de abril – véspera do Dia Mundial da Dança –
com uma performance na Praia de Copacabana. O evento, realizado pelo Sesc RJ,
chega a sua quarta edição com espetáculos criados e executados por artistas
negros e negras, selecionados por um edital afirmativo. Serão mais de 60
atrações gratuitas, em 9 municípios do estado, com espetáculos de dança, shows,
mostra audiovisual, oficinas e debates, ao longo de um mês. A programação se estenderá até 31 de maio nas cidades do Rio
de Janeiro, Niterói, São Gonçalo, Nova Iguaçu, Barra Mansa, Volta Redonda, Nova
Friburgo, Petrópolis e Teresópolis. Os espetáculos serão apresentados
em unidades do Sesc RJ, escolas e universidades e espaços públicos, que vão
receber obras de 32 grupos, oriundos dos estados do Rio de Janeiro, da Bahia,
Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão e São Paulo. “Nesta quarta edição, o projeto apresenta vogue, funk, afro, hip hop,
samba, charme e outros gêneros. O Sesc RJ reafirma o seu compromisso com a
pluralidade e com o protagonismo negro na dança, em todas as suas dimensões,
diversidade e repertórios. Procuramos garantir políticas culturais com
continuidade e consistência, visando possibilitar o crescimento de uma
sociedade consciente e atuante, que busque relações étnico-raciais em bases
justas e equânimes”, afirma
André Gracindo, analista técnico de Artes Cênicas do Sesc RJ. Todas as atividades são gratuitas, com a retirada dos ingressos
nos espaços com lotação limitada. Confira a programação detalhada no site do
festival. Foto/crédito:
Maurício Maia - Legenda: Festival terá, pela primeira vez, atrações para o público
infantil, como a perfomance Gbin, da Cia Xirê (RJ).
Fonte: Assessoria de Imprensa
Postar um comentário